AÇO AÇO PRONTO PRONTO Métodos Construtivos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eng. Fernando Rebouças Stucchi
Advertisements

ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS DE CONCRETO
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
Corte e dobra de aço Equipamentos.
Escoramentos e Formas metálicos Tecnologia e Aplicação
SISTEMA “AÇO PRONTO” GRUPO: Alvaro A. Ribeiro Dantas Isaac Junior
AÇO PRONTO Métodos Construtivos Graça Célio Karla Rosana Valéria
II Workshop Nacional Gestão do Processo de Projeto na Construção de Edifícios PROPOSIÇÃO DE DIRETRIZES PARA UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PARA PRODUÇÃO NA.
SISTEMAS ESTRUTURAIS II
Causas do desperdício A mão-de-obra desqualificada os improvisos
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Implementação de Sistemas
REESCORAMENTO Engº JOSÉ LUIZ ARY Engº WILLIAN RODRIGUES.
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Grupo: 53.3 : Alessandra Mayara Renata
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Cálculos 6.0 Cálculo de Vigas © Célio Silvestre
Materiais cerâmicos Blocos
O Desafio da Construção Civil
Classificação dos Sistemas de Produção
A importância da Manutenção de Máquina e Equipamentos
Roadshow - Natal 29 Setembro 2011.
GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
FÔRMAS EXECUÇÃO DO SERVIÇO
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
BENCHMARKING.
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Má execução de obras de Engenharia com estudo de casos
ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO
Aços na Construção Civil
AVALIAÇÃO DE TRANSPORTADORA
Novas possibilidades quebrando velhos paradigmas...
Apresentação.
SUA EMPRESA CADA VEZ MELHOR Calçados – Solados – Metais
JUST-IN-TIME “JIT” Integrantes: Ana Paula G. de Oliveira
Gestão da Qualidade e da Produtividade Just in Time Sequenciado
PERDAS E MELHORIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Radier.
Planejamento e Controle e obras
CONCRETO E FORMAS Profa Lia L. Pimentel.
M A S P MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS EQUIPE: DIOGO MAOSKI ELOISA GOLEMBIOSKI JOSÉ LAERTES CARDOZO VIVIANE HALUCH WILBERTON BORGES.
Atividade 3 Prof. Barrella Diego Pires Luis Fernando Alves Moacir Jr. Piercarlo Regis 4º Semestre Gestão Empresarial.
EXATA ENGENHARIA E ASSESSORIA SS LTDA
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Impermeabilização como Forma de Proteção das Estruturas
Laboratório de Programação
Just in time Aula 07.
Luís Fernando Prates carrion
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
VERGALHÕES.
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção Matéria – SEP 201 – Projeto de Fábrica Prof. Oswaldo Luiz Agostinho.
Técnico em Edificações
Nascida em 2005, a TIMI atua no desenvolvimento de soluções que otimizam processos de manutenção industrial das empresas.
MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
EDIFÍCIO NEW CENTURY Este edifício, concebido para abrigar grandes escritórios de empresas É composto por vinte e sete pavimentos. A propósito, é a maior.
AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR ETIQUETAS. AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR ETIQUETAS (Pontualidade) SISTEMA DE AVALIAÇÃO Cumprimento do Prazo de Entrega constante no.
Gestão da Produção e Logística
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
4.0 – Armadura para concreto
• ARTESANAL: utiliza métodos e processos empíricos e intuitivos
CONTRATOS DE OBRAS Contrato de construção é todo ajuste para execução de obra certa e determinada, sob direcção e responsabilidade de um construtor, pessoa.
ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO
Transporte e Manuseio de Cargas - Embalagens -
1 Projeto Piloto Conclusão em Agenda Projeto Piloto –Descrição –Execução da aplicação –Implementação de requisitos funcionais e não- funcionais.
IMPACTO AMBIENTAL CONCRETO PVC
CLASSIFICAÇÃO DAS PONTES
LOGÍSTICA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ESTRUTURAS LAJES: São elementos laminares muito esbeltos onde as dimensões predominantes são as horizontais, largura e comprimento e a dimensão reduzida.
Transcrição da apresentação:

AÇO AÇO PRONTO PRONTO Métodos Construtivos Alunos: Adriana Sales Cardoso Cássio Evandro Paulo César Jackson Renato Alves Moraleida Gomes Métodos Construtivos Prof. Dalmo Lúcio Mendes Figueiredo

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Processo industrializado de corte e dobra do aço   Altamente vantajoso em termos de qualidade, produtividade e custo, especialmente em se tratando de obras de maior porte

Sistema tradicional de corte e dobra do aço X Sistema Aço Pronto O engenheiro da obra separa um jogo de projetos de fôrma e armação e passa para o encarregado para que ele possa assimilar o trabalho a ser executado; O encarregado, com todas as informações em mãos, transcreve, para uma plaqueta de madeira, os dados do projeto, tais como: tipo de peça (viga, pilar, laje etc.), diâmetro do aço, posição, quantidade, comprimento linear e, finalmente, se houver algum tipo de dobra, ele faz o desenho da mesma; Em seguida, estas plaquetas seguem para o setor de corte onde, na maioria das vezes, não existe um planejamento para melhor aproveitamento do comprimento da barra;

Processo muito suscetível a erros, como AÇO PRONTO AÇO PRONTO Sistema tradicional de corte e dobra do aço X Sistema Aço Pronto Sistema tradicional: Após o corte, os aços que deverão ser dobrados são encaminhados para o setor de dobra; Terminado o serviço de dobra, as respectivas plaquetas são amarradas nas peças para sua posterior identificação na hora da montagem das fôrmas. Processo muito suscetível a erros, como falhas na transcrição de dados para as plaquetas e problemas de imperfeições no corte e na dobra do aço, como dobras fora de esquadro e medidas diferentes das que constam no projeto

Sistema tradicional de corte e dobra do aço X Sistema Aço Pronto   Tecnologia desenvolvida pelo grupo Gerdau, no final da década de 80. Segundo informação da Belgo Mineira, 43% das construtoras já estão utilizando esse sistema. Conceito Industrializa as etapas de preparação das armaduras, minimizando a ocorrência de erros por falha humana. Processo totalmente automatizado, desde o recebimento do projeto enviado pela obra à empresa até o controle da entrega do material. A qualquer momento, o cliente pode receber informações atualizadas sobre o andamento do seu pedido.

Sistema tradicional de corte e dobra do aço X Sistema Aço Pronto   Conceito O aço chega na obra cortado e dobrado, conforme as especificações de projeto. O corte e a dobra do aço são executados conforme especificação do projeto estrutural: forma e dimensões das peças, quantidades etc. O aço é entregue na obra etiquetado por posição, pronto para montagem da fôrma e dentro do prazo estipulado pelo cliente, conforme cronograma físico da obra.

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Sistema Aço Pronto Material utilizado Os aços normalmente utilizados neste sistema são os CA25, CA50 e CA60.   No sistema Belgo Pronto (sistema de corte e dobra do aço pela Belgo Mineira) o aço é fornecido pela usina em rolos de 1.800Kg até na bitola de 16.00mm, e em barras de 8 a 12m nas bitola de 20.00, 25.00 e 32.00mm . O aço é colocado em “spiders” para sua utilização.

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Sistema Aço Pronto

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Sistema Aço Pronto

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Sistema Aço Pronto Normatização O serviço de corte e dobra é executado segundo a norma NBR6118.   Para cada bitola de aço é usado o pino de dobramento correto. Desta forma, não ocorrem microfissuras nas dobras que podem comprometer a resistência do aço e, conseqüentemente, da estrutura da edificação.

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Sistema Aço Pronto Processo Produtivo    Os projetos estruturais (fôrma e armação) da obra são encaminhados à empresa prestadora de serviço. A avaliação do projeto, a definição da data de entrega e a forma de pagamento são discutidas juntamente com o cliente. A empresa faz a conferência dos projetos antes de encaminhá-los à linha de produção. Todas as posições de armadura são planilhadas e detalhadas. Caso haja alguma sugestão de alteração do projeto estrutural, os calculistas são acionados.

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Sistema Aço Pronto

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Sistema Aço Pronto Processo Produtivo Após a conclusão definitiva do projeto, os romaneios de corte e dobra dos aços são encaminhados à linha de produção. Já na linha de produção, os aços são selecionados quanto ao tipo, diâmetro, forma e quantidade e são distribuídos nas máquinas totalmente automatizadas. As peças resultantes saem cortadas e dobradas rigorosamente conforme a especificação de projeto.

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Sistema Aço Pronto

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Sistema Aço Pronto

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Sistema Aço Pronto

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Sistema Aço Pronto Processo Produtivo Após a fase de produção, as peças estruturais são separadas e identificadas por etiquetas (resistentes a intempéries) que informam todas as suas características.

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Sistema Aço Pronto Processo Produtivo No processo de produção da Belgo, de acordo com o planejamento são produzidas as peças planilhadas e, neste momento, são inseridas as corridas do aço utilizado. Para cada bobina de aço há uma nota indicando qual lote de matéria-prima foi usada, chamada de corrida do aço, para efeito de rastreabilidade de todo o processo. Após a identificação, as peças são acondicionadas em locais próprios, de onde depois serão selecionadas para expedição atendendo ao cronograma de entrega.

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Sistema Aço Pronto

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Sistema Aço Pronto

As peças cortadas e dobradas industrialmente são aplicadas em: AÇO PRONTO AÇO PRONTO Aplicações do Sistema Aço Pronto As peças cortadas e dobradas industrialmente são aplicadas em: Pilares, vigas e lajes, atendendo às mais variadas formas, tipos de aço constantes dos projetos estruturais e quantidades exigidas; Lajes pré-moldadas que utilizam treliças (proporcionam maior velocidade de montagem, redução do uso de escoramento, facilidade no manuseio e na passagem de conduites e tubulações, garantia na utilização da grandes vãos e suporte a altas cargas) Pavimentação (concreto estruturalmente armado proporcionando significativa redução dos custos e economia na manutenção e intervenções para renovação.

As peças cortadas e dobradas industrialmente são aplicadas em: AÇO PRONTO AÇO PRONTO Aplicações do Sistema Aço Pronto As peças cortadas e dobradas industrialmente são aplicadas em: Tubos e postes de concreto armado: rapidez, economia e baixo custo; Obras de pequeno porte: as malhas e colunas foram desenvolvidas como produtos voltados para o auto-construtor. As colunas montadas com aço CA50 são utilizadas em vigas, cintas e baldrames; já as malhas são empregadas em lajes pré-fabricadas e pisos, para evitar o embarrigamento de vãos e ainda trincas e fissuras. As malhas também têm grandes aplicações em alambrados; Pontes, represas, caixas d’água, piscinas e em todo e qualquer tipo de obra em que se vai trabalhar com concreto armado.

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Vantagens do Sistema Aço Pronto Racionalização do canteiro de obras: elimina estoque de barras, instalação de equipamentos e bancadas para corte e dobra. Redução de custos: elimina equipamentos e ferramentas para o corte e dobra do aço, racionaliza a contratação de profissionais específicas (como armadores e ajudantes) e suprime o desperdício com as perdas e sobras do aço. Aumento da produtividade: este sistema propicia uma maior produtividade uma vez que o aço, ao chegar pronto ao canteiro, elimina várias etapas de execução e retrabalho por eventuais falhas humanas.

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Vantagens do Sistema Aço Pronto Redução de perdas do aço: como o material já chega cortado e dobrado, não há perdas com sobras ou pontas de aço. Já foi constatado que há uma economia de 10 a 15% no custo total deste sistema, comparado ao sistema convencional; Perfeito gerenciamento na execução de estruturas: as etapas da obra são programadas de acordo com o cronograma executivo e com as datas de entrega definidas. Além disso, o sistema fornece romaneios detalhados a cada entrega, facilitando a conferência no recebimento do aço na obra;

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Vantagens do Sistema Aço Pronto Otimização do armazenamento de peças e da montagem de elementos, com o sistema de identificação das peças estruturais através das etiquetas; Redução do índice de acidentes: não haverá mais a utilização de ferramentas cortantes e o manuseio de vergalhões em barras longas Garantia de qualidade: precisão em todos os formatos das peças cortadas e dobradas. As usinas de aço certificadas pela ISO garantirão também a qualidade normativa do aço utilizado, dispensando ensaios tecnológicos;

AÇO PRONTO AÇO PRONTO Conclusão A evolução tecnológica conduz a um aumento no uso de produtos industrializados, reduzindo serviços in situ e suas improvisações. O sistema Aço Pronto facilita o manuseio e a montagem das barras de aço nas obras, permitindo a especialização da mão-de-obra e conseqüente incremento da produção e melhoria das condições de trabalho.   O aço que já chega na obra cortado e dobrado pode aportar qualidade técnica devido ao controle industrial do processo de produção e rapidez nos processos de montagem in loco. A utilização do aço pronto na indústria da construção civil veio eliminar todo o problema advindo do processo artesanal de produção das peças no canteiro de obras.

Referências Bibliográficas AÇO PRONTO AÇO PRONTO Referências Bibliográficas - Sites da internet: -         www.belgo.com.br -         www.armafer.com.br -         www.coferonline.com.br -         www.ellofer.com.br -         www.gerdau.com.br -         www.kefer.com.br/produtos - Catálogos fornecidos pela empresa Belgo Mineira