Infra-estrutura da tecnologia de informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos
Advertisements

Sistemas Distribuídos Baseados na Web
Material elaborado pela professora Alzennyr Cléa da UFRPE / DFM
Sistemas Cliente/Servidor Introdução
Noções de Sistemas Operacionais
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Noções de Informática Prof. Eduardo
Engenharia de Software
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Módulo IV Sistemas operacionais
Aula 04-a Sistemas operacionais
Pof. Marcelo.
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
Introdução aos Serviços Web
Web Services Erika Hmeljevski Estefania Borm Leonardo Malagoli
Introdução a Informática
Introdução à Informática
CAPÍTULO Sistemas de supervisão 2. Sistema SCADA
Softwares.
Área de Desenvolvimento de Sistemas
Escola de Ensino Fundamental e Médio "Professora. Maura Abaurre"
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
Internet Principais conceitos.
Infra-Estrutura de TI: Hardware e Software
Aula 6 – Sistema Operacional
Introdução a Arquitetura Orientada a serviços
Sistemas Operacionais: Software Oculto
Tópicos de Sistemas de Informação A
Web Services Uninorte Semana de Tecnologia da Informação
Faculdade Cambury Sistemas Operacionais
É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância.
Sistemas Operacionais de Redes de Computadores
Arquitetura Cliente /Servidor
ACESSO A BASE DE DADOS.
Web Services Desmistificando o pré-conceito.
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
Professor: Márcio Amador
SISTEMAS OPERATIVOS UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE FACULDADE DE ENGENHARIA ENGENHARIA INFORMÁTICA – PÓS LABORAL 2012 CADEIRA DE INFORMÁTICA.
© 2004 by Pearson Education Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Tema 0 PARTE A.
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Documentação de Software
Sistemas Operacionais
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Sistemas da informação para processos produtivos Softwares e programação.
Da Introdução à Prática
RPC and Web Service André Pereira.
Sistemas de Informação
Sistemas de Informação: Estrutura básica dos Sistemas Empresariais.
Prof.°: João Henrique Disciplina: SOR II
.NET com C#.  Conceitos e Características  Vantagens do SOAP  Descrição do WebService  Gerenciamento de Estados  UDDI  Novidades do Framework 2.0.
O que são, quais existem e suas características.
Gestão da Tecnologia da Informação
Introdução à Computação - Jorge Macêdo1 ICC – Software Jorge Macêdo.
WSDL Web Services Description Language. Tecnologias Relacionadas Web Services SOAP (Simple Object Access Protocol) HTTP (HyperText Markup Language) UDDI.
SOFTWARE É toda a parte lógica de um computador. Ex.: Programas.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Descrever as tendências principais na área de software.
Sistemas Operacionais Funcionamento Básico
Ciência da Computação I
Prof. José Augusto T. de Lima Jr. Disciplina – Sistemas de Informação no Serviço Público Sistemas de Informação no Serviço Público.
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Por que Redes? Estamos cercados por redes: supermercados, lojas, bancos, cinemas, farmácias e inúmeros outros lugares; Com a queda do custo de implementação.
SOA SOA – Arquitetura Orientada a Serviços Conceitos e Aplicações
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
YOUR LOGO Tópicos Avançados em Internet Prof. Lincoln Ferreira Dantas Sistemas de Informação UNIESP – Presidente Epitácio.
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Web Services / SOA. O cenário de TI nas corporações Novas tendências batiam à porta das corporações Migraram o foco do “gerenciamento de dados” para o.
Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 3. Software Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
SOFTWARE Software Aplicativo – Executa Tarefas de Processamento de informações para usuários finais. Software de Sistemas – Gerencia e Apóia operações.
Transcrição da apresentação:

Infra-estrutura da tecnologia de informação Infra-estrutura de TI:Software

Infra-estrutura de TI:Software Software de sistema: administram os recursos e atividades do computador. Software aplicativo: “aplicam” o computador a uma tarefa específica solicitada pelo usuário final, como o processamento do pedido ou a geração de listas de mala direta.

Software de sistema operacional Gerencia e controla as atividades do computador. É o gerente-geral do sistema de computador, permitindo que esse sistema lide com várias tarefas e usuários ao mesmo tempo. Ele aloca e designa recursos do sistema, programa a utilização dos recursos e tarefas e monitora as atividades do sistema.

Software de sistema operacional Prevê locais na memória primária para dados e programas e controla os dispositivos de entrada e saída, como impressoras, terminais e conexões de comunicação. Também coordena a programação das tarefas em execução no computador, de modo que partes deferentes de tarefas diferentes possam ser executadas ao mesmo tempo.

Software de sistema operacional Também acompanha cada tarefa do computador e ainda pode monitorar quem está usando o sistema, os programas executados e quaisquer tentativas não autorizadas de acesso ao sistema.

Software de sistema operacional Os sistemas operacionais atuais usam uma interface gráfica de usuário (graphical user interfaces – GUI) que faz uso extensivo de ícones, botões, barras e caixas para executar tarefas. Se tornou o modelo preponderante para a interface de usuário dos sistemas operacionais de PCs e para muitos tipos de softwares aplicativos.

Software de sistema operacional Família Windows: Produzida pela Microsoft conta com versões cliente e servidor e uma interface gráfica de usuário simplificada, cujo arranjo de ícones dá acesso instantâneo a tarefas comuns. Ex.: Windows XP, Windows Vista e Windows Server 2003.

Software de sistema operacional UNIX: É um sistema interativo, multiusuário e multitarefa desenvolvido pelo Bell Laboratories em 1969 para auxiliar o compartilhamento de dados por pesquisadores científicos. Foi projetado para interligar diversas máquinas e proporciona grande capacidade de suporte para comunicações e redes.

Software de sistema operacional Linux: Semelhantes ao UNIX, pode ser baixado pela internet gratuitamente. É um exemplo de software de código-fonte aberto que permite acesso livre a seu código de programa, de modo que todos os usuários de computadores possam modificá-lo para corrigir erros ou fazer melhorias.

Software aplicativo e ferramentas de produtividade para PCS Linguagem de programação de aplicativos para empresas: COBOL (Common Business Oriented Language): desenvolvida no início da década de 1960 para processar grandes arquivos de dados com caracterres alfanuméricos e para produzir relatórios corporativos.

Software aplicativo e ferramentas de produtividade para PCS Linguagem de programação de aplicativos para empresas: C: desenvolvida no início da década de 70, é uma linguagem poderosa e eficiente que combina a portabilidade de máquina com controle rígido e uso eficiente de recursos computacionais.

Software aplicativo e ferramentas de produtividade para PCS Linguagem de programação de aplicativos para empresas: C++ é uma visão mais recente da linguagem C, com todos os seus recursos mais a possibilidade de trabalhar com objetos de software. Diferentemente dos programas tradicionais, que separam dados das ações a serem feitas com eles, um objeto de software combina dados e procedimentos.

Software aplicativo e ferramentas de produtividade para PCS Linguagem de programação de aplicativos para empresas: Visual Basic é uma ferramenta de programação amplamente utilizada para criar aplicações que rodam no Microsoft Windows. Permite ao usuário manipular elementos gráficos ou ícones para criar programas.

Software aplicativo e ferramentas de produtividade para PCS Linguagem de quarta geração: consiste em uma variedade de ferramentas de software que habilitam usuários finais a desenvolver aplicativos com o mínimo de assistência técnica (ou nenhuma) ou que proporcionem ganhos de produtividade aos programadores profissionais.

Software aplicativo e ferramentas de produtividade para PCS Linguagem de quarta geração: tendem a ser não orientadas ou menos orientadas a procedimentos, e apenas especificam o que tem de ser executado, em vez de dar detalhes sobre como executar uma tarefa. Ex.: linguagens naturais, que habilitam os usuários a se comunicar com o computador usando comandos em linguagem comum, semelhante à fala humana.

Software aplicativo e ferramentas de produtividade para PCS Há 7 tipos de linguagem de quarta geração: ferramentas de software de PCs, linguagens de consulta, geradores de relatórios, linguagens gráficas, geradores de aplicações, pacotes de softwares aplicativos e linguagens de programação de altíssimo nível.

Software aplicativo e ferramentas de produtividade para PCS Pacotes de software e ferramentas de produtividade para PCs: é um conjunto de programas escritos e codificados previamente, disponíveis no mercado, que eliminam a necessidade de indivíduos e empresas escreverem programas de software para determinadas funções. Existem pacotes de software de sistema, mas a maioria é de softwares aplicativos.

Software aplicativo e ferramentas de produtividade para PCS Ex.: software de processamento de texto, que vem com verificadores ortográficos, verificadores de estilo (analisam gramática e pontuação) e dicionário de sinônimos.

Softwares para Web Java: é uma linguagem de programação orientada a objeto e que não está vinculada a um processador ou sistema operacional específico. É, hoje, o principal ambiente de programação interativo para a Web. Permite que os PCs manipulem os dados em sistemas em rede usando navegadores Web, reduzindo a necessidade de escrever software especializado.

Softwares para Web Foi criada em 1992, mas não se popularizou até que a WWW e a Internet começassem a ser usadas por grande parcela da população. Hoje, praticamente todos os softwares de navegador Web têm uma plataforma Java embutida. Migrou para celulares, automóveis, players de música videogames e sistemas interativos de tv a cabo (pay-per-view).

Softwares para Web HTML (Hypertext Markup Language): é uma linguagem de descrição de página que especifica como texto, recursos gráficos, vídeo e som serão organizados em uma página Web. Serve também para criar links dinâmicos com outras páginas Web e objetos.

Software para integração empresarial Serviços Web e arquitetura orientada a serviços: a tecnologia básica para os serviços Web é a XML (eXtensible Markup Language), desenvolvida em 1996 pelo W3C, órgão internacional que supervisiona o desenvolvimento da Web. A XML determina descreve o que significam os dados apresentados nesses documentos, de modo que eles possam ser utilizados em programas de computador.

Software para integração empresarial O protocolo SOAP (Simple Object Access Protocol) é um conjunto de regras para estruturar mensagens que permite que as aplicações passem dados e instruções umas para as outras.

Software para integração empresarial A WSDL (Web Services Description Language) é uma estrutura comum para descrever as tarefas realizadas por um serviço Web, bem como os comandos e os dados que ele aceitará, de maneira que possa ser usado por outras aplicações.

Software para integração empresarial A UDDI (Universal Description Discovery and Integration) permite que um serviço Web seja listado em um diretório de serviços Web de modo que possa ser facilmente localizado. Usando esses padrões e protocolos, uma aplicação pode conectar-se livremente com outras aplicações sem programação customizada para cada uma das aplicações diferentes com a qual quer comunicar-se.

Software para integração empresarial Uma arquitetura orientada a serviços (SOA) é um conjunto auto-suficiente de serviços que se comunicam entre si a fim de criar um aplicativo de software útil à empresa.

Tendências de software Mashups: novos aplicativos de software e serviços baseados na combinação de diferentes aplicativos de software on-line. Combinados, apóiam-se em redes de dados de alta velocidade, padrões de comunicação universal e código-fonte aberto.

Tendências de software Web 2.0: são os mashups da Web, que combinam os recursos de dois ou mais aplicativos on-line para criar uma espécie de híbrido, que oferece mais valor ao cliente do que as fontes originais sozinhas.

Tendências de software Aplicativos de mapeamento on-line estão dando origem a um conjunto completamente novo de aplicativos híbridos.