Informática Industrial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informática Industrial
Advertisements

Instrumentação de Sistemas - INS
Sensores.
Tecnologia de Comando Numérico
Controle Digital Prof. Cesar da Costa 1.a Aula – Variável de Processo.
Sensor de Pressão via célula Capacitiva
Eletrônica Digital Conversores Digital-Analógico
SENSORES ÓPTICOS INSTRUMENTAÇÃO ELETRÔNICA KLEBER ANTÔNIO LEITE LOPES
Sensores de corrente e tensão
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
ELETROSTÁTICA parte 1.
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
Diodos Especiais Diodos Especiais.
1. SINAIS Contém informações sobre uma variedade de coisas e atividades em nosso mundo físico. PROCESSAMENTO DE SINAIS Ato de extrair as informações necessárias.
Informática Industrial
Informática Industrial
Informática Industrial
Capítulo 5 - Medição de rotação, torque e potência
CAPÍTULO 5 1. Ferramentas para modelagem de sistemas mecatrônicos
CAPÍTULO 4 1.Introdução 2.Critérios para utilização de sensores 3.Sensores utilizados como transdutores 4.Sensores de proximidade 5.Detecção de erro em.
TouchScreen Diogo Ribeiro ( ) Henry Braun ( )
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
Esquema básico do hardware
Sensor de Proximidade Indutivo
Detector Ultra-Sônico
6ª aula - Sensores e transdutores
TENSÕES E CORRENTES EM CIRCUITOS TRIFÁSICOS BALANCEADOS Sistemas de potência são alimentados por geradores trifásicos. De maneira ideal, os geradores suprem.
TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO
Interfaces de entrada e saída discreta
INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE FORÇA MOTRIZ
Medição de Temperatura Remota Utilizando Microcontroladores
Varistores LAMATE – Laboratório de Materiais Elétricos
Introdução aos Sistemas Digitais
Capítulo 5 - Medição de rotação, torque e potência
1 – Produção e transmissão do som
Amplificadores Operacionais
Estudo dos fenômenos elétricos e magnéticos
Métodos Experimentais
IFPE Campus Garanhuns– Curso Técnico em Informática 1 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2011 Eletrônica Arquitetura de Computadores.
Fundamentos de Circuitos Elétricos
Introdução aos Circuitos Elétricos Aula 2
AULA 2 – VISÃO GERAL DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS
TRANSFORMADORES.
Deslocamentos e deformações
Introdução à Automação Industrial
Eletrostática Eletricidade.
Aspectos gerais da área de instrumentação
Sensores e Transdutores
Potencial elétrico Física Giovanni Ávila.
Trabalho e Potencial elétrico (Capítulo 3)
Eletrodinâmica Aula 12 Prof Paulo Rosa INFI/UFMS.
Aula 3: Sensores.
Comunicação de Informação a Curtas Distâncias
Professor: ∆lan Mód 02.
Capacitores ou Condensadores
Eletricidade Aula 2.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Campos elétricos na matéria
Diagnóstico por Imagem.
Automação Industrial Máquinas Elétricas
Conceitos Básicos de Automação
Eletricidade A - ENG04474 AULA I.
Circuitos eletrónicos e suas aplicações
Biorreatores agitados mecanicamente
CORRENTE E RESISTÊNCIA
CONTROLE DE MALHA FECHADA
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini UNICAMP-FEM-DPM
1 Dia 4 de setembro Fontes: Cap. 4 Introdução à automação Cap. 5 sistemas de controle industrial PROFa. Giovana Savitri Pasa
Sensores Aluno: Carlos Araujo. O que é um sensor? Sensor : É definido com um dispositivo que é sensível à um fenômeno físico, que interage com o.
Transcrição da apresentação:

Informática Industrial Sensoriamento

Sensoriamento Em que os sensoriamentos são úteis? Dê exemplos de dispositivos e situações onde os sensores são normalmente utilizados

Sensoriamento Existem na vida moderna várias situações onde os sensoriamentos são utilizados: Indicação do nível de combustíveis e do óleo nos automóveis Sistemas de freios Sistemas de alarmes Condicionadores de ar Eletrodomésticos Etc. Figura retirado do material didático do site http://www.eca.efei.br/eca21/

Sensoriamento Qualquer sistema de controle necessita de algum tipo de sensoriamento. O sensoriamento tem a função de coletar os estados sobre um determinado processo. Normalmente as leituras são realizadas sobre uma grandeza física como temperatura, umidade ou sinais lógicos como o estado de funcionamento de um motor ou de uma válvula existente em um processo.

Sensoriamento Exemplo:

Sensoriamento Sensor Dispositivo de entrada capaz de converter um sinal de qualquer espécie em outro sinal que possa ser transmitido ao elemento indicador, para mostrar o valor da grandeza que esta sendo lida. Todos sensores também são transdutores

Sensoriamento A maior parte dos sensores são transdutores elétricos, pois necessitam converter as grandezas físicas para algo que os dispositivos eletro-eletrônicos possam entender.

Sensoriamento Normalmente os sensores elétricos são baseados em leitura da tensão, corrente ou resistência elétrica: Tensão elétrica: potencial elétrico entre dois pontos Corrente elétrica: fluxo de carga elétricas através de um condutor por unidade de tempo Resistência elétrica: propriedade de um elemento condutor de impedir o fluxo de cargas elétricas. Converte energia elétrica em calor.

Sensoriamento Sistema de controle utiliza sensores

Sensoriamento Sistemas de Controle Malha fechada Malha aberta É o processo onde os sistemas utilizam os sensores para identificar se os resultados estão sendo atingidos, caso não estejam, ações são tomadas para garantir o sucesso Malha aberta É um sistema em que controle ocorre sem haja uma amostragem do resultado ao logo do processo, ou seja, sem utilização de sensores

Sensoriamento Exemplos de sensores Muitos tipos de sensores são utilizados em: Robôs Sensores analógicos e digitais Sensores para segurança

Sensoriamento Exemplos de sensores

Sensoriamento Tipos de sensores Strain gauge, são sensores que medem deformação superficial de peças. Transforma o valor da deformação em sinais elétricos

Sensoriamento Potenciômetro, é um elemento resistivo variável que permite converte essa variação resistiva em variação de corrente

Sensoriamento Synchro e resolvers, são sensores que se compõem de um transistor e um receptor. O rotor do motor se desloca proporcionalmente ao deslocamento do rotor do gerador.

Sensoriamento Encoders ópticos, sensor que utiliza um feixe de luz visível ou não, entre um transmissor e um receptor para gerar um evento de sinal.

Sensoriamento Ultra-som, é um sensor eletrostático que emite impulsos periodicamente e capta seus ecos, resultantes do choque das emissões com objetos situados no campo de ação. A distância dos objetos é medido pelo tempo levado pelo eco.

Sensoriamento Proximidade, são sensores que se valem das leis de indução eletromagnética de cargas para indicar a presença de algum tipo de material que corresponda a certa características.

Sensoriamento Piezoelétricos, são sensores que se valem das características que certos materiais têm de gerar uma tensão elétrica proporcional à deformação física a que são submetidos.

Sensoriamento Sensores visuais (câmeras), nesse caso, o limite está nas técnicas utilizadas nos computadores para reconhecer os quase infinitos padrões visuais existente

Sensoriamento Matriciais, são sensores formados pela associação de sensores analógicos ou digitais em forma de matrix dispostos lado a lado.