Problema de Programação de Veículos (Vehicle Scheduling Problem)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Algoritmos de Caminho Mínimo em Grafos
Advertisements

Grafos Orientados (digrafos)
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Maio
Lei de Little.
Fluxo em Redes Prof. Ricardo R. Santos.
CC/EC/Mestrado/UFES Teoria dos Grafos (INF 5037/INF2781) Grafos Orientados (digrafos)
Métodos para representação de estruturas hierárquicas
School Timetabling Problem
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
Administração amintas paiva afonso.
CONCEITOS BÁSICOS DE GRAFOS
Monitoramento da frota de caminhões da Liquigás.
Modelos de Preferências em Inteligência Artificial TCP-Nets AULA 6 SISTEMAS DE BANCO DE DADOS.
UM ESTUDO SOBRE O PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE
1 Complexidade de Algoritmos Complexidade de pior caso Complexidade de melhor caso de uso bem menos freqüente em algumas situações específicas Complexidade.
Medida do Tempo de Execução de um Programa
Medida do Tempo de Execução de um Programa
Medida do Tempo de Execução de um Programa
Scheduling Prof. Gustavo Peixoto Silva Departamento de Computação
WAR STORY Stripping Triangulations Luciana Oliveira e Silva
Problema de designação
Para consertar uma engrenagem, é necessário substituir uma peça circular danificada por outra, cujo raio r, em u.c., deve satisfazer à relação.
Daniel Felipe Neves Martins
TEORIA DAS RESTRIÇÕES Prof Samir Silveira.
Sistemas Operacionais Turmas MBI1 e NBI2. Prof: Marcelo Mendes.
Análise e Modelagem de Processos
Exercícios de Gráficos de Movimentos
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
REGIMES DE CAPITALIZAÇÃO
de Programação de Linha de Ônibus
PARTE 4 Exercícios para Fixação dos Conceitos
Análise de Investimentos
Benedito C. Silva Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI Instituto de Recursos Naturais - IRN.
Informática Teórica Engenharia da Computação
Aula 5 - Operadores, Expressões e Funções Matemáticas
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos
Aula 03 – BCC202 Análise de Algoritmos (Parte 1) Túlio Toffolo www
Problemas de Fluxo Máximo
Aula T06 – BCC202 Análise de Algoritmos (Parte 4) Túlio Toffolo
Ling. Formais e Autômatos AFN-ε
Matemática Financeira
Redes Bayesianas – Inferência
JUROS SIMPLES MATEMÁTICA
Algoritmos de Busca Local
Redes ADSA António Câmara.
2. Lógica de Programação Definição de Lógica Definição de Algoritmo
15)Entregar ao cliente o produto desejado no prazo combinado(no momento certo) e o produto deve ser o desejado(o produto certo) e Sem reclamação futura.
N Incremental n Aprende conceitos estruturais Aprende o conceito de um arco através de exemplos e contra-exemplos a ele fornecidos O Sistema ARCHES de.
André Amorim. Vamos supor que uma empresa deseje fazer um investimento para um período de 4 anos, a perspectiva de inflação nos anos seguintes de 6%;
De acordo com o texto sobre a suposição feita pelos gregos, é correto afirmar que eles acreditavam que o tempo em queda livre de um corpo é função.
O Problema de Corte de Estoque
Eletrodinâmica Professor Sandro Dias Martins.
Klaus de Geus Centro de Estudos em Engenharia Civil Universidade Federal do Paraná Curitiba, Brasil Alexandre Augusto Angelo de Souza, Carlos César Barioni.
Investimentos e o Novo Marco Regulatório.
Resolução de Problemas de Busca
Teste de Software 14: Geração de teste baseado em modelos: MBT
Inferir: é o ato ou processo de derivar conclusões lógicas de premissas conhecida ou decididamente verdadeiras. A dedução é uma inferência.
Problema do Fluxo Máximo
A maior parte dos programas de computador gera uma saída resultante de um processamento que é executado sobre dados que ele recebe como entrada. Em geral.
Análise e Síntese de Algoritmos
INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL
Exercícios de Fluxo em Redes
Computabilidade e Linguagens Formais
Grafos Anjolina Grisi de Oliveira 2005
Associação de Resistores
Algoritmo de Transportes Objecto de Aprendizagem Manuel Pina MarquesDEIG
Pesquisa Operacional:
Artigo: The dynamic berth allocation problem for a container port Akio Imai, Etsuko Nishimura, Stratos Papadimitriou, Analisando a formulação.
PROBLEMAS DE TRANSPORTE
Projeto Lógico de Computadores Arquiteturas Avançadas
Transcrição da apresentação:

Problema de Programação de Veículos (Vehicle Scheduling Problem) Cássio Roberto de Araújo Elva Oliveira do Couto Ricarlo Martins dos Reis

Problema de Programação de Veículos Conceito O Problema de Programação de Veículos (PPV) consiste em gerar uma programação para uma frota tendo como dados de entrada as viagens descritas por uma tabela de horários. O modelo pode ser visto como um Problema de Programação Inteira ou como um Problema de Fluxos em Redes.

Problema de Programação de Veículos Objetivos determinar o número mínimo de veículos necessários para executar todas as viagens; definir a seqüência de viagens a ser executada por cada veículo da frota mínima; Minimizar o custo da operação, tal que cada viagem seja executada uma única vez por um único veículo.

Problema de Programação de Veículos Tipos Uma única garagem e um único tipo de veículo (PPVUG ou simplesmente PPV); Várias garagens; Diferentes tipos de veículos (frota mista); número limitado de veículos, tempo limitado de operação, dentre outros.

Problema de Programação de Veículos Representação básica do PPV Utiliza-se uma rede onde: cada nó representa uma viagem; os arcos são as ligações possíveis entre elas; representa-se a garagem por dois nós: um para a partida e outro para o retorno à garagem.

Problema de Programação de Veículos PPV em termos de fluxos em redes V = {1,2,3...,n} conjunto de n viagens; bi o ponto inicial da viagem i; ei o ponto final da viagem i; di o horário de partida de bi; e, ai o horário de chegada em ei.

Problema de Programação de Veículos PPV em termos de fluxos em redes O arco (i,j) representa a ligação da viagem i com a viagem j; tij representa o tempo de viagem de porta fechada de ei até bj; A garagem é representada pelos nós r (partida da garagem) e s (retorno à garagem); Um par de viagens (i, j) é compatível se: dj – ai  tij onde o custo deste arco é: cij = K1 tij + K2 (tempo de espera) K1 e K2 são constantes associadas aos custos operacionais do veículo; tempo de espera é dado por: dj - ai - tij. O custo de cada arco (r,i) e o custo dos arcos (i,s): cij = K1 tij + Custo Fixo/2

Problema de Programação de Veículos Viagem Partida Local Chegada 1 06:00 Terminal 1 06:35 2 06:30 07:05 3 07:00 07:35 4 07:30 08:05 5 08:00 08:35

Problema de Programação de Veículos 3 1 {5} {5} r 2 s 4 5

Problema de Programação de Veículos PPV como Problema de Circulação 1’ 1’’ 2’ 2’’ r 3’ 3’’ s 4’ 4’’ 5’ 5’’

Problema de Programação de Veículos formulação matemática: Min  cij fij (i,j)  A sujeito a  fij - fji = 0 i  N j  N j  N fij  {0,1} (i,j)  A – (s,r) N = {r,s}  {i’, i” i  V} A = {(i’, i”) , (r,i’), (i”,s), i  V}  {(i”, j’), (i,j) par de viagens compatíveis}  {(s,r)}.

Problema de Programação de Veículos Exemplo Fazendo Custo Fixo = 100, K1 = 2, K2 = 1 e resolvendo o modelo no LINGO temos: 1’ 1’’ 2’ 2’’ r 3’ 3’’ s 4’ 4’’ 5’ 5’’

Problema de Programação de Veículos Conclusões O PPV abordado é um problema da classe P; PPV com várias garagens ou PPV com frota mista são problemas da classe NP-difícil; Para casos reais, a tabela de horários contém muitas viagens. Nestes casos, a rede gerada pode conter milhares de nós e milhões de arcos e, portanto, devem ser aplicadas técnicas de otimização de sistemas de grande porte como a técnica de geração de colunas.