Inteligência Computacional para Otimização Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programação de Horário em Escolas
Advertisements

Inteligência Artificial
Variações de albedo Albedo é o índice de absorção da energia solar pelos diferentes tipos de superfícies, vai de 1(total reflexão/nenhuma absorção) à 0.
Busca Otimizada Subida da Encosta (Hill Climbing)
Métodos Heurísticos de Busca e Otimização
I Iterated Local Search Helena R. Lorenço, Olivier Martinz
Meta - heurísticas Prof. Aurora
GRASP Greedy Randomized Adaptative Search Procedure
1 Inventando Funções Heurísticas Como escolher uma boa função heurística h? h depende de cada problema particular. h deve ser admissível não superestimar.
Dárlinton B. Feres Carvalho
INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL PARA OTIMIZAÇÃO
Inteligência Computacional para Otimização
Relaxação Adaptativa Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto
Iterated Local Search (ILS)
Colônia de Formigas (Ant Colony Optimization)
Alocação de Salas Via Simulated Annealing
Algoritmos Genéticos Marcone Jamilson Freitas Souza
Busca Tabu - Revisão Marcone Jamilson Freitas Souza
Inteligência Computacional para Otimização Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto
Introdução à Otimização
Busca Dispersa Scatter Search
Maximização de Funções usando Simulated Annealing
Simulated Annealing (SA) Aplicado ao Problema
XXXV SBPO - PROGRAMAÇÃO DE TRIPULAÇÕES DE ÔNIBUS URBANO:
Inteligência Computacional para Otimização
Branch-and-Bound Marcone Jamilson Freitas Souza
Método SIMPLEX Marcone Jamilson Freitas Souza
Inteligência Computacional para Otimização
Problema da Mochila Inteira (Bounded Knapsack)
Busca Tabu Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação
Inventando Funções Heurísticas
Inteligência Artificial
O PROBLEMA DE SCHEDULING EM JOB-SHOP
Algoritmos Genéticos – Capítulo 11
Algoritmos Genéticos - Capítulo 10 Representação Numérica
INF 1771 – Inteligência Artificial
Fundamentos e aplicações
Meta - heurísticas Prof. Aurora
Otimização Prof. Benedito C. Silva IRN UNIFEI
Aurora Pozo– UFPR – Meta-Heurísticas
Otimização por Colônia de Formigas (ACO)
I Iterated Local Search Helena R. Lorenço, Olivier Martinz
Tópicos em Inteligência Artificial – opt. CI309A inf. ufpr
Otimização.
Algoritmos Aleatórios Para Optimização de consultas Artigo apresentado por: Daniel Martins David Martins
Material Didático Proposto
Busca iterativa (otimização)
Introdução aos Agentes Inteligentes Algoritmos de Melhorias Iterativas (Otimização) Flávia Barros.
Algoritmos de Busca Local
Algoritmos Genéticos Ricardo Prudêncio.
Busca Combinatorial e Métodos de Heurística
Métodos de Resolução Solução Analítica Solução Numérica
Metais Capítulo Condução Eléctrica nos Metais
Gradiente Topológico via Análise de Sensibilidade à Mudança de Forma
Métodos Construtivos x Aprimoramento
Inventando Funções Heurísticas
Inteligência Computacional para Otimização Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto
Programação Não-Linear
Ao final desta aula, a gente deve...
Inteligência Artificial
Computação Evolutiva Nome dado ao estudo de algoritmos cuja inspiração é o processo de evolução natural das espécies. Origem: trabalho de um pesquisador.
1 Sistemas Inteligentes Algoritmos de Melhorias Iterativas (Otimização) Flávia Barros.
Sistemas Inteligentes Algoritmos de Melhorias Iterativas (Otimização)
Taís Sineiro Herig Laboratório de Genômica e Expressão / UNICAMP
Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação – UFOP Variable Neighborhood Descent (VND) e Variable Neighborhood.
Modelagem de Fenômenos Físicos Utilizando a Técnica de Monte Carlo Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós graduação.
Problema do Empacotamento (Bin Packing) Heurística Simulated Annealing Dionatan de Souza Moura Lucas Nowaczyk Seadi Tobias Brignol Petry.
Agenda 1. O Problema das 8 Rainhas 2. Hill Climbing
Ant Colony Optimization Eraylson Galdino da Silva Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Tópicos Avançados em Inteligência.
SIMULATED ANNEALING E. G. M. de Lacerda UFRN/DCA 30/10/2006.
Transcrição da apresentação:

Inteligência Computacional para Otimização Marcone Jamilson Freitas Souza Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto Aula 06

Roteiro Simulated Annealing Fundamentação Funcionamento do método Prescrições para o resfriamento Prescrições para determinar temperatura inicial Considerações gerais

Fundamentação do método Proposto por Kirkpatrick et al. (1983) Simula o processo de recozimento de metais; Resfriamento rápido conduz a produtos meta-estáveis, de maior energia interna; Resfriamento lento conduz a produtos mais estáveis, estruturalmente fortes, de menor energia; Durante o recozimento o material passa por vários estados possíveis

Fundamentação do método Analogia com um problema combinatorial: Os estados possíveis de um metal correspondem a soluções do espaço de busca; A energia em cada estado corresponde ao valor da função objetivo; A energia mínima corresponde ao valor da solução ótima.

Fundamentação do método A cada iteração do método, um novo estado é gerado a partir do estado corrente por uma modificação aleatória neste; Se o novo estado é de energia menor que o estado corrente, esse novo estado passa a ser o estado corrente; Se o novo estado tem uma energia maior que o estado corrente em unidades, a probabilidade de se mudar do estado corrente para o novo estado é: e - /(kT), onde k = constante de Boltzmann e T = temperatura corrente; Este procedimento é repetido até se atingir o equilíbrio térmico (passo de Metropolis)

Probabilidade de aceitação de um movimento de piora Baseada na fórmula: P(aceitação) = e - /T = variação de custo; T = temperatura Temperatura Probabilidade de aceitação

Fundamentação do método A probabilidade de um dado estado com energia f i ser o estado corrente é: e -fi/(kT) / j e -fj/(kT) (Densidade de Boltzmann) A altas temperaturas, cada estado tem (praticamente) a mesma chance de ser o estado corrente; A baixas temperaturas, somente estados com baixa energia têm alta probabilidade de se tornar o estado corrente; Atingido o equilíbrio térmico em uma dada temperatura, esta é diminuída e aplica-se novamente o passo de Metropolis. O método termina quando a temperatura se aproxima de zero.

Fundamentação do método No início do processo, a temperatura é elevada e a probabilidade de se aceitar soluções de piora é maior; As soluções de piora são aceitas para escapar de ótimos locais; A probabilidade de se aceitar uma solução de piora depende de um parâmetro, chamado temperatura; Quanto menor a temperatura, menor a probabilidade de se aceitar soluções de piora;

Fundamentação do método Atingido o equilíbrio térmico, a temperatura é diminuída; A taxa de aceitação de movimentos de piora é, portanto, diminuída com o decorrer das iterações; No final do processo, praticamente não se aceita movimentos de piora e o método se comporta como o método da descida/subida; O final do processo se dá quando a temperatura se aproxima de zero e nenhuma solução de piora é mais aceita, evidenciando o encontro de um ótimo local.

Algoritmo Simulated Annealing

Prescrições para o resfriamento

Prescrições para determinar a temperatura inicial

Determinação da temperatura inicial por simulação

Considerações Gerais Número máximo de iterações em uma dada temperatura calculado com base na dimensão do problema; Temperatura de congelamento do sistema: quando se atingir, p.ex., T = 0,001 ou quando a taxa de aceitação de movimentos cair abaixo de um valor predeterminado; Os parâmetros mais adequados para uma dada aplicação só podem ser obtidos por experimentação.