Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
Advertisements

Cerrado Bioma: Cerrado Localização: região central do Brasil
BIODIVERSIDADE BRASILEIRA
UM MOSAICO DE PAISAGENS
Biomas brasileiros.
Áreas baixas (baías): formadas por longas extensões de gramíneas – ricas pastagens Partes elevadas (cordilheiras): ilhas de florestas formadas por grandes.
VEGETAÇÃO A vegetação é reflexo das condições naturais e da variação de solos e climas de determinado local. Segundo o clima, a vegetação se divide em:
BIOMAS BRASILEIROS Prof. Airton.
Domínios vegetais originais
BIOMAS BRASILEIROS.
Escola Braz singáglia.
Flora da Amazônia – A mais rica do mundo.
VEGETAÇÃO Latifoliadas: folhas largas.
VEGETAÇÃO BRASILEIRA.
Professor Rodrigo Salomão
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS DO BRASIL.
FORMAÇÕES VEGETAIS.
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
Ecossistemas Aquáticos:
BIOMAS BRASILEIROS Profa. Joana Bolsi.
Floresta Amazônica Araucária Mangue Mata Atlântica Cerrado Caatinga Mata dos Cocais.
COMPLEXO DO CENTRO - SUL.
OS BIOMAS BRASILEIROS Geografia – 7º Ano
BIOMAS BRASILEIROS Regina A.Y Cristiane Peres.
Colégio Ari de Sá Cavalcante 5ª Série – Ensino Fundamental I
Na década de 1960, o geógrafo Aziz Ab’ Saber reuniu as principais características do relevo e do clima das regiões brasileiras para formar, Com os elementos.
4º Ano Professora Alessandra Stock
Trabalho sobre Domínio Morfoclimático
Stephane De Oliveira Siebra e Isabela Valente Dominoni
Biomas brasileiros.
G12 – A cobertura vegetal brasileira
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL
Biomas.
Classificação de Dora de Amarante Romariz
Grandes Formações Vegetais
Estrutura geológica brasileira
Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem:
BIOMAS BRASILEIROS.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY.
Domínios morfoclimáticos do Brasil
Domínios morfoclimáticos brasileiros – Prof. Jefferson
Vegetação Brasileira.
Domínios morfoclimáticos do Brasil
DOMÍNIOS MORFOCLIMATOBOTÂNICOS BRASILEIROS
BIOMAS.
Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Biomas do Brasil.
Floresta Equatorial Densa, fechada Árvores altas Latifoliada
Domínio dos Mares de Morro
Domínios morfoclimáticos
PAISAGENS VEGETAIS BRASILEIRAS
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
PROFESSOR: Warley Ferreira
Domínio dos Planaltos de Araucárias
VEGETAÇÃO DO BRASIL.
Os domínios morfoclimáticos brasileiros
DOMÍNIOS MORFOCLIMATOBOTÂNICOS NO BRASIL
Fatores determinantes: Químicos (pedológicos)
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
GEOGRAFIA CERRADO Grupo: Gabriel Antonio Pellegrini Dias, Milena Pieri Nathalia Zanoni, Veridiana Maraschin, Arnold Hostins, Amanda Thiel TURMA: AA11 Prof°:
O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL.
FORMAÇÕES VEGETACIONAIS
AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL
Brasil – Domínios Morfoclimáticos
SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO BIOMAS BRASILEIROS Disciplina de Ciências Profº. Carlos.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
3. As formações vegetais. Existem 4 grandes formações vegetais:
Transcrição da apresentação:

Domínios morfoclimáticos do Brasil (Tópico 4) Paisagens naturais brasileiras - Existem 06 grandes domínios paisagísticos onde 03 deles são áreas florestadas e outros 03, vegetais herbáceas e arbustivas.

Domínios Morfoclimáticos

Pantanal Mato-Grossense A declividade do terreno, rios que drenam a região demoram a vazar, provocando a inundação das planícies e trazendo nutrientes para a fauna da região.

Características Vegetação heterogênea(cerrado e campos).

Domínio Amazônico Ocupa mais de 2,5 milhões de KM2. A Floresta Amazônica é heterogênea pois abriga mais de 30 milhões de espécies animais e 80 mil espécies vegetais.. É latifoliada onde apresenta folhagem diversificada. As folhas largas, permanecem verdes durante todo o ano. Vegetação de terrenos inundáveis(várzea e igapós)onde ocupa 10% do ecossistema florestal. 80% da área são de terra firme(Hiléia).

Várzea e Igapó amazônicos

Solos ácidos Constitui 70% do domínio amazônico. São de baixa fertilidade. A floresta se torna auto-sustentável. Ela nutre-se dela mesma.

Mata dos cocais Encontrados no Meio-norte do Brasil, principalmente n Maranhão e Piauí. Formados pelo Babaçu onde são produzidos os óleos crus de amêndoas. Em terrenos alagados, são encontrados a carnaúba onde são produzidas as ceras.

Carnaúba e Babaçu

Mata Atlântica

Características Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Tratava-se da segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica. - É uma formação florestal densa e heterogênea,mais rica em espécies vegetais do que a Hiléia amazônica.

Área total original: aproximadamente 1,3 milhão de km2 Área total original: aproximadamente 1,3 milhão de km2. Área total atual: aproximadamente 52.000 Km2. O grande destaque da mata original era o pau-brasil, que deu origem ao nome do nosso país. Alguns exemplares eram tão grossos que três homens não conseguiam abraçar seus troncos. O pau-brasil hoje é quase uma relíquia, existindo apenas alguns exemplares no Sul da Bahia.

Domínio dos Planaltos de Araucárias Ocupa os planaltos sedimentares-basálticos no oriente da bacia do Paraná em altitudes de até 1300 metros. Mata das Araucárias: Floresta semi-homogênea de vegetação herbácea e arbustiva. Sua devastação se iniciou durante a colonização alemã e italiana no início do século XX onde os colonos usavam madeiras para construção de casas, móveis e afins. Início do século XX: Mais de 80% do território dos estados de SC e PR ainda tinham a vegetação.

Mais tarde, a área foi transformada em cultivo de milho, trigo e árvores frutíferas onde a madeira(Araucária) se tornou um produto de exportação.Hoje, restam menos de 20% da vegetação nativa.

Domínio dos Cerrados: Abrange as chapadas e chapadões do Brasil Central.É uma região tropical de verões chuvosos e invernos secos. Os solos são de baixa fertilidade pois as chuvas de verão, lavam o solo retirando seus nutrientes. No inverno, a seca provoca a evaporação acumulando ferro e alumínio, deixando o solo ácido. É do tipo arbóreo-arbustivo .

Cerrado Herbáceo e Arbóreo

Chapadas

Chapadões

Cerrado de campo limpo

Cerrado de Campo sujo

Campo de Cerrado

Cerradão

- CAATINGA Apresenta relevo em forma de colinas com vertentes suaves(colinas sertanejas). - Solos profundos e pedregosos. - A Caatinga é uma formação adaptada ao calor e à aridez. Possuem folhas espinhentas e em alguns lugares, podem ser úmidas(brejos)

Caatinga

PRADARIAS É uma planície vasta e aberta onde não há sinal de árvores nem arbustos, com capim baixo em abundância. São regiões muito amplas e oferecem pastagens naturais para animais de pastoreio e espécies agrícolas alimentares. Brejo

Pradaria