INTRODUÇÃO À GENÉTICA GENÉTICA – é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade. Gregor Mendel: pai da genética Trabalhou com ervilhas. Postulou que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos Básicos em Genética
Advertisements

– Bases citológicas do Mendelismo -Universalidade do modelo Mendeliano
Genética 1º Lei de Mendel.
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
VOCABULÁRIO GENÉTICO.
Lei de Mendel (Mendelismo)
O gene: herança e evolução
Lisboa, 5 de Janeiro de 2009 PATRIMÓNIO GENÉTICO Sumário Breve revisão de conceitos já abordados: monoibridismo e segregação factorial. Correcção da ficha.
1ª Lei de Mendel ou Monoibridismo
Introdução a Genética Gregor Mendel ( ), monge austríaco, é considerado o “pai da genética”. Desenvolveu seus trabalhos com plantas de ervilha.
Aula 1 - Genética mendeliana:
Genética.
Genética – Conceitos Básicos
Primeira e Segunda Leis de Mendel
Heranças Autossômica e Ligada ao Sexo
Genética – Conceitos Básicos
GENÉTICA Profª. Rosangela Dondé
DNA e RNA.
Introdução a Genética Primeira Lei de MENDEL.
Genética – Conceitos Básicos
Pensávamos que o nosso futuro estava nas estrelas, hoje acreditamos que está nos nossos genes. James watson.
Conceitos Fundamentais - Terminologia
DNA, GENES E CROMOSSOMAS
Noções básicas de hereditariedade
Noções Básicas de Hereditariedade
Ciências Naturais 9º ano ________________________
Genética Terminologia Genética pág a 606
GENÉTICA Prof. Marco Aurelio de Castro Ribeiro.
Ciências Naturais 9º ano
Genética – Conceitos Básicos
Sumário Revisão dos conceitos-chave abordados na aula anterior relativos à Primeira Lei de Mendel – Lei da segregação factorial Resolução conjunta de exercícios.
Genética:. Genética: Genoma:conjunto básico de genes de uma determinada espécie .
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
As origens da Genética A genética experimental teve início no jardim de uma abadia com os trabalhos de um monge.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA GENÉTICA
A genética e os genes.
Capítulo 3 - Hereditariedade
CONCEITOS EM GENÉTICA 1. Conceito: É o estudo dos genes e de sua transmissão para as gerações futuras. É dividida em clássica e moderna. 2. Gen ou gene:
Hereditariedade O que é o ADN? Como é constituído?
A 1ª lei de Mendel.
Genética.
Genética: início do século XX.
Primeira e Segunda Leis de Mendel Profa. Adriane Martins Dias
1ª. Lei de Mendel Material utilizado Ervilha de cheiro (Pisum Sativum)
VOCABULÁRIO GENÉTICO.
Genética – Conceitos Básicos
Termos e nomenclaturas
Herança Monogênica Introdução: Homem Genética
3º Bimestre Biotecnologia
Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
1ª Lei de Mendel Selecionou ervilhas verdes puras e amarelas puras (auto fecundação); Geração Parental (P) cruzamento por fecundação cruzada; 1ª geração.
GENÉTICA E EVOLUÇÃO A primeira Lei de Mendel
A lei da segregação genética.
Genética 2ª lei de Mendel.
1- HEREDITARIEDADE DE UM GENE
Professor Alan Alencar
Genética: 1ª e 2ª Leis de Mendel
Genética.
Noções básicas de hereditariedade
Conceitos Básicos em Genética
Genética: 1ª Lei de Mendel
Genética e hereditariedade
Genética Profa. Debora 2015.
O que é genética? É o ramo da ciência que estuda os genes e o modo da sua transmissão para as gerações futuras. É o estudo da hereditariedade!
HEREDITARIEDADEHEREDITARIEDADE COC 1 - Cap. 03 Gregor Mendel- pai da GENÉTICA.
MENDEL - O PAI DA GENÉTICA
Hereditariedade Mendeliana.
1 Património Genético. 2 Introdução Introdução 3 Nos descendentes é possível identificar características dos progenitores.
Hereditariedade.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À GENÉTICA GENÉTICA – é o ramo da Biologia que estuda a hereditariedade. Gregor Mendel: pai da genética Trabalhou com ervilhas. Postulou que a transmissão dos caracteres hereditários era feita por meio dos gametas. Alguns conceitos importantíssimos...

Cromossomos: fitas de DNA condensadas Gens ou genes: localizados nos cromossomos, contém as informações genéticas dos indivíduos. É A REGIÃO DO DNA QUE PODE SER TRANSCRITA EM MOLÉCULAS DE RNA.

Código genético: conjunto de bases nitrogenadas que formam uma linguagem em códigos Mutações genéticas: alterações acidentais das bases nitrogenadas que podem provocar alterações nas características do organismo. Altofecundação: acontece quando um mesmo indivíduo produz gametas masculinos e femininos e se reproduz utilizando os seus próprios gametas. Fecundação cruzada: dois indivíduos hermafroditas trocam gametas masculinos para se reproduzir. Indivíduos puros: indivíduos que somente são capazes de gerar filhotes com características idênticas as suas. Indivíduos híbridos: indivíduos que são capazes de gerar filhotes com características idênticas ou não as suas. Dizemos que possuem genes “misturados”.

Geração P: geração de pais Geração F1: 1ª geração de filhos. Geração F2: 2ª geração de filhos. Genes dominantes: são genes que impedem que as características de outros genes apareçam. Genes recessivos: são genes não expressão suas características na presença de um gene dominante. Suas características somente são observadas quando se une com outro gene recessivo. Genes alelos: são duas versões de cada gene que estão localizados nos mesmos locais em cromossomos homólogos. São representados por letras maiúsculas e minúsculas. Ex: AA, aa, Aa Locus gênicos – locais onde estão localizados os genes alelos nos cromossomos homólogos.

Homozigose: característica que somente aparece em indivíduos puros. Ex Homozigose: característica que somente aparece em indivíduos puros. Ex.: AA ou aa. Heterozigose: características de um indivíduo híbrido. Ex.: Aa Genótipo: características genéticas de um conjunto de genes. É a “receita” das características. Fenótipo: expressão do genótipo + interação com o meio ambiente. É o “resultado da receita” que pode ou não ser alterada pelo maio ambiente.

ATIVIDADE CADERNO: Pg 39 nº 01, 05 ao 08; Pg 40 nº 03 e 06; Pg 41 nº 12; Pg 65 nº 1 PORTFÓLIO: Atividade 04 – Escreva entre 30 e 40 linha a história da genética. Seja sucinto em todos os pesquisadores e filósofos que formaram esta ciência, mas seja detalhista com os objetivos dos trabalhos de Mendel.