Um Breve Estudo no Livro de Obadias

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Transcrição da apresentação:

Um Breve Estudo no Livro de Obadias Pastor Washington Roberto Nascimento

2. Na LXX o título segue o Hebraico: Αβδιου – Obadias. 1. O título deste livro em Hebraico vem de seu autor: Obadias – עֹֽבַדְיָה que significa: Servo do Senhor. 2. Na LXX o título segue o Hebraico: Αβδιου – Obadias.

3. A Vulgata também segue a Bíblia Hebraica 3. A Vulgata também segue a Bíblia Hebraica. O título em Latim, portanto, é: Abdiae – Obadias. 4. Assim sendo, o título deste livro em Português: Obadias, encontra-se de acordo com as Bíblias acima mencionadas, o que é muito positivo.

Autoria e Data 1. O autor deste livro tem um nome muito comum em Israel. Só no Antigo Testamento há cerca de treze pessoas com o nome de Obadias. Vejamos alguns exemplos:

1.1. I Reis 18:3... fala do mordomo do iníquo rei Acabe, mas servo de Deus, Obadias, que escondeu os profetas do Senhor. “E Acabe chamou a Obadias, o mordomo (Obadias temia muito ao Senhor)”. 1.2. II Crônicas 17:7, fala de um dos príncipes ou mestres da Lei de Deus no tempo do rei Josafá.

“E, no terceiro ano do seu reinado, enviou ele os seus príncipes, a Bem-Hail, e a Obadias, e a Zacarias, e a Natanael, e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá”.

1.3. II Crônicas 34:12 fala de um levita, superintendente da reforma da Casa de Deus, promovida pelo rei Josias. “E estes homens trabalhavam fielmente na obra, e os superintendentes sobre eles eram Jaate e Obadias, levitas”.

1.4. Um dos descendentes do rei Davi (I Crônicas 3:21). 1.5. Um dos descendentes de Issacar (I Crônicas 7:3). 1.6. Veja também outras referências: I Crônicas 8:38; 9:44; 9:16; 12:9; Esdras 8:9; Neemias 10:5).

2. Obadias era um nome comum, porém, muito significativo: Servo do Senhor. 3. Cremos que o profeta Obadias viveu no século VI a.C, quando o Reino do Sul foi destruído pelo Império Babilônico e os Edomitas, irmãos dos Israelitas (Gênesis 25:19-34; ) não tiveram misericórdia. Este livro é um grito por justiça.

Gênesis 25:19-34 “E estas são as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou a Isaque”. E era Isaque da idade de quarenta anos, quando tomou por mulher a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu”.

“E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu”. “E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao Senhor”. “E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor”.

“E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre “E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre. E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú”. “E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó”. “E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou”.

“E cresceram os meninos, e Esaú foi homem perito na caça, homem do campo; mas Jacó era homem simples, habitando em tendas”. “E amava Isaque a Esaú, porque a caça era de seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó”. “E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado”.

“E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom”. “Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura”. “E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura?”

“Então disse Jacó: Jura-me hoje “Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó”. “E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu”. “Assim desprezou Esaú a sua primogenitura”.

4. Os Israelitas vêm de Jacó e os Edomitas de Esaú (Gênesis 36:1) 4. Os Israelitas vêm de Jacó e os Edomitas de Esaú (Gênesis 36:1). Eles eram irmãos. Tanto o texto bíblico a seguir quanto o anterior, já citado acima, comprovam isto. “E estas são as gerações (תֹּלְדֹות) de Esaú (que é Edom)”.

5. A briga entres estes dois irmãos (povos irmãos) vem se arrastando por milênios, veja Números 20:14-21. “Depois Moisés, de Cades, mandou mensageiros ao rei de Edom, dizendo: Assim diz teu irmão Israel: Sabes todo o trabalho que nos sobreveio.”

“Como nossos pais desceram ao Egito, e nós no Egito habitamos muitos dias; e como os egípcios nos maltrataram, a nós e a nossos pais”. “E clamamos ao Senhor, e ele ouviu a nossa voz, e mandou um anjo, e nos tirou do Egito; e eis que estamos em Cades, cidade na extremidade dos teus termos”.

“Deixa-nos, pois, passar pela tua terra; não passaremos pelo campo, nem pelas vinhas, nem beberemos a água dos poços; iremos pela estrada real; não nos desviaremos para a direita nem para a esquerda, até que passemos pelos teus termos”. “Porém Edom lhe disse: Não passarás por mim, para que eu não saia com a espada ao teu encontro”.

“Então os filhos de Israel lhe disseram: Subiremos pelo caminho aplanado, e se eu e o meu gado bebermos das tuas águas, darei o preço delas; não desejo alguma outra coisa, senão passar a pé”. “Porém ele disse: Não passarás. E saiu-lhe Edom ao encontro com muita gente, e com mão forte”. “Assim recusou Edom deixar passar a Israel pelo seu termo; por isso Israel se desviou dele”.

Notas Gerais 1. Obadias é o menor livro do Antigo Testamento. 2. O contexto histórico deste livro encontra em II Reis capítulos 24 e 25. 3. Nabucodonosor, rei da Babilônia, cercou e invadiu e saqueou e queimou a cidade de Jerusalém, seu templo e palácios e casas, durante o período de 606 a 586 a. C.

4. Edom, vizinho de Israel, do Reino do Sul, praticou violência contra seu irmão. Veja Obadias versículo 10 e o mapa que mostra onde Edom estava em termos geográficos. “Por causa da violência feita a teu irmão Jacó, cobrir-te-á a confusão, e será exterminado para sempre”.

5. Os edomitas aproveitaram a situação de invasão babilônica e saquearam, também, os bens de seus irmãos, os israelitas. Obadias versículo 11. “No dia em que estiveste em frente dele, no dia em que os forasteiros levaram cativo o seu exército, e os estranhos entravam pelas suas portas, e lançavam sortes sobre Jerusalém, tu mesmo eras um deles”.

6. O edomitas se alegraram na desgraça de seus irmãos 6. O edomitas se alegraram na desgraça de seus irmãos. Obadias versículos 12 e 13. “Mas tu não devias olhar para o dia de teu irmão, no dia do seu desterro; nem alegrar-te sobre os filhos de Judá, no dia da sua ruína, nem alargar a tua boca, no dia da angústia”.

“Nem entrar pela porta do meu povo, no dia da sua calamidade, sim, tu não devias olhar satisfeito, para o seu mal, no dia da sua calamidade; nem estender as tuas mãos contra o seu exército, no da sua calamidade”.

7. Muitos judeus tentaram escapar, fugindo de Nabucodonosor e seu exército; na fuga, eles eram surpreendidos pelo edomitas nas encruzilhadas, e assim acabavam mortos cruelmente. Obadias versículo 14. “Nem parar nas encruzilhadas, para exterminar os que escapassem, nem entregar os que restassem, no dia da angústia”.

8. É à luz deste contexto que devemos ler o Salmo 137 como um grito por justiça em face de todo o sofrimento do povo de Deus. “Junto aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião”. “Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas”.

“Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião”. “Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha?” “Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha mão direita da sua destreza”.

“Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria”. “Lembra-te, Senhor, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, que diziam: Descobri-a, descobri-a até aos seus alicerces”. “Ah! filha de babilônia, que vais ser assolada; feliz aquele que te retribuir o pago que tu nos pagaste a nós”. “Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras”.

9. As pessoas podem agir e reagir em vários níveis: 9.1. Nível animal (De acordo com a carne). 9.2. Nível humano (De acordo com o Antigo Testamento - Moisés). 9.3. Nível divino (De acordo com o Novo Testamento – Jesus).

10. O orgulho e a soberba dos edomitas vinham da posição geográfica de sua capital, que recebeu vários nomes ao longo da história: Rocha (Penha – Petra em grego – LXX πέτρα – Juízes 1:36), Sela (II Reis 14:7), Bozra (Isaías 63:1). 11. De onde vem o nosso orgulho e soberba? Do dinheiro que temos? De nossa religião?

12. A descrição de Obadias da posição geográfica de Petra é precisa 12. A descrição de Obadias da posição geográfica de Petra é precisa. Obadias versículos 3 e 4. “A soberba do teu coração te enganou, como o que habita nas fendas das rochas, na alta morada, que diz no teu coração: Quem me derribará em terra?”

Video sobre Edom

Foto da capital de Edom 1

Foto da capital de Edom 2

Foto da capital de Edom 3

A rixa dentre dois irmãos – duas naturezas que há em nós Esaú. Carnal. Orgulhoso(v.4). Soberbo (v.3). Presunçoso (v8) Cruel (v.10-14). Vingativo. Jacó. Espiritual. Dependente. Humilde. Pobre. Misericordioso. Perdoador.

12. Que natureza prevalece em sua vida: a de Esaú ou a de Jacó 12. Que natureza prevalece em sua vida: a de Esaú ou a de Jacó? A de Edom ou a de Israel? A da carne ou a do Espírito? 13. Um dos temas mais importantes da Bíblia nós encontramos aqui em Obadias: O Dia do Senhor.

Obadias versículo 15. “Porque o dia do Senhor está perto, sobre todas as nações”. Este será um dia de julgamento de todas as nações e de todos os homens (Mateus 25:31-46; II Timóteo 4:1; Romanos 14:10-12; etc).

14. Um outro tema fascinante na Bíblia é: O Reino de Deus 14. Um outro tema fascinante na Bíblia é: O Reino de Deus. Tal tema se encontra presente neste livro também. Obadias versículo 21. “E levantar-se-ão salvadores no monte Sião, para julgarem a montanha de Esaú, e o Reino será do Senhor”.

15. O livro de Obadias começa de uma maneira triste, mas termina de forma alegre. 16. Este livro de Obadias não tem apenas uma palavra de condenação, há uma palavra de salvação: “Mas no Monte Sião haverá livramento”. Aleluias! Pastor Washington Roberto Nascimento.