Um bom Sermão geralmente tem três partes:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O Chamado de Deus”..
Advertisements

Você sabe o que Deus pensa de você?
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
ESTRUTURAÇÃO DE UMA REUNIÃO DE ESTUDOS OU PALESTRA
1ª Aula de MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Estudos Bíblicos.
3ª Aula INTERESSADOS Interessados - Quem São Eles - Como Conseguir.
Como obter decisões para Jesus e levar pessoas ao batismo? Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador.
Como Preparar Seminários
OS DEZ MANDAMENTOS DA QUALIDADE DE VIDA
HOMILÉTICA.
HOMILÉTICA.
Há basicamente três tipos de sermões
O PREGADOR E A PREGAÇÃO.
HOMILÉTICA Estrutura do sermão
Compreender que cada adulto é um mentor que tem o privilégio de instruir as crianças nos caminhos do Senhor. O terno cuidado de Jesus.
É EXATAMENTE 13:16.
Hoje venho orar por você!
A HERMENÊUTICA E O SERMÃO
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
Braços acolhedores:Como estruturar uma reunião
APREDENDO A ORAR.
Rainha dos Apóstolos.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
A eucaristia Começar.
“GOSTO DE UMA MÚSICA QUE FRANCK SINATRA COSTUMAVA CANTAR, MY WAY
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
A ÚLTIMA PEDRA Roberto Shinyashiki.
Oratória.
O Apelo na Pregação.
À ESPERA DO AVIVAMENTO AUTÊNTICO
EVANGELISMO PÚBLICO.
PREGUES A PALAVRA - 1 Que é Homilética?
APe O EVANGELISTA E A ARTE DE FALAR EM PÚBLICO.
“Agora, assim diz o SENHOR dos Exércitos: Vejam aonde os seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam.
PREGANDO A PALAVRA.
CRISTOCÊNTRICA, EXPOSITIVA
Como preparar Sermões.
EVANGELISMO PÚBLICO.
Feliz Natal Malu....
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
Profº Roney Ricardo – (27) – /
O Apelo do Evangelista por uma Decisão
QUE HORAS SÃO? Pr. Izéas Cardoso.
Um minúsculo detalhe que não esteja em harmonia com idéias existentes, a confiança é destruída na troca dessa informação.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
EVANGELISMO PÚBLICO.
DUPLAS MISSIONÁRIAS GUIA DE CAPACITAÇÃO.
Você sabe o que Deus pensa de você?
IGREJABATISTABRASILERIA
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
COMO CONSEGUIR INTERESSADOS
DEUS DEUS PECADO.
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
RELEMBRANDO -Mateus 28: / Romanos 10: evangelizar a todos - nem todos aceitarão - evangelizar é um processo - apresentar o evangelho: boas.
“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal.” Romanos 12.10
HOMILÉTICA CETAPES Prof: Irisomar Fernandes Silva Bel em Teologia
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
COMUNICANDO A VERDADE Comunicando a Verdade Março/2015
Introdução: Atos 16:31. Nenhum sermão ou estudo deve ser feito sem que nele tenha uma porção especialmente destinada a esclarecer o caminho pelo o qual.
O jovem pregador Se não esperamos que as pessoas façam decisões sobre o tema que estamos apresentando, na maioria das vezes elas não o farão.
Curso para Pregadores “O escrever torna o homem exato”.
Em todas as gerações, Deus usou pregações para ganhar o perdido.
Transcrição da apresentação:

Um bom Sermão geralmente tem três partes: Uma Introdução – 5m Um Corpo – 20m Uma Conclusão – 5m

Tipos de Introdução (Início do sermão, Apresentação inicial) Introdução Ousada. Começa com a idéia central. Ex.: Hoje falarei da maior qualidade cristã – (Fé) É hora de olho no olho... Introdução Textual. Direto ao texto Bíblico O texto desta manhã é: ... O primeiro minuto é fatal...

Circunstancial Suspense Referencia ao local, circunstâncias e ocasião da reunião. Ex.: Irmãos e irmãs, hoje comemora-se a Proclamação da República Suspense Causa impacto e prende atenção. Ex.: O tema do sermão de hoje é: Quando nove, menos um é igual a zero... Uma boa introdução precisa ser: Atrativa, curta, humilde, clara.

O que evitar numa introdução 5.1. Pedir desculpas... 5.2. Pedir perdão; 5.3. Começar com prepotência, 5.4. Começar com piadas, 5.5. Dizer que não se preparou o bastante, 5.6. Bairrismo, regionalismo pessoal, 5.7. Prometendo o que não pode cumprir.

O Corpo do Sermão Idéias centrais, principais. Exposição e o desenvolvimento das idéias. O Corpo do Sermão precisa ter unidade. Resuma o sermão em uma frase, curta e clara. O Corpo do sermão tem que ter um propósito claro. É o que você espera, o resultado.

O Corpo do Sermão O Corpo tem que ser progressivo, até o ponto alto – o Melhor do Sermão. Ex.: As drogas só destroem (idéia central) Divisões: Destrói a Pessoa, Destrói a Família, Destrói a Sociedade. O pregador precisa levar o ouvinte do ponto de partida (introdução), ao ponto de chegada (conclusão), através do corpo.

“Evitai Sermões Enfermiços “Evitai Sermões Enfermiços. Pontos breves apresentados com clareza, que evitem toda divagação, serão da maior vantagem. Não deve divagar por toda a Bíblia, mas fazer um sermão claro, organizado, que mostre que ele compreende os pontos que quer apresentar”. Evangelismo, pág. 181

A Conclusão – A Sobremesa Sermão Diga o Sermão novamente em três frases. Resuma apelando a mente e ao coração do ouvinte. O apelo faz parte da conclusão. Curto, Claro.

A Conclusão – A Sobremesa Sermão 2.1. Se pode pedir para a igreja: Dizer amém, Levantar a mão, Vir à frente, Orar, Aceitar a Cristo.

2.2. Suscite as emoções do ouvinte! “Talvez alguns estejam escutando o último sermão que lhes é dado ouvir, e outros não terão nunca mais o ensejo de ouvir uma exposição da cadeia da verdade, com uma aplicação prática da mesma a seu próprio coração”. Evangelismo, pág. 280 “Em todo discurso, deve-se fazer fervoroso apelo ao povo, para que deixem seus pecados e se voltem para Cristo”. Evangelismo, pág. 280

O Tempo de Um Sermão: 3.1. 30 Minutos Pare quando todos querem mais... 3.2. “Sejam curtos os vossos sermões. Duas razões existem, pelas quais deveis fazê-lo. Uma é que podeis conquistar a reputação de ser pregador interessante; e a outra é que podeis preservar a vossa saúde”. Evangelismo, pág. 178 e 179 “Não canseis jamais os ouvinte com sermões longos. Isso não é sábio. Durante muitos anos estive empenhada nesse assunto tratando de que nossos irmãos sermoneiem menos e dediquem o seu tempo e energia para simplificar os pontos importantes da verdade”,... Evangelismo, pág. 179

4. Maneiras, Formas de Concluir: 4.1. Ilustração, Experiência. Viva, Curta, Elucidativa. 4.2. Música Em harmônia com o sermão. 4.3. Uma Frase de Efeito. Deixe o ouvinte sair pensando no sermão.

4.4. Fale na primeira pessoa do plural “nós”, esqueça o “eu”. Fale ao auditório no singular “você”... Concluir é diferente de parar!

4.5. Você pode concluir o sermão fazendo uma pergunta. “O Deus todo-poderoso tinha apenas um filho, e este tornou-se um pregador”. Quem à semelhança do filho de Deus deseja tornar-se um pregador (a) ...?