Modelo para apresentação de Trabalhos Acadêmicos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Advertisements

Redação Científica Conteúdo do módulo:
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
Iniciação Científica Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses e Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
Informação e Documentação Trabalhos Acadêmicos
NBR ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
Normas para publicação de trabalhos científicos
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
ABNT NBR Abril/2011.
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
ARTIGO CIENTÍFICO.
Comunicações Técnico-científicas
Regras de Trabalhos Científicos – parte 2 Slides baseados na página da biblioteca da PUCRS dobre trabalhos científicos.
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Dissertações e Teses-PROPAD
Apresentação didática da NBR de ago. de 2002
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Metodologia Da Pesquisa
Metodologia Científica
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Metodologia Científica
Programa Introdução ao uso de padrões e normalização
Como fazer um PAPER Dra. Denise Pires Fincato
Regina Horta Diretora Bibliotecas EEL 2011
Metodologia de Pesquisa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA APRESENTAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

ARTIGOS CIENTÍFICOS ABNT NBR 6022 / 2003
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
ESTRUTURA DO RELATÓRIO (ABNT NBR 14724/2006)
PROJETO DE PESQUISA Marina Alvarenga.
TRABALHOS ACADÊMICOS: apresentação
Apresentação de trabalhos acadêmicos
FORMATAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Iniciação Científica º Série/EM.
TEMAS CONTEMPORÂNEOS – Redação do TCC
Construção de relatórios
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Como fazer um artigo e/ou um trabalho científico?
A estrutura do artigo científico e outros
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
Elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais
TCC – TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Formatando a página.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
Modelo de artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003
Revisão das Normas da ABNT
NORMAS DA ABNT.
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
Comunicação e Redação Empresarial
ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Produção de Artigo Acadêmico
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS
ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
TRABALHOS ACADÊMICOS.
* Estágio Supervisionado * * Objetivo *
Monografia I Prof. Dr. Leandro Brusadin Texto III Elementos Pré-textuais da Monografia Manual de Monografia.
Estrutura dos Trabalhos Científicos Acadêmicos Metodologia científica e Técnicas de pesquisa.
ESTRUTURA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Geciane S Porto.
Citações e Referências
Transcrição da apresentação:

Modelo para apresentação de Trabalhos Acadêmicos Biblioteca Central Ir. José Otão - PoA ABNT NBR 14724 Abril/2011 Hermann.melo@maristas.org.br

Algumas considerações Trabalho acadêmico: Documento que representa o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador.

Estrutura do Trabalho   De acordo com a norma ABNT NBR 14724: trabalhos acadêmicos alguns itens são obrigatórios e outros opcionais. • PARTE EXTERNA - Capa - obrigatório - Lombada - opcional • PARTE INTERNA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS - Folha de rosto - obrigatório - Dados de catalogação na publicação (ficha catalográfica) – opcional - Errata - opcional - Folha de aprovação - obrigatório - Dedicatória(s) - opcional - Agradecimentos - opcional - Epígrafe -opcional - Resumo na língua vernácula -obrigatório - Resumo em língua estrangeira -obrigatório - Lista de ilustrações -opcional - Lista de tabelas -opcional - Lista de abreviaturas e siglas -opcional - Lista de símbolos -opcional - Sumário - opcional ELEMENTOS TEXTUAIS - Introdução - obrigatório - Desenvolvimento - obrigatório Conclusão - obrigatório ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS - Referências - obrigatório - Glossário - opcional - Apêndice(s) - opcional - Anexo(s) - opcional - Índice(s) -opcional

Capa

Folha de Rosto

Folha de aprovação

Dedicatória

Agradecimento

Resumo na Língua Vernácula A ABNT NBR 6028: resumos (2003, p. 1) define resumo como: "Apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto.“ Este item serve para informar o conteúdo do trabalho, orientando assim, o leitor na certeza da continuidade, ou desistência da leitura do mesmo. » É um elemento obrigatório, deve ser apresentado em folha separada e segue as especificações da NBR 6028: resumos. Deve conter: » Título (RESUMO) » Texto » Palavras-chave >Deve ser digitado com espaçamento 1,5 e conter de 150 a 500 palavras. >Utilize a terceira pessoa do singular, os verbos na voz ativa e evite o uso de símbolos e contrações que não sejam de uso corrente. >As palavras-chave devem ser separadas entre si por ponto e finalizadas por ponto.  

Resumo na Língua estrangeira Usam-se os seguintes títulos: em inglês Abstract, em espanhol Resumen, em francês Résumé, em italiano Riassunto etc. » É um elemento obrigatório e deve ser apresentado em folha separada. Este elemento segue as especificações da ABNT NBR 6028: resumos

Sumário

Introdução É a parte inicial do trabalho onde se expõe o conteúdo do texto, o porquê da realização do trabalho, ou seja, apresenta-se a hipótese que fez surgir a necessidade do estudo, seus objetivos e suas limitações. » É considerado um elemento obrigatório. » IMPORTANTE: Somente a partir da introdução numera-se as páginas do trabalho. Utiliza-se algarismos arábicos, sendo que, a contagem das páginas inicia na folha de rosto.

Desenvolvimento Conclusão O corpo do trabalho onde o autor desenvolve o conteúdo do seu estudo. É a parte mais extensa do texto, podendo ter várias seções e subseções, que varia conforme a abordagem do tema e do método. Conclusão Onde se expõe o fechamento das idéias do estudo, são apresentados os resultados da pesquisa, e partindo da análise destes resultados, tiram-se as conclusões e se for necessário, as sugestões relativas ao estudo.

Margem das folhas As margens da folha devem permitir uma encadernação e uma reprodução corretas. Conforme ABNT (2011), as especificações para o anverso e verso da folha são as seguintes: Margem esquerda 3,0 cm Margem direita 2,0 cm Margem superior Margem inferior

Espaçamentos Texto(corpo do trabalho) Digitado em espaço 1,5. Citações com mais de 3 linhas Digitados em espaço simples. Legendas das ilustrações e tabelas Resumo em língua vernácula Resumo em língua estrangeira Título das seções Devem começar na margem superior da folha e ser separados do texto que os sucede por um espaço 1,5. Títulos das subseções Devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por um espaço 1,5. Notas de rodapé Natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros), objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros), nome da instituição a que é submetido e área de concentração Referências Digitados em espaço simples e separadas entre si por 1 espaço simples em branco

4.mpeg Referências

Referências – alguns casos Exemplo DVD Filme COLOR Purple. Direção e Produção: Steven Spielberg. Intérpretes: Woopi Golberg; Danny Glover; Adolph Laeser; Margaret Avery; Pae Dawn Chong. Roteiro: Menno Meyjes. Música: Quincy Jones. Los Angeles: Warner Brothers, 1999. 1 DVD (154 min), windescreen, color. Produzido por Warner Video Home. Baseado na história de Alice Walker. Versão do título em português: A cor púrpura. Artigo de jornal com autor MARIANI, Júlio. O Natal possível. Zero Hora, Porto Alegre, 8 dez. 2000. Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/jsp/parceiro.jsp?uf=1&local=1&DOMAIN=zh.licrbs.com.br &GIF=zhdigital.gif&COLOR=FFFFFF&DIR=zerohora>. Acesso em: 8 dez. 2000. 

Referências Artigo de revista científica TOUYZ, Rhian; SCHIFFRIN, Ernesto. Signal transduction mechanisms mediating the physiological and pathophysiological actions of angiotensin II in vascular smooth muscle cells. Pharmacological Reviews, Baltimore, v. 52, n. 4, Dec. 2000. Disponível em : <http://pharmrev.aspetjournals.org/cgi/content/full/52/4/639>. Acesso em: 26 dez. 2000.

Citações Citação é a menção de uma informação retirada de outra fonte, quer seja escrita ou oral, em qualquer suporte, para esclarecer, sustentar ou ilustrar o assunto em discussão. Citação direta É a reprodução literal do texto, ou parte dele, expresso por outro autor, devendo conservar-se a grafia e pontuação original. Deve-se informar o(s) autor(es), ano(s) e a(s) página(s) consultada(s). Existem dois tipos de citação direta: citação direta de até três linhas e citação direta com mais de três linhas.

Citação direta de até três linhas Deve iniciar e terminar por aspas duplas. A indicação da fonte da citação pode estar inserida no texto ou após a citação. Exemplo: Conforme Maximiano (2009, p. 103): “Riscos são eventos ou condições prováveis que comprometem a realização do projeto e a entrega do produto. Não há nenhum catálogo de riscos específicos que possam ocorrer em determinados tipos de projetos.” Se o texto original já contiver aspas duplas, substituí-las por aspas simples. A indicação da fonte da citação pode estar inserida no texto ou após a citação. Segundo Bonavides (2005, p. 275): ‘Estabelecendo originalíssima distinção entre normas primárias, que são os princípios, e normas secundárias, que são aquelas baseadas nos ‘princípios’, nos costumes e nas convenções.’

Citação direta com mais de três linhas Deve ser destacada com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor do que a utilizada no texto. Não se utilizam aspas. A indicação da fonte da citação pode estar inserida no texto ou após a citação. Dutra (2006, p. 64) destaca: O processo de movimentação das pessoas tem, portanto, grande influência na vida das organizações e das pessoas. A movimentação, apesar de sua importância, tem sido relegada por dirigentes e por teóricos a um segundo plano na discussão sobre gestão de pessoas. OU Destacamos estes aspectos no trecho abaixo: Como já vimos anteriormente ao pensarmos o desenvolvimento das pessoas como uma sucessão de níveis de complexidade e não mais como uma sucessão de cargos ou de escalada nos diferentes níveis decisórios da empresa, temos uma verdadeira revolução nos conceitos e na compreensão de como ocorre o processo de evolução profissional das pessoas na empresa moderna e na forma de pensarmos a sucessão. (DUTRA, 2006, p. 151).  

... Caso sejam utilizadas citações com notas de referência, a indicação da obra deve ser inserida no rodapé: De acordo com Wolton¹ Compreender o lugar e o papel da comunicação na sociedade significa analisar as relações entre as três características da comunicação: o sistema técnico, o modelo cultural dominante e o projeto que sustenta a organização econômica, técnica e jurídica do conjunto de tecnologias de comunicação.       _______________ ¹ WOLTON, Dominique. Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão. São Paulo: Ática,   1996. p. 15.

Citação indireta Citação de citação É a reprodução das idéias de outro autor, com redação própria, mantendo-se sua fidedignidade. Não se utilizam aspas para esse tipo de citação, nem a(s) página(s) de onde foi extraída a idéia. Exemplo: A bíblia começou a ser escrita no ano 1.000 a.C. e foi finalizada em 100 d.C., com a morte do último apóstolo, São João, levando aproximadamente 1.150 anos para ser concluída (GHELLER, 1997). Citação de citação   É a menção direta ou indireta, das idéias de determinado autor, das quais não se teve acesso ao documento original. Recomenda-se evitar este tipo de citação, utilizando-a somente em caso de total impossibilidade de consulta à sua fonte original.  

A indicação da fonte é feita pelo sobrenome do autor da obra citada (não consultada), ano, seguido da expressão latina apud ou citado por. Após, indica-se o sobrenome do autor da obra consultada, seguido do ano de publicação, precedido por vírgula. Quando for citação direta incluir a(s) página(s) após a data de publicação, precedida de vírgula. Exemplo: Segundo Marques e Ribeiro (2007 citados por OLIVEIRA, 2009), o Serviço de Atenção Médico-Sanitário da Suécia tem uma tradição de mais de cem anos.

Site para pesquisa acadêmica www.scirus.com – Portal americano de pesquisa hppt:/bdtd.ibicit.br - 1º Biblioteca digital brasileira Google acadêmico – Pesquisa que refina em artigos da google Domínio Público – Ligado ao Ministério da Educação Portal Capes – Centro de Aperfeiçoamento do Ensino Superior Bibliotecas digitais das universidades – UFSM, PUCRS, UFRGS, etc.

Projeto de pesquisa 2ª etapa Tema: O tema é o assunto que se deseja provar ou desenvolver. Independente de sua origem, o tema é, nessa fase, necessariamente ampla, precisando bem o assunto geral sobre o qual se deseja realizar a pesquisa. Do tema é feita a delimitação que deve ser dotada de um sujeito e um objeto. Já o título, acompanhado ou não por subtítulo, difere do tema. Enquanto este último sofre um processo de delimitação e especificação, para torná-lo viável à realização da pesquisa, o título sintetiza o conteúdo da mesma.

Objetivos Geral Específicos Está ligado a uma visão global e abrangente do tema. Relaciona-se com o conteúdo intrínseco, quer dos fenômenos e eventos, quer das idéias estudadas. Vincula-se diretamente à própria significação da tese proposta pelo projeto. Deve iniciar com um verbo de ação. Específicos Apresentam caráter mais concreto. Têm função intermediária e instrumental, permitindo de um lado, atingir o objetivo geral e, de outro, aplicar este a situações particulares.

Exemplos de objetivos solicitação: 1 geral e 4 específico Desenvolver um modelo científico de estúdio de produção em rádio, para ser utilizado como referencial básico para novas implantações e a readequação dos existentes em cursos de comunicação social, em instituições de ensino superior, visando a melhoria e otimização da organização do trabalho e usabilidade do sistema à aprendizagem. Especifico: a) formular, a partir de um estudo analítico, um referencial teórico-prático sobre as características estruturais, funcionais, morfológicas, diacrônicas e sincrônicas dos estúdios, principal e de gravações, utilizados por emissoras de radiodifusão profissionais; b) desenvolver uma metodologia aplicada à implantação de estúdios de produção em rádio em cursos de comunicação social;

Exemplos aplicáveis aos objetivos a) quando a pesquisa tem o objetivo de conhecer: Apontar, citar, classificar, conhecer, definir, descrever, identificar, reconhecer, relatar; b) quando a pesquisa tem o objetivo de compreender: Compreender, concluir, deduzir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, interpretar, localizar, reafirmar; c) quando a pesquisa tem o objetivo de aplicar: Desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar, otimizar, melhorar; d) quando a pesquisa tem o objetivo de analisar: Comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, examinar, investigar, provar, ensaiar, medir, testar, monitorar, experimentar; e) quando a pesquisa tem o objetivo de sintetizar: Compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, produzir, propor, reunir, sintetizar; f) quando a pesquisa tem o objetivo de avaliar: Argumentar, avaliar, contrastar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar.

Análise textual crítica (resenha) É um texto.... um tipo de redação informativo-referencial que se ocupa de reduzir um texto a suas idéias principais. Em princípio, a resenha é uma paráfrase e pode-se dizer que dela deve fazer parte comentários e que engloba duas fases: a compreensão do texto e a elaboração de um novo. A compreensão implica análise do texto e checagem das informações colhidas com aquilo que já se conhece, posicionando criticamente frente ao assunto. Solicitação: 2 páginas, no mínimo.

Texto base Características: Tamanho considerável para exploração técnica e subsídio de informações. Especialista reconhecido na temática escolhida do projeto. Exemplo: Religião Católica Apostólica Romana. Especialista: textos escritos pelo Papa Bento XVI. Dúvidas? hermann.melo@acad.pucrs.br