Escola Secundária Manuel Cargaleiro Trabalho realizado por: Joana Leal - nº 7 Rafaela Santos - nº9 Sofia Gonçalves -nº10 11ºH Nós Propomos: Cidadania e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária de Emídio Navarro
Advertisements

“NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA”
NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA Má Conservação das Estradas da Verdizela 11º H Ana Figueiredo nº1 Ana Tavares nº2 Catarina Sousa.
Escola Básica Secundária da Calheta Autores: André Amaro Hugo Santos Márcia Dutra.
ESCOLA SECUNDÁRIA ALBERTO SAMPAIO TRABALHO ELABORADO PELAS ALUNAS:  Andreia Gonçalves  Francisca Costa  Inês Reigoto  Lídia Viana  Mariana Prata Uma.
Recuperação da Mata de S. Sebastião
TRABALHO REALIZADO POR: ANA PAULA ALMEIDA, Nº4 BRUNO HORTA, Nº5 INÊS MOREIRA, Nº16 LEONARDO FELGUEIRAS, Nº21 LUÍS OLIVEIRA, Nº22 11ºG.
Reabilitação da Rua de Santa Marta - Lisboa
Desajustamento de horários e percursos da carreira 254 da TST nas deslocações pendulares entre áreas de residência e escola 11º ano, turma F Ana Alves.
PROJECTO “NÓS PROPOMOS”
Projeto “Nós Propomos”
Escola Secundária Emídio Navarro - Viseu Trabalho Realizado por: - Jimmy Silva nº9; - Mafalda Costa nº12; - Pedro Formoso nº18; - Rafael Ramos nº20.
8º Ano | Formação Cívica | EB23 Aires Barbosa | Ano Lectivo 2008/2009 Agrupamento de Escolas de Esgueira Escola EB 2/3 Aires Barbosa Inquérito realizado.
Trabalho realizado por: -Ana Rafaela Cruz nº2 -Sónia Rodrigues nº22 -Tânia Cruz nº23 11ºL Escola Secundária de Emídio Navarro - Viseu.
Projecto “Nós Propomos” Comércio de Rua – R. Padre António Vieira Trabalho Realizado pelos alunos do 11ºI: André Cunha nº4 Inês Almeida nº18.
O problema do estacionamento da Rua Vítor Bastos - Campolide -Lisboa
Criação de uma escola de artes Low Cost em Viseu
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora E SCOLA S ECUNDÁRIA A NDRÉ DE G.
Catarina Pica Emanuel Tavares João Simões Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária.
PROJETO NÓS PROPOMOS | Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica Agrupamento de Escolas de Carvalhos Curso de Línguas e Humanidades.
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
Projeto Nós Propomos! Cidadania Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica – Agrupamento Nº 4 de Évora ESCOLA SECUNDÁRIA ANDRÉ DE GOUVEIA.
Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica
PROJETO NÓS PROPOMOS | Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica Agrupamento de Escolas de Carvalhos Curso de Línguas e Humanidades.
11I Flávio de Freitas Luís Guimarães Mariana Gonçalves Marina Ribeiro Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação em Educação Geográfica- 2014/2015.
Fig. 1- Fonte: Grupo Docente: Professora Maria João Vieira Disciplina:
Dornelas : Problemas de Acessibilidade Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºD Alunos: Alexandra Matos, nº1; Inês Almeida, nº14,;Inês Silva, nº17; Pedro.
Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Cooperativo da Benedita Estrada Nacional 8/6 4 de.
11º8 - Geografia A Professor Luís Gomes Projecto desenvolvido por: Beatriz Delgado, nº4 Leonor Evangelista, nº17 Rita Soromenho Sequeira, nº25 Sofia Velosa.
Rua Saraiva de Carvalho -Lisboa-
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Parque Infante D. Fernando.
Reabilitação da Ribeira do Abrunhal Escola Secundária Emídio Navarro – 11ºE Alunos Bruno Soares, nº5 Diogo Ferreira, nº10 Inês Costa, nº15 Jacqueline Licausi,
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Cooperativo da Benedita Pequenos Espaços verdes de.
Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/2015 “Espaços verdes, dinamização e preservação“ Ana Alves, Ana Mendes,
Alunos: Ana Sofia Gomes nº4 Gonçalo Teixeira, nº11 José Ribeiro, nº 15
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Cheias em ambiente urbano: Rua Prior do Crato - Lisboa
Redes de transporte - Os transportes públicos de Faro Débora Nunes Nº4 Inês Santos Nº10 Rafaela Seromenho Nº21 Tomas Figueira Nº23 11ºA Ano letivo: 2014/2015.
Incêndios em Lisboa “Nós Propomos!”Cidadania, sustentabilidade e inovação na educação geográfica 2014/15 Geografia A-11º Trabalho realizado por: Ana Faria.
Requalificação da Praça Angra do Heroísmo
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Projeto Nós Propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/2015 Geografia A Escola Secundária D. Inês de Castro – Alcobaça.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Fernão do Pó Mobilar a Mata Municipal.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas Transportes Escolares.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária das Taipas Falta de iluminação na freguesia.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária das Caldas das Taipas Escola primária abandonada.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Colégio de Santa Doroteia Zonas abandonadas, Falta de espaços.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Agrupamento de Escolas Baixa Chiado Escola Básica e Secundária.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Alcochete Rua Circular à Escola Secundária.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Cooperativo da Benedita Ciclovias e passeio pedonal.
Projeto Nós Propomos! “Cidadania e inovação na educação geográfica” 2013/2014 Onde vivemos as nossas preocupações Reabilitação de um espaço degradado Trabalho.
Trabalho realizado por: Catarina Nunes, n.º 6 Inês Roque, n.º 15 Inês Baptista, n.º 16 Mariana Nunes, n.º 19 Susana Taveira, n.º º3H.
Agrupamento de Escolas Ibn Mucana 2013/2014 Trabalho realizado por: Afonso Santos nº 1 11ºC David Soares de Albergaria nº 8 11ºC Tomás Gaidão nº 23 11ºC.
4 Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária das Caldas das Taipas Circulação na rua.
PROJETO “NÓS PROPOMOS” CIDADANIA, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA 2014/15 ÂNGELO TAVARES, GONÇALO MARQUES, GONÇALO ALMEIDA, SÍLVIA MOREIRA,
Reabilitação da Azinhaga das Carmelitas Escola Secundária de Vergílio Ferreira Disciplina: Geografia Trabalho realizado por: Beatriz Louro nº6 11º9ª Beatriz.
PASSEIO PARA: - usp - museu de zoologia - parque do Ibirapuera
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Externato Cooperativo da Benedita Transformação de escola desativada.
Projeto Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/16 Escola Secundária Manuel Cargaleiro António Santos, Hugo Lúcio, João Antunes,
REQUALIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS DE RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Trabalho realizado por: Emanuel Lemos 11ºF nº6 Pedro Ferreira 11ºF nº13 Tiago Silva.
Projeto Nós propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica 2015/16.
Escola Secundária Manuel Cargaleiro Professora: Fátima Veríssimo Trabalho elaborado por 11º G Alexandra Leal Mariana Madureira Pedro Costa Rita Ferreira.
  Melhoria da Eficácia dos transportes rodoviários” Escola Secundária Manuel Cargaleiro Geografia A Cesaltino Neto nº 6 André Pires nº 3 11º.
Desajustamento de horários e percursos da carreira 254 da TST nas deslocações pendulares entre áreas de residência e escola 11º ano, turma F Ana Alves.
Escola Secundária Manuel Cargaleiro
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária Manuel Cargaleiro Implementação de uma.
Transcrição da apresentação:

Escola Secundária Manuel Cargaleiro Trabalho realizado por: Joana Leal - nº 7 Rafaela Santos - nº9 Sofia Gonçalves -nº10 11ºH Nós Propomos: Cidadania e Inovação na Educação Geográfica Mau estado de conservação das paragens de autocarro Fernão Ferro e Redondos

Identificação do problema O problema que encontrámos foi o mau estado das paragens na localidade de Fernão Ferro/Redondos. Este é um problema que nos afecta diretamente e também à população que anda de transportes públicos. As paragens são usadas diariamente, por diversas pessoas e por isso necessitam de manutenção, o que não acontece nesta localidade. Esta degradação das paragens provoca imensos transtornos a quem anda de transportes públicos, pois não usufruem de um serviço de qualidade. Ano Letivo 2013/2014 Escola Secundária Manuel Cargaleiro Ano Letivo 2013/2014

Identificação da área Ano Letivo 2013/2014 Escola Secundária Manuel CargaleiroLocaliza-se: Distrito: Setúbal Concelho: Seixal

Caracterização e delimitação da área Fernão Ferro, pela sua situação geográfica, começou nos finais dos anos 60 a sofrer um processo de loteamento, inicialmente clandestino e pouco depois, em 1969, autorizado pela Câmara Municipal do Seixal. As construções de génese ilegal fizeram com que os passeios não fossem todos iguais, o que vai dificultar a construção de novas paragens. Ano Letivo 2013/2014 Escola Secundária Manuel Cargaleiro

Algumas das paragens que se encontram em mau estado… Escola Secundária Manuel Cargaleiro Ano Letivo 2013/2014

“Costuma deslocar-se a Fernão Ferro ou Redondos frequentemente?” Caracterização do Problema Escola Secundária Manuel Cargaleiro Ano Letivo 2013/2014 Sim Não 4 pessoas 13 % 26 pessoas 87 % “As paragens (abrigo) de tomada estão em bom estado?” Sim Não 23 pessoas 85 % 4 pessoas 25 % “Que meios utiliza para se deslocar?” A Pé - 7 pessoas (14 %) Carro – 14 pessoas (29 %) Autocarro – 26 pessoas (53%) Táxi – 2 pessoas (4 %) Outro – 0 pessoas (o %) Gráficos do Inquérito :

“Importava-se de andar 50 metros (no máximo) para ir para a paragem de tomada?” Escola Secundária Manuel Cargaleiro Ano Letivo 2013/2014 “Considera as paragens (abrigos) de tomada úteis no inverno?” “O serviço é de qualidade?” 15 pessoas 56 % 12 pessoas 44 % Sim Não Sim 23 pessoas 85 % 4 pessoas 15 % 13 pessoas 48 % 14 pessoas 52 %

Análise dos inquéritos A maior parte dos 30 inquiridos são do sexo feminino (cerca de 60%), deslocam-se habitualmente a Fernão Ferro/Redondos e o meio de transporte que mais usam é o autocarro. Mais de 50% dos inquiridos acham que o serviço é de qualidade, no entanto, acham também que as paragens de tomada não estão em bom estado. Para a maior parte as paragens não são úteis no inverno e não se importavam de andar 50 metros(no máximo)para ir para o abrigo. Com isto, concluímos que os inquiridos sentem o mesmo problema que nós, acham que as paragens não estão em bom estado e que deviam de ser melhoradas. Escola Secundária Manuel Cargaleiro Ano Letivo 2013/2014

Plano Diretor Municipal - PDM O conceito de ordenamento do território implícito no PDM do Seixal tem como objetivo criar uma rede urbana hierarquizada que garanta um desenvolvimento local equilibrado e qualidade ambiental através de uma adequada estrutura do uso do solo. Nesse sentido, foram estabelecidos os objetivos para o PDM do Seixal. Escola Secundária Manuel Cargaleiro Ano Letivo 2013/2014

Escola Secundária Manuel Cargaleiro Propostas Legenda (fig.1): Figura 1 - Local onde poderia existir abrigo - Abrigo que necessita de manutenção Estes abrigos oferecem mais segurança e respondem com mais qualidade ás necessidades da população

FIM Escola Secundária Manuel Cargaleiro Ano Letivo 2013/2014