ECOLOGIA GERAL Módulo I.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Ecologia
Advertisements

~ , `.
ECOLOGIA Por Domingos A. Lammoglia.
Ecologia Conceitos básicos, cadeias e teias alimentares, fluxo de matéria e energia no ecossistema.
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
Características gerais dos seres vivos
Ecologia.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
Ecologia Níveis de organização: Conceitos Ecológicos:
~ , `.
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS
Gestão Ambiental Aplicada
ECOLOGIA Conceitos Fundamentais.
Conceitos em Ecologia e Ecossistemas
BIOLOGIA PROFª SIRLENE
Ecologia.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
ECOLOGIA I.
Ecossistemas.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
Ecologia: definição OIKOS – Casa LOGOS –Estudo
Profa. Maria Paula 3ª Série EM 2011 INTERAÇÕES DA VIDA.
Profª Lucia Helena Amim
Curso de Pedagogia 2º Período Prof. M. Sc
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Realizado por: Ricardo Francisco.
O corpo humano Níveis de organização
Meio Ambiente e Edificações
Características dos seres vivos
Palestra Meio Ambiente.
Organização dos Ambientes Colégio Idesa – Prof.Rita
1º ano BIOLOGIA CAROL 2010.
ECOLOGIA Conceitos básicos.
Professor: Cícero Matos
Revisão Avaliação Mensal de Ciências
INTERAÇÕES DA VIDA Profa. Maria Paula
DINÂMICA POPULACIONAL
Introdução ao Estudo de Ecologia
ECOLOGIA.
ORGANIZAÇÃO GERAL DOS AMBIENTES
Ecologia.
MEIO AMBIENTE E ECOLOGIA
ECOLOGIA Conceitos Fundamentais.
Aula 01 e 02 – Introdução à Ecologia
CONCEITOS ECOLÓGICOS Conceito Ecológicos.
O que é Ecologia? É o estudo das relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente em que vivem.
ECOLOGIA E BOTÂNICA Prof. Virgínia.
Ecologia geral.
Cap. 1 O que a Ecologia estuda Professora: Alexsandra Ribeiro
Profª Adriana Braz Moreira
~ , `.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo 3ª B
Estudo das relações entre os seres vivos e seu ambiente.
Ciências Naturais – 8.º ano
ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Profª Coordenadora: Selma Maria de Araujo
Professora: Carla Bertechini Faria
ECOLOGIA Colégio Ari de Sá Biologia 2 Prof. Felipe Ribeiro
Parte I = Introdução à ecologia
Ecologia de Populações e Comunidades Marcelo Paes Aula 05 – Ecologia de Comunidades.
FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA
Ecologia.
COLÉGIO SÃO JOSÉ 6º ANO CIÊNCIAS PROFESSORA VANESCA 2016.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
Ser Vivo É aquele que tem material genético( Dna ou Rna)
Transcrição da apresentação:

ECOLOGIA GERAL Módulo I

O QUE É ECOLOGIA? 1. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente (Haeckel, 1866) 2. Ciência que estuda a estrutura e funcionamento da Natureza, considerando que a humanidade é uma parte dela (Odum, 1972)

ECOLOGIA 3. Ciência que estuda a economia da natureza (Oíkos + Nomos) (Haeckel) 4. A ecologia é a ciência da sinfonia da vida, é a ciência da sobrevivência (Lutzenberger)

ECOLOGIA 5. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como as suas recíprocas influências (Atlas do Meio Ambiente do Brasil, 1994) 6. E o seu conceito?

O QUE É MEIO AMBIENTE ? Conjunto de condições que afetam a existência, desenvolvimento e bem-estar dos seres vivos, incluindo não apenas o lugar no espaço, mas todas as condições físicas, químicas e biológicas (ambientes naturais e artificiais) (Atlas do Meio Ambiente do Brasil, 1994)

O MEIO AMBIENTE

O MEIO AMBIENTE Conjunto de condições físicas, químicas e biológicas que cercam o ser vivo, resultando num conjunto de limitações e possibilidades para uma dada espécie O meio ambiente é sempre o conjunto de possibilidades físicas, químicas e biológicas para cada espécie de uma comunidade O meio ambiente é heterogêneo e continua variando de um local para outro

MEIO AMBIENTE HABITAT - área física/geográfica onde se encontra o ser vivo = endereço. NICHO ECOLÓGICO - conjunto de atividades desenvolvidas pelos seres vivos para satisfação das suas necessidades básicas = profissão. POTENCIAL BIÓTICO X RESISTÊNCIA AMBIENTAL

Uma nova visão terrestre

HABITAT E NICHO ECOLÓGICO HABITAT - área física/geográfica (endereço) onde se encontra o ser vivo. É o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis ao desenvolvimento de suas necessidades básicas. No habitat, as condições ambientais atingem o ponto ótimo para o desenvolvimento de uma determinada espécie. NICHO ECOLÓGICO - conjunto de atividades desenvolvidas (profissão) pelos seres vivos para a satisfação das suas necessidades básicas. 1. Nicho ecológico é o espaço físico ocupado pelo organismo (nicho espacial), seu desempenho funcional na comunidade ou posição trófica (nicho trófico) e sua posição perante os gradientes ambientais (nicho de hipervolume). Há quem considere nicho ecológico sinônimo de habitat (Carvalho, B. A., 1981. Glossário de Saneamento e Ecologia). 2. Combinação apropriada de condições para uma espécie prosperar (The concise oxford dictionary, 1982). Este conceito é interpretado de várias maneiras pelos ecologistas. Quando o empregamos como sinônimo de habitat, desejamos interpretá-lo como o volume no espaço onde estão reunidas todas as condições ambientais sob as quais uma espécie pode existir e reproduzir-se (Carvalho, B. A., 1980. Ecologia Aplicada ao Saneamento Ambiental). 3. Papel ecológico de uma espécie na comunidade. Os muitos intervalos de variação das condições e qualidades de recursos nos quais o organismo ou a espécie convive. Frequentemente concebido como um espaço multidimensional. Por exemplo, o nicho ecológico da cutia inclui: sua alimentação, seu período de atividade (noturno), seus inimigos naturais, seu hábito de dormir em tocas e as condições abióticas do meio onde vive (Lima-e-Silva, et al. 1999. Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais).

POTENCIAL BIÓTICO E RESISTÊNCIA AMBIENTAL Potencial biótico é a capacidade que possuem os organismos de reproduzir-se sob condições ótimas; Resistência ambiental compreende todos os fatores que se opõem ao desenvolvimento do potencial biótico.

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO protoplasma célula tecido  órgão aparelho  organismo POPULAÇÃO COMUNIDADE ECOSSISTEMA BIOSFERA POPULAÇÃO - conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que ocupa uma determinada área; COMUNIDADE - conjunto de populações que interagem de forma organizada, vivendo numa mesma área; ECOSSISTEMA - conjunto resultante da interação entre a comunidade e o ambiente inerte; BIOSFERA - sistema que inclui todos os seres vivos da Terra, interagindo com o ambiente físico como um todo. Espécie: Categoria da classificação biológica subordinada imediatamente ao gênero ou subgênero. A menor população natural considerada suficientemente diferente de todas as outras para merecer um nome e da qual se assume ou se prova que permanecerá diferente apesar de eventuais intercruzamentos com espécies aparentadas (Glossário de Saneamento e Ecologia). Unidade básica de classificação da vida compreendendo uma população ou série de populações de organismos similares e intimamente aparentados (Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais). Grupo de seres vivos subordinado à classificação Gênero e que tem membros que podem entrecruzar e que diferem apenas em mínimos detalhes.

ESQUEMA DOS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO

Ecologismo O ecologismo é uma ideologia política surgida a partir do questionamento sobre o esgotamento dos recursos naturais e o futuro da vida no planeta. O ecologismo pressupõe um olhar ecocêntrico para pensar as políticas públicas. O diálogo entre a ecologia e a política não é recente. O primeiro partido ecologista do mundo surgiu na Nova Zelândia em 1976, mas foi na década de 1980, principalmente com os Verdes da Alemanha Ocidental, que o movimento ganhou força e notoriedade.

Manchete de uma matéria publicada pelo portal : www.oeco.com.br/reportagens Andreia Fanzeres    20/07/2009, 14:29 Cada qual com sua deficiência, União, estados e municípios são lentos ao esclarecer estratégia para trabalhar em conjunto na área ambiental. Cidadãos ficam perdidos e sem serviços. Cidadania ameaçada por confusão ambiental

EXERCÍCIO Comentar a manchete do portal.

Para a próxima aula Pesquisar o conceito de ecologia Pesquisar o conceito de Meio Ambiente