Alberto B. Raposo abraposo@tecgraf.puc-rio.br INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Raytracing (resumo) POVRAY – Persistence of Vision Raytracer Alberto.

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Transcrição da apresentação:

Alberto B. Raposo abraposo@tecgraf.puc-rio.br INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Raytracing (resumo) POVRAY – Persistence of Vision Raytracer Alberto B. Raposo abraposo@tecgraf.puc-rio.br http://www.tecgraf.puc-rio.br/~abraposo/INF1366 Alberto Raposo – PUC-Rio

Superfície de Revolução (POVRAY) #include "colors.inc" #include "golds.inc" camera { location <10, 15, -20> look_at <0, 5, 0> angle 45 } background { color rgb<0.2, 0.4, 0.8> } light_source { <100, 100, -100> color rgb 1 } plane { y, 0 pigment { checker color Red, color Green scale 10 } sor { 8, <0.0, -0.5>, <3.0, 0.0>, <1.0, 0.2>, <0.5, 0.4>, <0.5, 4.0>, <1.0, 5.0>, <3.0, 10.0>, <4.0, 11.0> open texture { T_Gold_1B } Alberto Raposo – PUC-Rio

POVRAY http://www.povray.org Alberto Raposo – PUC-Rio

Arquivo de Entrada – POVRAY - Exemplo camera { location <0, 5, -5> look_at <0, 1, 0> } light_source { <2, 4, -3> color rgb <1.0, 1.0, 0.5> } light_source { <-2, -4, -3> color rgb <0.0, 1.0, 0.0> } background {color rgb<0. 0. 0.2>} sphere { <-3, 0, 2>, 1.5 pigment { color rgb <0.8 0.3 0.9> } finish { ambient 0.8 diffuse 0.5 phong 0.35 phong_size 1.0 reflection { 0.7 } sphere { <0, -5, 3>, 3.5 pigment { color rgb <1. 0.8 0.4> } finish { ambient 0.7 diffuse 0.8 phong 0.1 phong_size 10.0 reflection { 0.1 } } <7, -4, 9>, 2.5 pigment { color rgb <0. 1. 0.86> } ambient 0.6 diffuse 0.2 phong 0.6 phong_size 20.0 reflection { 0.3 } Alberto Raposo – PUC-Rio

Arquivo de Entrada – POVRAY - Exemplo Alberto Raposo – PUC-Rio

Exemplos de obras com POVRAY: Alberto Raposo – PUC-Rio "Warm Up" © Norbert Kern (2001)

Exemplos de obras com POVRAY: Alberto Raposo – PUC-Rio "Office" © Jaime Vives Piqueres (2004)

Exemplos de obras com POVRAY: Alberto Raposo – PUC-Rio "The Prisoners" © Gilles Tran (2000)

Exemplos de obras com POVRAY: "Alchemists Laboratory" © Jaime Vives Piqueres (2001) http://www.povray.org/ Alberto Raposo – PUC-Rio

Ray Tracing / Ray Casting Como computar a irradiação de um raio de luz? Angel Figure 6.2 D. Brogan Univ. of Virginia Alberto Raposo – PUC-Rio

Raios através do plano de visualização Ray Casting Forma mais simples de Ray Tracing Raios através do plano de visualização Plano de visualização Posição do observador D. Brogan Univ. of Virginia Alberto Raposo – PUC-Rio

Ray Casting Para cada amostra (pixel)… Construa raio da posição do observador através do plano de visualização feito no sentido contrário: do olho para fonte de luz. Assim, só calculamos os raios que geram alguma coisa visível Encontre a primeira superfície que o raio intercepta Calcule a cor baseada no modelo de iluminação (ex., Phong) D. Brogan Univ. of Virginia Alberto Raposo – PUC-Rio

Amostras no plano de visualização Ray Casting Raios através do plano de visualização Amostras no plano de visualização Posição do olho D. Brogan Univ. of Virginia Alberto Raposo – PUC-Rio

POVRAY vs VRML POVRAY: VRML/X3D: Imagem Foto-realismo Interação / Animação Tempo-real Alberto Raposo – PUC-Rio

Alberto B. Raposo abraposo@tecgraf.puc-rio.br INF 1366 – Computação Gráfica Interativa Raytracing (resumo) POVRAY – Persistence of Vision Raytracer Alberto B. Raposo abraposo@tecgraf.puc-rio.br http://www.tecgraf.puc-rio.br/~abraposo/INF1366 Alberto Raposo – PUC-Rio