Algas e Protozoários.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Circulação de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas
Advertisements

Algas AULA 06 Prof. Fabiano.
REINO PROTISTA Protozoa – unicelulares, heterótrofos, sem parede celular – protozoários. Protófitos – unicelulares ou pluricelulares, clorofilados (autótrofos.
Disciplina de Biologia Profª: Marcia Conceição
BIOLOGIA Euglenóides Dinoflagelados Ciliados Diatomáceas Apicomplexas
Algas Protistas Prof.ª Anabelle B.de Paiva CEFET/SC.
REINO PROTISTA características gerais REINO PROTISTA
Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário.
Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário.
REINO MONERA Seres vivos procarióticos; unicelulares; autótrofos ou heterótrofos. Representado por Arqueas (espécies que habitam ambientes com condições.
Reino Protoctista Algas Protozoários Ulva fasciata Radiolário.
Algas.
Reino Protista Algas não azuis 1 adalberto.
Unicelulares eucariontes ou Pluricelulares
Algas e Protozoários.
Algas e Protozoários.
Algas e Protozoários.
Algas e Protozoários.
ALGAS Algas verdes (Clorófitas). Possuem clorofila.
REINO PROTOCTISTA.
Reino Protoctista Algas Protozoários.
PROTOZOÁRIOS PROF. VÍCTOR PESSOA.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
REVISÃO PROVA MENSAL – (2º Bimestre) 7°ANO
capítulo 7 Reino PROTOCTISTA
DIVERSIDADE DE VIDA: PRIMEIRAS FORMAS DE VIDA II
Como é que a matéria chega às células?
Protistas: Protozoários e algas unicelulares eucariontes
Biologia parasitária.
As bactérias.
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Cap.11 - Protozoários Professor Samuel Bitu Biologia 2.
1ª Série Professora: Alexsandra Ribeiro
Ciências Cap. 5 – Protistas e fungos Prof.: Samuel Bitu.
Professora Fernanda Landim
. Algumas bactérias podem ainda apresentar moléculas de material genético independentes do nucleóide, denominados de plasmídeos. Os representantes típicos.
Professor Antônio Ruas :
Fotossíntese.
INTRODUÇÃO À MICOLOGIA
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Protozoários e Protozooses
Professora: Rosana Moraes e Emanuelle Grace
Reino Protista.
Ciências Profª. Natália Gaertner
Algas e Protozoários Reino Protista.
REVISÃO PROVA MENSAL – (2º Bimestre) - 7°ANO
DIVERSIDADE DE PROTOZOÁRIOS
Algas e Protozoários.
Reino Protista Ana Catarina nº4 11ºF Bárbara Ferreira nº31 11ºF Daniela Santos nº11 11ºF.
Professora Luciana Guerim
Prof. Vasco Acesse: vascobio.net
Pitágoras Algas Eucariontes
ALGAS.
- Apresentam as mais variadas formas.
Fotossíntese 6º ano.
Algas Algas.
Professora: Rosana Moraes
Morfologia e ultra-estrutura de protozoários
REINO PROTOCTISTA ALGAS E PROTOZOÁRIOS.
Morfologia e ultra-estrutura de algas
Reino Protoctista.
Os primeiros eucariotos
REINO PROTISTA.
Disciplina de Biologia
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Classificação dos Seres Vivos
Reinos e Domínios . Em 1969 Robert Whittaker agrupou os seres vivos em 5 reinos: Monera Protista Fungi Plantae ou Metaphyta Animalia ou Metazoa . Recentemente.
Características gerais dos seres vivos
Reino Fungi INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, IP DELEGAÇÃO REGIONAL DO NORTE CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE VIANA DO CASTELO.
Prof. Reginaldo Rossi Colégio Einstein Colégio Einstein Prof. Reginaldo Rossi.
Transcrição da apresentação:

Algas e Protozoários

Diversidade dos microrganismos eucarióticos Fungos Algas Protozoários

As algas Compreendem vários grupos de seres vivos aquáticos e autotróficos (fotossintetizantes). A maioria das algas são microscópicas. Algumas são macroscópicas. Algas marinhas podem atingir mais de 30 m. Não possuem verdadeiras raízes, caules ou folhas.

As algas constituem um grupo filogeneticamente heterogêneo

Metabolismo energético e polímeros de reserva As algas contém clorofila e realizam a fotossíntese, razão para serem semelhantes às plantas. Fotossíntese: 6 CO2 + 12 H2O  energia luminosa C6H12O6 + 6 H2O + 6 O2 Algumas algas também realizam a fotossíntese sem a produção de O2 Fotossíntese anoxigênica: 6 CO2 + 12 H2S  energia luminosa C6H12O6 + 6 H2O + 12 S (Também realizada pela maioria dos procariotos fotossintéticos) Resultado importante: acúmulo de matéria orgânica no ambiente

Meios de cultivo: CO2, água e vários sais Entretanto: Algumas podem crescer na ausência de luz (quimiorganotrofia): - Ex: o acetato pode ser utilizado como fonte de carbono e energia. Outras podem assimilar compostos orgânicos simples na presença de luz (fotoeterotrofia).

Uma das principais características de classificação das algas corresponde ao polímero de reserva, como resultado da fotossíntese.

Parede celular das algas Apresentam grande diversidade na estrutura e composição química: Fibrilas de celulose Reforço de carbonato de cálcio (“algas calcáreas”) Polissacarídeos e ácidos orgânicos Sílica nas diatomáceas (melhores fósseis de algas, 200 milhões de anos) Ausente nas euglenóides Contém poros que permitem apenas a passagem de pequenas moléculas (para o metabolismo e crescimento) Não são possíveis atividades fagocitárias, distinguindo-se nesse aspecto dos protozoários.

As algas são abundantes em hábitats aquáticos Oceanos Rios e lagos Tanques artificiais Poças de água São também comuns nos solos e em rochas em associação com fungos (líquens) Em diversas situações, os líquens são seres pioneiros em uma sucessão ecológica, pois conseguem colonizar ambientes com poucos recursos nutritivos. Liberam substâncias corrosivas no ambiente, resultando na degradação das rochas, e iniciando a formação de um solo.

Diversidade - Podem ser unicelulares e coloniais - Quando os agregados são lineares: filamentosa Scenedesmus: pacotes de 4 células Micrasterias: célula única Volvox: colônias Spirogyra: filamentosa

Antenas para captação da luz As algas contém clorofila coloração verde. Outras algas comuns exibem coloração vermelha ou marrom devido à presença também de outros pigmentos, tais como a xantofila, mascarando a coloração verde. Contém um ou mais cloroplastos em cada célula Spirogyra Polysiphonia

Mobilidade Algumas algas são móveis, em geral pela ação de flagelos. Algas não apresentam cílios Euglena

Algas tóxicas Dinoflagelados tóxicos (do grego dinos = rodopiante) Também chamadas de Pirófitas (“alga de fogo”) Podem originar densas suspensões denominadas florescimentos, de coloração vermelha (marés vermelhas) A toxicidade é decorrente de uma potente neurotoxina (algas do gênero Alexandrium) Águas costeiras, mornas e geralmente poluídas

- Pfiesteria é outro gênero de dinoflagelado tóxico Os esporos tóxicos infectam peixes e as neurotoxinas destroem a pele dos animais infectados possibilitando o desenvolvimento de patógenos bacterianos.

São conhecidos mais de 20 diferentes estágios no ciclo de vida de Pfiesteria, mas somente o de esporos tóxicos é capaz de provocar a doença. Evidências sugerem que o peixe desencadeia o desenvolvimento do estágio tóxico. Obs: em 1991 mais de 1 bilhão de peixes foram mortos devido ao surto dessa alga no Estuário Nuese, na Carolina do Norte.

Importância das algas para o homem Além da importância ecológica das algas, elas apresentam grande participação em atividades industriais e econômicas para o homem: São utilizadas como matéria-prima para a produção de espessantes (algina, utilizada na indústria alimentar e de cosméticos); Na produção de medicamentos e indústria farmacêutica; Solidificante para meio de cultura de fungos e bactérias (a partir das algas Rodofíceas, obtém-se o Ágar); Na indústria de tintas e filtros (a partir das Crisofíceas Diatomíceas, que produzem um esqueleto silicoso). A produção de microalgas é um dos pontos críticos na aqüicultura, representando de 50% do custo total da produção de sementes de ostra.

Ecotecnologias Estudos mostram que utilizando algas com 50% da massa seca em óleo, somente 0,3% da área cultivada dos EUA seriam necessárias para produzir todo o biodísel gasto em transporte.

http://www.greenfuelonline.com/

Os Protozoários São microrganismos eucarióticos desprovidos de parede celular. Geralmente sem coloração e com mobilidade. Distinguem-se: - Dos procariotos por sua natureza eucariótica e tamanho geralmente maior. - Das algas por serem desprovidos de clorofila - Das leveduras pela mobilidade e ausência de parede celular - Dos bolores limosos pela incapacidade de formar corpos de frutificação. São filogeneticamente diversos, estando presentes em várias linhagens da árvore de Eukarya

Os protozoários estão presentes em diversas linhagens

Protozoários típicos Tradicionalmente ,quatro grupos de protozoários foram reconhecidos conforme seus meios locomotores: amebas, ciliados, flagelados e formadores de esporos. Cada célula é um organismo completo Entamoeba Paramecium Segundo a OMS, a malária mata uma criança africana a cada 30 segundos Trichomonas Plasmodium

Protozoários: generalidades São encontrados em diversos hábitats de água doce e marinha Vários são parasitas de animais, inclusive do homem Outros crescem no solo e árvores Os protozoários de vida livre são encontrados em todos os níveis da cadeia alimentar. São encontrados no estômago de ruminantes onde participam da digestão dos nutrientes. Muitos flagelados apresentam pigmentos fotossintetizantes e participam da produção primária (matéria orgânica) dos ambientes aquáticos.

generalidades Os protozoários amebóides, ciliados e flagelados ingerem partículas ou outros organismos (heterótrofos), participando do processo de reciclagem de substâncias do ambiente. Relações mutualística e comensais também ocorrem com protozoários amebóides e flagelados. Ex. cupim e protozoário ruminantes e protozoários Os protozoários formadores de esporos vivem exclusivamente associados, em relação parasitária com diversos animais. - Condições para cultivo: pH 6-8, oxigênio e nutrientes complexos Ex: emulsões de tecidos cerebrais, soro fetal de vitelo, infusão de fígado, caldo nutriente + bactérias. Apesar disso, muitos não são cultivados in vitro.

Nutrição A maioria nutre-se pela ingestão, geralmente de outras células (fagocitose) http://www.youtube.com/watch?v=qJbKhGJFIG4

Principais grupos de protozoários

Mastigophora: os flagelados São móveis pela ação do flagelo Muitos são de vida livre Outros são parasitas e/ou patogênicos Os mais importantes são os tripanossomas Doença de Chagas, é uma infecção causada Trypanosoma cruzi, e transmitida por insetos.

Euglenóides: flagelados fototróficos Flagelados contendo cloroplastos (algas): permite o crescimento fotossintético Na ausência de luz são capazes de crescer utilizando matéria orgânica (fonte de C e energia), tornando-se indistinguíveis dos demais protozoários. Não são patogênicos. As algas euglenóides na ausência são consideradas como protozoários.

Sarcodina: as amebas Locomoção por movimento amebóide Em geral, alimentam-se de bactérias, algas, rotíferos e outros protozoários. Diversas amebas são parasitas de humanos e outros vertebrados. Ex: Entamoeba histolityca (cavidades da boca e trato intestinal, provoca ulcerações)

Ciliospora: os ciliados Durante algum estágio da vida apresenta cílios O mais conhecido e de maior distribuição é do gênero Paramecium - Alimenta-se de microrganismos como bactérias, algas e leveduras

Apicomplexa (esporozoários) São protozoários parasitas obrigatórios. Não formam esporos verdadeiros como os de fungos,mas sim uma estrutura análoga, relacionada com sua transmissão. O alimento é absorvido na forma solúvel, como nas bactérias. A malária é uma doença infecciosa causada por esporozoários do gênero Plasmodium, transmitidos pela picada do mosquito Anopheles. A malária mata 3 milhões de pessoas por ano, velocidade só comparável à da SIDA. Provoca a destruição maciça das hemácias