Oficina de Blogs nas Escolas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

COMO CRIAR E ADMINISTRAR UM BLOG.
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Capítulo II - Alfabetização e letramento digital -Carla Viana Coscarelli – páginas 25 a 40. COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital:
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Prof. João Victor Oliveira
Blogar pra que? GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NTE-BENEVIDES.
AÇÕES DO NTE. Aluno Integrado FORMAÇÃO DE TUTORES.

CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Fundação Roberto Marinho
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
EMEF “PROFª CAROLINA RENNÓ RIBEIRO DE OLIVEIRA”
Mapa Mural da Sustentabilidade
Aprendendo a fazer BLOG
COMUNIDADE VIRTUAL PRÓ-MENINO ENTRANDO EM UMA COMUNIDADE ABERTA.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Blog e Educação.
Fundamentação Teórica
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa e História Área: Linguagens, códigos e tecnologias Início: Março Término: Dezembro Título: MEMÓRIAS DE NOVA ANDRADINA Temática:
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
Oficina 09 Professores da STE : Edilson/Luciene
Curso de Capacitação Docente
A Escola e as Mudanças Sociais
MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Eu partilho… Blogs Fernando João Fernandes Oliveira Martins
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
Introdução INTRODUÇÃO
O Uso Pedagógico do Blog
O uso de novas mídias nas escolas
2012. História e Memória com apoio de Tecnologias de Informação e Comunicação Organização Alunos do Ensino Médio Orientação Profº Ivan Rodrigo Rebuli.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
CURRICULO +.
SEMANA DE TECNOLOGIAS SEMATEC 2013
Investigação sobre o conceito de blogue Escola Superior de Educação Entrar.
CAPACITAÇÃO DE ESTAGIÁRIO NOVEMBRO DE 2003 DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO.
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
WordPress Universidade Federal Rural de Pernambuco Bacharelado em Economia Introdução à Microinformática Professor: Marcos Cardoso
OFICINAS. ✔ Estratégia de formação ✔ Lugar de transformações (interação entre experientes que se empenham em conjunto): ✔ no aprofundamento de uma compreensão;
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
É um site cuja estrutura permite a actualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou “posts”. Estes são, em geral, organizados de forma.
Relatório de Comunicação Digital da Afeevas FEVEREIRO.
E.M.E.F. Presidente Vargas
Data do Chamado EquipamentoProblema Número do chamado Contato Procempa Número de série Quem ligou? 14/03/08Impressora Falha na impressão Júlio15/03/08Jane.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE INCLUSÃO DIGITAL O QUE É UM BLOG? Um site de estrutura simples que permite a criação de páginas pessoais na internet, que podem.
Panorâmica de Tecnologias Digitais de apoio ao processo ensino-aprendizado 1.
Possibilidades de avaliação com uso das TIC na Utilização do blog - professor disponibiliza links para que o aluno desenvolva a Pesquisa.
Existe igualdade de oportunidades? Escola atualEscola antiga Contextualização temporal  Secciona os alunos  Fábrica  Procura respostas diversificadas.
Panorâmica de Tecnologias Digitais de apoio ao processo ensino-aprendizado 1.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Projeto UCA EMEF José Benigo Gomes.
U.C.: Tecnologias da Comunicação Docente: Vânia Janela Discente: Vanda Bregieiro nº Curso: PAP 1º ano O QUE SÃO BLOGUES?
Aluna: Maria Eunice Gennari Silva Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Setembro/2006.
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
  Diretoria de Ensino Leste 2 Núcleo Pedagógico Orientação Técnica - Programa: Ler e Escrever Anos Iniciais 2016.
O papel pedagógico do órgão gestor
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
O que é um blog? BLOG = WEB LOG = DIÁRIO DA REDE Trata-se de um site (página na internet) cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos.
Transcrição da apresentação:

Oficina de Blogs nas Escolas Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março - 2010

O que é Blog? É uma abreviação de weblog, ou registro eletrônico. Apresenta um caráter dinâmico e de interação possibilitados pela facilidade de acesso e de atualização.

O que é Blog? O que distingue o blog de um site convencional é a facilidade com que se pode fazer registros para a sua atualização, o que o torna muito mais dinâmico do que os sites pois sua manutenção é mais simples e apoiada pela organização automática das mensagens, ou posts, pelo sistema, que permite que novos textos sejam inseridos sem a dificuldade de atualização de um site tradicional.

O que é Blog? Seus registros aparecem em ordem cronológica inversa (o último lançamento aparece sempre em primeiro lugar). Utiliza programas simples que praticamente exigem apenas conhecimentos elementares de informática por parte do usuário. ( B. Conceição; S. Cláudia, 2005)

Para que serve? Como recurso pedagógico : Um espaço de acesso a informação especializada Um espaço de disponibilização de informação por parte do professor

Para que serve? Como estratégia pedagógica: Um portfólio digital Um espaço de intercâmbio e colaboração Um espaço de debate – role playing Um espaço de integração

Qual o objetivo deste blog das escolas? Servir de um informativo para a comunidade em geral sobre as ações desenvolvidas na unidade escolar. Dar visibilidade à Unidade escolar, valorizando seu trabalho, seus profissionais e toda a comunidade escolar.

Dicas Importantes Informações precisam ser divulgadas imediatamente, como “pão quentinho”. Revisar sempre o texto que for divulgar. Autorização por escrito para divulgar imagens, principalmente de alunos.

Dicas Importantes Poste 1 informação por semana, no mínimo. Procure a equipe da escola, nos diferentes turnos, para colher informações. A participação dos alunos também é importante. Valorize!

Próximos Passos Praticar as orientações da oficina. Repassar as informações e orientações à equipe escolar. Divulgar sua função na escola, buscando parcerias.

Próximos Passos Buscar junto à direção e secretaria da escola, autorização de imagem dos alunos. Postar novidades ocorridas desde o início das aulas para registro no blog (apesar de serem antigas). Preparar o blog para a divulgação no Dia Da Ação Digital - 27 de março