Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouDerek Acosta Alterado mais de 9 anos atrás
1
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010
2
Pergunta repetida Esta pergunta é repetida pelos corredores do Instituto de Matemática diariamente; Hoje vamos esclarecer as atribuições de um bolsista PIBID-Mat. O tempo semanal de trabalho de um bolsista PIBID-Mat é de 20h, incluindo atividades na escola, reunião com orientadores e trabalhos individuais (site, planejamento de encontros, etc.).
3
1ª ação Reconhece e participa ativamente das atividades escolares (reconhecimento do local de trabalho): Reuniões com professores da escola; Atividades escolares diversas; Observações em sala de aula e fora dela (rotinas). São normalmente ações das primeiras semanas de atuação do bolsista. O BOLSISTA...
4
Laboratório de Matemática
5
2ª ação Pensa e propõe atividades: “Que conteúdos são trabalhados em determinada turma? Vamos pensar em uma oficina abordando estes conceitos”; Atividades em sala de aula JUNTO com o professor regente; Atividades no contraturno; “Propaganda e marketing”: Divulgação na escola a partir de oficinas lúdicas (mágica dos números, número secreto, etc.) dentro da sala de aula. O BOLSISTA...
6
Atividade realizada em sala de aula
7
Atividade realizada no contraturno
8
Bolsistas confeccionando materiais para utilizar com os alunos
9
Oficina com a 4ª série. Estudando os conhecimentos prévios
10
Site criado pelos bolsistas
11
3ª ação Busca amparo nas tecnologias da informação para planejar encontros e oficinas: Aulas no laboratório de informática; Capacitação dos professores da escola às tecnologias informáticas (não implementada). Encontramos dificuldades em utilizar amplamente os laboratórios de informática. O BOLSISTA...
12
Laboratório de informática
13
Oficina de lógica
14
4ª ação Pesquisa a biblioteca da escola: Muitos exemplares presentes nas bibliotecas podem ser aproveitados pelos alunos; A biblioteca precisa ser um local mais visitado pelas turmas; O BOLSISTA...
15
5ª ação Aprende com os professores: O diálogo diário com professores da escola possibilita uma rica troca de experiências; Em determinada escola, os professores montam oficinas para outros professores, e nós ajudamos no cumprimento desta ação. O BOLSISTA...
16
6ª ação Estuda, escreve e participa de congressos: O PIBID não se resume às atividades de planejamento e execução de atividades na escola; É também uma proposta o estudo de conceitos e teorias a respeito da Educação Matemática; Com base nestes textos, o bolsista articula alguns destes conceitos em um texto/artigo de sua autoria. O bolsista apresenta, sempre que possível, trabalhos a respeito de suas experiências em congressos. O BOLSISTA...
17
Encontro PIBID em Rio Grande
18
7ª ação Vai bem nas disciplinas de graduação: É imprescindível o aproveitamento e aprovação do bolsista em suas atividades da graduação; O PIBID não pode acarretar numa diminuição do rendimento acadêmico dos bolsistas; Semestralmente é feita uma revisão no histórico do bolsista. O BOLSISTA...
19
Final As ações citadas são basicamente as que buscamos de 2009 a 2011. Outras ações poderão ser pensadas e executadas nos próximos anos de PIBID. Nosso site: http://pibid.mat.ufrgs.br/http://pibid.mat.ufrgs.br/
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.