Sistema de Informações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Federal de Pelotas
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória agosto/2012.
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE E AVALIAÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE
Oficina para apresentação do SISRCA
Ministério da Saúde Instituto Nacional de Câncer - INCA
Sistema de Informação notificação e rotinas
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
(NOME DO MUNICÍPIO) Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
FIRMINO ALVES III Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que otimizem a regulação.
Outros Sistemas de Informações em Saúde
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
O Ministério da Saúde, Apresenta o projeto SIAB plus
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Contribuição da Tecnologia da Informação
SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE - SAS DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E CONTROLE DE SISTEMAS – DERAC COORDENAÇÃO-GERAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - CGSI.
8 AUDIHOSP A saúde no Brasil: caminhando rumo ao sistema único de informação. ENTENDENDO O FLUXO DO FATURAMENTO, PROCESSAMENTO E PAGAMENTO DO SISTEMA DE.
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
PROGRAMAÇÃO AMBULATORIAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Projeto de informatização da Rede Municipal de Saúde de Belo Horizonte
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS)
Ministério da Saúde MÓDULO CAPTAÇÃO DO ATENDIMENTO SISRCA jul/2013
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
DATASUS Ministério da Saúde Departamento de Informática do SUS
MARINGÁ.
Informatização da dispensação e suprimento de medicamentos
Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE COPRO.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Sistema de Regulação, Controle e Avaliação - SISRCA
HiperDia Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Pacientes Hipertensos e Diabéticos Este produto de software é de propriedade do DATASUS/SE/MS, sendo.
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC
CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Sistemas de Informação em Saúde
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
Gestão da Saúde Pública
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO COORDENADORIA DE REGIÕES DE SA Ú DE – OUTUBRO/2007.
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
O Sistema único de saúde
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Estratégia de Saúde da Família
NOAS.
XIII Plenária de Conselhos de Saúde do RS Pacto pela Saúde Rio Grande do Sul Porto Alegre, março de 2009.
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
PROGRAMA DE VOLTA PARA CASA
Curso para ACS  .
Plano de Atenção Oncológica: o lugar da Oncologia Pediátrica
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
Plano de Desenvolvimento do e-SUS AB
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Reunião Santa Catarina
Estratégias Implantação do Barramento Implantação do Cartão Nacional de Saúde Higienização das Bases Registro Eletrônico de Saúde - RES.
E-SUS Santa Catarina.
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
DAB e-SUS Atenção Básica
SISPART Portaria nº 1457, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

Sistema de Informações da Atenção Básica SIAB PLUS

Cenário Atual da Atenção Básica SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Cenário Atual Os atuais sistemas de informação da atenção básica controlam os dados de forma pontual, verticalizada. As áreas técnicas do MS,as SES e SMS não conseguem, de forma eficiente, realizar o acompanhamento das ações para um determinado usuário do SUS. Os atuais sistemas não permitem o conhecimento da situação de saúde a partir dos registros dos atendimentos na atenção básica.

da Atenção Básica Cenário Atual SPS e DATASUS Sistema de Informações IDENT. PROF. / EAS IDENT. USUÁRIO SIAB IDENT. PROF. / EAS IDENT. USUÁRIO SIGAB IDENT. PROF. / EAS IDENT. USUÁRIO HIPERDIA IDENT. PROF. / EAS IDENT. USUÁRIO SISPRÉNATAL IDENT. PROF. / EAS IDENT. USUÁRIO SISCOLO IDENT. PROF. / EAS IDENT. USUÁRIO SISVAN IDENT. PROF. / EAS IDENT. USUÁRIO OUTROS SISTEMAS

da Atenção Básica Justificativa SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Justificativa Desatualização tecnológica dos sistemas; Necessidade de integração de bases com identificação dos usuários; Diferença de bases tecnológicas dos sistemas atuais impossibilitando a compatibilização; Excessiva quantidade de formulários exigida nos diversos sistemas; Importância do conhecimento da situação de saúde a partir dos registros das ações na atenção básica; Supressão do retrabalho na identificação de um mesmo usuário; estabelecimento e profissional nos vários sistemas.

da Atenção Básica Objetivo Principal SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Objetivo Principal Disponibilizar aos gestores do SUS, nos diversos níveis, informações que reflitam o perfil de atendimento e a situação de saúde (processo assistencial e morbidade ambulatorial), permitindo adequado planejamento, acompanhamento e avaliação das ações, simplificando os processos, através da padronização, unificação, atualização tecnológica e flexibilização

SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Dados coletados no nível local: Nº do CNS ou Nº Provisório do CNS ou Nº Prontuário Município de Residência Idade Sexo CID – Diagnóstico- Principal e secundário Procedimentos Realizados Encaminhamento/Finalização

Novo Cenário da Atenção Básica SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Novo Cenário Entrada de dados única para todo atendimento na atenção básica, independente da existência de programas específicos, com geração de informação também única, consolidada no Banco de Dados Nacional acessível, através da web, a todos os níveis de gestão.

da Atenção Básica Abrangência SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Abrangência O SIAB plus trabalha de forma integrada, garantindo que as informações relativas à atenção básica: promoção, prevenção, consultas/atendimentos, ações/procedimentos clínicos, cirúrgicos e diagnose (inclusive com financiamento FAEC), realizados no nível da unidade de saúde, na comunidade ou no domicílio componham uma única base nacional.

SCNS – Sistema do Cartão Nacional de Saúde SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Integração SCNS – Sistema do Cartão Nacional de Saúde CADSUS – Sistema de Cadastramento de Usuários e Domicílios do SUS SCNES – Sistema do Cadastro Nacional de EAS SISREG – Sistema de Central Regulação SIMAC – Sistema de Média e Alta Complexidade REPOSITÓRIO de Tabelas do SUS

Módulos do SIAB plus – Versão 1.0 SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Módulos do SIAB plus – Versão 1.0 Obrigatório Em substituição ao SIA/SUS – Grupos referentes à atenção básica Em substituição ao SIAB – ação do PACS e PSF- (dados consolidados). Opcional De acordo com a adesão dos municípios aos programas: Pré natal e Nascimento, Hipertensão e Diabetes, Câncer de colo; Coleta individualizada da vigilância realizada pelos ACS Gerenciamento local de unidades de saúde.

SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica O SIAB plus contempla as diferentes ambientes existentes nos municípios: Unidades sem computador, trabalhando só com formulários e digitação centralizada na SMS; Unidades com uma máquina stand alone ou com máquina principal e secundárias isoladas ou em rede; Município com intranet e internet disponível.

Níveis de Operacionalização SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Níveis de Operacionalização Estabelecimento Assistencial de Saúde Municipal Regional Estadual Federal

da Atenção Básica Subsistema Federal SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Subsistema Federal Geração de Banco de Dados Nacional e disponibilização para estados e municípios; Processamento dos registros de ações/procedimentos da Atenção Básica que subsidiam pagamento de incentivos do PAB variável.

SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Revisão na Tabela de Procedimentos/Ações Suprimir registros duplicados, exemplo: PNI e S IA, S IA e SIAB, S IA e Hiperdia; Relacionar CBOS e códigos registros; Reduzir quantidade de códigos, eliminando os característicos de produção/pgto, criando atributos, exemplo: doses de vacinas; Permitindo a digitação simplificada de códigos; Adotar mesma estrutura do SIMAC; Ampliar registros de ações de promoção/prevenção; Possibilitar construção de indicadores; Simplificar o processo de trabalho na unidade de saúde.

SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Grupos Propostos para a Tabela Preliminar Promoção e Prevenção Consulta/Atendimento Procedimentos cirúrgicos Diagnose

O processo de implantação do SIAB plus precisa no estágio atual: SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica O processo de implantação do SIAB plus precisa no estágio atual: Acompanhar a conclusão do desenvolvimento dos sistemas com os quais deverá se integrar para garantir a padronização; Entrega/Disponibilização do Cartão SUS definitivo ou provisório para os usuários cadastrados no CADSUS; Disponibilização dos Códigos do CNES para os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde nos municípios.

Municípios Pilotos do SIAB plus SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Municípios Pilotos do SIAB plus Campina Grande/PB Natal/RN Porto Alegre/RS Caxias do Sul/RS São Paulo/SP Venda Nova do Imigrante/ES Campo Grande/MS Goiânia/GO

Situação Atual da Atenção Básica SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Situação Atual Conclusão do desenvolvimento - versão 01- pela Fóton; Início teste 8 municípios piloto em 18/11; Realizada reunião CONASS e CONASEMS; Realizado contato SES onde há municípios piloto; Realizada reunião preparatória (Datasus RJ e Regionais, SPS e Fóton) para implantação do aplicativo nos piloto; Revisão da Tabela de Procedimentos da Atenção Básica em consonância com Média/Alta/Hospitalar; Apresentação do SIAB plus à CIT dia 21/11.

Perspectiva da Atenção Básica SPS e DATASUS Sistema de Informações da Atenção Básica Perspectiva Realização do teste piloto por 30 dias, início; Elaboração de Portaria para instituir o SIAB plus, como obrigatório, em substituição ao SIA/AB e SIAB, e opcional para demais programas do MS (Sisprenatal, Hiperdia); Elaboração de material para divulgação na CIT/Seminário dia 12/12; Utilização em nível nacional, assim que os testes forem concluídos e considerados OK.