Ciências Karol.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reino Animal: Os invertebrados.
Advertisements

Introdução ao estudo dos grupos animais
EQUINODERMOS Deuterostomados.
EQUINODERMOS Resumo Geral.
Reino Animalia Ciências Tassinari.
Cnidários.
Cnidários.
FILO CNIDÁRIA (COELENTERATA)
EQUINODERMOS.
MOLUSCOS.
Echinos = espinho Dermatos = pele
ANIMAIS INVERTEBRADOS
CELENTERADOS.
FILO PORIFERA AS ESPONJAS.
Cnidários ou Celenterados
Cnidários ou Celenterados
Reino Animalia: Os Principais Filos Animais
Medusas: as formas livres.
Equinodermos espinhos - pele
Animais que possuem corpo recoberto por espinhos.
Filo Porifera (Poríferos)
Filo Molusca (Moluscos)
Filo Cnidária (Cnidários)
Animais exclusivamente aquáticos e bastante primitivos
OS EQUINODERMOS.
Cnidaria Professor Guilherme Ferreira de Lima Filho.
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
CNIDÁRIOS.
Cnidários ou celenterados
Colégio Plinio Leite Ensino Fundamental – 7º Ano Equipe de ciências
Colégio Maria Imaculada
Biologia Profº André Maia Filo Equinodermata.
Filo dos Poríferos.
Prof. Giseli Trento Andrade e Silva
Cnidários Ou celenterados, São hidras, caravelas, águas vivas, corais e anêmonas do mar.
Reino Animalia.
Poríferos e Cnidários CAP. 10 1ª SÉRIE Prof. Alexsandra Ribeiro.
Equinodermos Prof. Regis Romero.
EQUINODERMOS.
CNIDÁRIOS.
OS EQUINODERMOS.
Profª Gleice 7º ano CIÊNCIAS
Professora: Kellin Mioranza Pereira.
Professora Fernanda Landim
Cnidários ou Celenterados
INVERTEBRADOS Prof. Robyson Camilo.
SIMETRIA: divisão imaginária do corpo de um animal em partes opostas que devem ser semelhantes externamente. Existem: Assimétricos: não possuem simetria.
Filo dos Invertebrados
EQUINODERMOS 7°ano – Profª Elisete.
Colégio Maria Imaculada
Filo Porifera e Filo Cnidaria
REINO ANIMAL Scheilla Bastos.
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO BIMESTRAL – 3º BIMESTRE – 7ºS ANOS. (MOLUSCOS) (ARTRÓPODES- INSETOS, ARACNÍDEOS, CRUSTÁCEOS, DIPLÓPODES E QUILÓPODES) (EQUINODERMOS)
INVERTEBRADOS 04/08/10 1.
CNIDÁRIOS.
REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO BIMESTRAL – 3º BIMESTRE – 7ºS ANOS.
PORÍFEROS E CNIDÁRIOS.
Filo Porifera (Poríferos)
INVERTEBRADOS 04/08/10. PORÍFEROS PORÍFEROS 04/08/10.
PORÍFEROS. REINO ANIMAL: PORÍFEROS E CNIDÁRIOS 2º ANO-ENSINO MÉDIO BIOLOGIA PROF. VANESCA.
Características Gerais dos Filos
CNIDÁRIOS.
Poríferos.
Cnidários Cnidários Guilherme Campos do Amaral
Animais invertebrados Poríferos Grupo: Arthur Souza Gabriel Justo Natália Neves Professora: Lana Turma: 7M2.
NOME:CLARA GUERRA, FLAVIA ROSA, RENATO MANZINI E JOAO PEDRO SEPULVIDA
Caio Sonoda nº 5 Matheus Negrão nº22. Filo dos Anelídeos Os anelídeos têm o corpo segmentado e dividido em anéis por isso tem esse nome. Elas podem ser.
Colégio Maria Imaculada
GRUPOS ANIMAIS META Apresentar, em linhas gerais, as características dos representantes do Reino Animal, bem como citar os principais filos inseridos neste.
Transcrição da apresentação:

Ciências Karol

Temperatura: variação pequena em profundidades maiores INVERTEBRADOS água 96,5% Água do mar outras substâncias 3,5% Temperatura: variação pequena em profundidades maiores

COMUNIDADES MARINHAS População - grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem em determinada área ao mesmo tempo. Comunidade - Conjunto das diversas populações que vivem em determinado local ao mesmo tempo. Necton - comunidade na qual os organismos são capazes de nadar livremente. Bentos - comunidade na qual os animais se locomovem ou passam grande parte da sua vida no fundo do mar fixos em substrato sólido. Plâncton - seres flutuantes.

COSTÕES ROCHOSOS São áreas litorâneas com presença de rochas que sofre a ação das marés. Os organismos que ai vivem ficam sujeitos a variações de temperaturas e umidade. Algumas espécies encontradas nos costões rochosos são: esponjas, estrelas - do- mar, ouriços – do - mar, caramujos, mariscos e etc.

FILO CELENTERADO Celenterados ou cnidários Representantes: água viva, anêmona – do – mar e coral. Na água doce hidras.

Cnidários formas de vida: pólipos e medusas. Pólipos fixos Medusas flutuantes

Polipo e Medusa

CARACTERISTICAS DOS CNIDÁRIOS Corpo cilíndrico, oco aberto na parte superior. Boca com tentáculos - serve de defesa e captura de alimentos. Cnidócitos - células que produzem substâncias tóxicas.

CARACTERISTICAS DOS CNIDÁRIOS Circulação - ocorre na cavidade digestória. Sistema digestório incompleto: possuem uma abertura única para entrada e saída de dejetos. Formação de corais: os cnidários possuem esqueleto externo de carbonato de cálcio que serve de abrigo para o animal, quando o animal morre essa estrutura não se desfaz e serve de base para o crescimento de novos corais.

EQUINODERMOS Seres marinhos de vida livre e alguns fixos em rochas; Os representantes desse grupo são: ouriços – do – mar, estrelas – do – mar, crinóides, lírios – do - mar, pepinos – do – mar.

EQUINODERMOS Corpo coberto por espinhos; Possuem esqueleto interno coberto por placas cálcarias, desse esqueleto partem os espinhos. Possuem tudo digestório completo (boca, ânus) A boca se localiza na parte inferior do corpo e o ânus na parte superior, juntamente com a boca de alguns equinodermos há cinco estruturas cônicas que funcionam como dentes, formando um aparelho mastigador completo. Possuem pés ambulacrários- sistema de tentáculos que se distendem e possuem ventosas na extremidade = auxilio na locomoção, circulação e excreção.

EQUINODERMOS Respiração branquial. Reprodução sexuada e fecundação externa, passam pela forma intermediaria de larva. Obs. Estrelas – do- mar: Alimentação da estrela- do- mar: os pés ambulacrários auxiliam na alimentação abrindo as conchas de suas presas e lança sobre elas o próprio estomago, que envolve e digere a massa visceral da presa, terminada a digestão o estomago volta para dentro do corpo da estrela. As estrelas têm a capacidade de regenerar que é diferente de reprodução assexuada.

FILO PORÍFEROS Seres portadores de poros, aquáticos e imóveis. Também chamados de espongiários ou esponjas. Corpo simples com poros (entrada e saída de alimentos). Alimentam de partículas microscópicas Não possuem sistema nervoso, produzem fibras de carbonato de cálcio ou de sílica que enrijecem seu corpo. Reprodução Assexuada – com formação de brotos Reprodução Sexuada -por óvulo e espermatozóide que forma uma larva.