Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 1 Porto de Galinhas, 15 de julho de 2011. Assegurando a prática da inovação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Advertisements

Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
Encontro de Líderes dos PEQPC
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Celso C. Ribeiro Caroline T. Rocha
TEORIA DE CONTROLE II (CEL039) Apresentação do Curso
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
Perspectivas da Economia Brasileira para 2009 e de outubro de 2009 Simão Davi Silber
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Para Casa – Montar o cariograma
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Apresentação do Projeto
Desista Nunca! ! ! A Emergência da Educação Continuada no Mundo Contemporâneo Prof. Renato Ribeiro.
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
Meio Ambiente e Desenvolvimento
DIAGRAMA DE ATIVIDADES
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
Administração para Engenharia
1 Sabendo-se que os pratos das balanças estão em equilíbrio, você seria capaz de dizer: Quantos quadrados corresponde um círculo ? Dica Mais dicas Elaboração:
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Auditoria de Segurança da Informação
Questionário de Avaliação Institucional
1 Resultados 2T11 22 de Julho de 2011 Natura Resultados 3T11 28 de Outubro de 2011.
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Questões sobre quatro quadrados
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
Provas de Concursos Anteriores
Monitoria GDI Aula Prática
na Diretoria de Desenvolvimento de Projetos Minerais
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Prof. Luciel Henrique de Oliveira
Sejam bem vindos! Arquitetura de Sistemas Operacionais.
Empreendedorismo – Unidade 1
IFPE Campus Garanhuns– Curso Técnico em Informática 1 Sexta-feira, 19 de Agosto de 2011 Eletrônica Arquitetura de Computadores.
Universidade São Marcos Curso: Gestão de Negócios Internacionais
Conversão de um NFA para um DFA com um exemplo
Salas de Matemática.
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
4 Questões do Quadrado Está pronto? B A
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Teorias Modernas de Gestão
Luiz Carlos de Sá Carvalho, Dr CIBSS Desafios para atração e retenção de jovens profissionais.
Reunião do Comitê Temático de Rede de Disseminação, Informação e Capacitação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas 10 agosto 2011 Brasília-DF.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
ABRASEM Plante Refúgio e Coexistência 2011 Março de 2012.
Informações: PROGRAMAÇÃO DE CURSOS OUTUBRO/2014 Curso: GESTÃO DE PESSOAS E EQUIPES – NA Medida C.H: 24H de Capacitação + 02 horas de consultoria.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Análise da Arrecadação Abril de 2014
Análise da Arrecadação Agosto de Desempenho da Arrecadação das Receitas Federais Evolução Janeiro a Agosto – 2014/2013 (A preços de agosto/14 –
Análise da Arrecadação Setembro de Desempenho da Arrecadação das Receitas Federais Evolução Janeiro a Setembro – 2014/2013 (A preços de setembro/14.
Análise da Arrecadação Outubro de Desempenho da Arrecadação das Receitas Federais Evolução Janeiro a Outubro – 2014/2013 (A preços de outubro/14.
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Rio Verde - Goiás - Brasil
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
II Encontro Nacional do Programa ALI Agentes Locais de Inovação
Inovação Tecnológica Vanilde Manfredi Aula 2. Objetivos da aula 1 - Conhecer as condições que promovem a criação da espiral do conhecimento numa organização.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Soluções de Inteligência de Negócios para o Judiciário - TJMS IV Encontro de Gestores do SAJ - São Paulo - SP Leonardo Torres de Lima Secretaria de Tecnologia.
Gestão do Conhecimento
Transcrição da apresentação:

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 1 Porto de Galinhas, 15 de julho de Assegurando a prática da inovação na MPE Prof. Hélio Gomes de Carvalho, Dr. Eng. Curitiba: 11 °C.22 °C

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. Capacitação de ALIs (até junho 2011). Gestão da Inovação – o que fazemos hoje ALIs pelo Brasil 2 Quem são os melhores ALIs do BRASIL?

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. ALIs pelo Brasil 3 Depois de 48 horas de inovação na veia, todos são os melhores ALIs do país, mas... !

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 4 Principais características do trabalho de um ALI É fácil de levar! Não exige grande esforço! Atividades podem ser feitas com tranquilidade! Não há pressão do tempo!

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 5 O que levou você a fazer o curso para ser um ALI? Você vai ser ALI do SEBRAE e pronto!

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 6 O que você espera obter no futuro depois de terminar o projeto ALI?

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 7 Ser ALI. Valerá o esforço? Iuri Coutinho de Alencar – Consultor do Centro Internacional de Inovação do Paraná – C2i

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 8 Ser ALI. Valerá o esforço? Ex-ALIs a caminho do segundo milhão de U$!!

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 9 Para assegurar a prática da inovação na MPE, enquanto ALI, você vai ter que trabalhar, e muito!... passar por situações não tão agradáveis!... achar alternativas!

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng buscar fazer o seu melhor!... ser diferente!... ser inovador! Para assegurar a prática da inovação na MPE, enquanto ALI, você vai ter que... Tem fôlego?

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 11 ALI ao final da UT8 Aracajú, 10/10/2009, sábado, 17h55min

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. Tem que assegurar na empresa pós-ALI Inovação na Estratégia Capacidade para Inovar Ambiente propício Processo contínuo Processo gerenciado 12 Para assegurar a prática da inovação na MPE, enquanto ALI, você vai ter que...

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng mostrar que Criatividade e Inovação agregam valor a produtos e serviços e deixam a empresa mais Competitiva

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 14 ALI – Desafio 1 - busca das empresas

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 15 ALI – Desafio 2 - sensibilização e adesão Inovação

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 16 ALI – Desafio 3 - diagnosticando e planejando E a motivação

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 17 ALI tem que estar motivado

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 18 ALI – Desafio 4 - fazendo atendimento

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 19 ALI – Desafio 5 - final ou após atendimento Inovação

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 20 Para assegurar inovação pós-ALI, tem que... Expectativa Aprendizado Confiança Criatividade Determinação Persistência Liderança Trab. Equipe Autonomia Disciplina Motivação Harmonia Superação

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 21 Expectativa Aprendizado Confiança Criatividade Determinação Persistência Liderança Trab. Equipe Autonomia Disciplina Motivação Harmonia Superação Para assegurar inovação pós-ALI, tem que... 1.Convencer o empresário da importância da transformação de Informação em Conhecimento. 2.Convencer o empresário da importância da transformação de Conhecimento em Inovação! 3.Avaliar e estimular a criação de um processo e um ambiente propícios à Inovação e que continue após o término do atendimento!! Tem resultados??

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 22 ALI – resultados do piloto

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. Gestão da Inovação - estágios Conscientização Disseminação Estruturação Processo de gestão da inovação Acompanhamento Parcerias Capacidade de inovar Inovação como estratégia Fonte: adaptado e ampliado a partir do Instituto de Inovação (2007) 23 Assegurar a continuidade pós-ALI Sustentabilidade

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 24 Mensagem final

Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 25 Porto de Galinhas, 15 de julho de Assegurando a prática da inovação na MPE Bom trabalho a todos na oficina!! Precisamos das ideias de vocês!! Como fortalecer os Programas Estaduais e assegurar a prática da Inovação Continuada pelas empresas atendidas??