ZCIT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
vários tipos de clima da Terra
Advertisements

Massas de Ar As massas de ar são grandes porções de ar atmosférico com características específicas: - Quentes ou frias - Secas ou úmidas.
MASSAS DE AR.
ALTA DA BOLÍVIA BAIXA DO CHACO CAVADO DO NORDESTE.
Climas brasileiros e domínios climáticos
Correntes Oceânicas e sua influência no clima
Zona de Convergência Intertropical(ZCIT)
Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS)
Complexo convectivo de Mesoescala (CCM) no Brasil
Geada e friagem A geada é o processo de passagem da água no estado gasoso para o sólido sem passar pela fase líquida (sublimação). A geada não é congelamento.
Coordenação de Desenvolvimento e Pesquisa (CDP)
A Circulação Geral da Atmosfera
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
Alterações Climáticas
SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: Prof. Jackson Bitencourt
Terra: o planeta azul Cap.3 – 6º ano
CLIMA NO BRASIL.
ESTRUTURA GERAL DA ATMOSFERA
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
CIRCULAÇÃO GERAL O MODELO DE 3 CÉLULAS
ZCAS.
Regimes Persistentes de Circulação e Padrões de Teleconexões
Ciclo Sazonal, Monções, e Zonas de ConvergênciaTropical
Massas de ar e Classificação Climática
CLIMAS DO BRASIL REGIÃO NORDESTE
CLIMAS DO BRASIL Tempo e Clima no Brasil Cavalcanti et al. (2009)
Prof. Jeferson C. de Souza
Prof. Jeferson C. de Souza
CLIMATOLOGIA.
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
Eventos Extremos de Precipitação sobre o Leste do Brasil
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
Circulação Geral da Atmosfera
Frentes e Frontogênese
ANÁLISE DE RISCO E TENDÊNCIA CLIMÁTICA DEFESA CIVIL DE SÃO PAULO JANEIRO DE 2012.
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais
Circulação Geral da Atmosfera
Conexão entre a TSM e a ZCAS
Sistemas Sinóticos Atuantes no NEB Assimilação de Dados Atmosférico
Convecção Amazônica e Alta da Bolívia
CIRCULAÇÃO DE HADLEY e ZONA DE CONVERGÊNCIA INTERTROPICAL
Circulação Geral da Atmosfera
Clima e suas características
Fenômenos Meteorológicos
CLIMA NO BRASIL TEMPO CLIMA É A SUCESSÃO HABITUAL DO TEMPO
Meteorologia.
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Meteorologia.
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!
Dinâmica geral da atmosfera
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
FATORES CLIMÁTICOS.
Classificação Climática
DINÂMICA CLIMÁTICA.
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
FATORES CLIMÁTICOS.
Pressão Atmosférica “Com uma espessura de cerca de 1000 km, a atmosfera exerce uma forte pressão sobre os corpos da superfície terrestre. Contudo devido.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
Atmosfera.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
Transcrição da apresentação:

ZCIT

ZCIT A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um dos mais importantes sistemas meteorológicos que atua nos trópicos. Ela é parte integrante da circulação geral da atmosfera. Na faixa equatorial, o aquecimento devido a radiação solar é bastante uniforme e intenso => baixas pressões à superfície. Ventos alísios de sudeste vindos do Hemisfério Sul (HS) e os ventos alísios de nordeste vindos do Hemisfério Norte (HN) convergem em baixos níveis. A ZCIT está localizada no ramo ascendente da célula de Hadley => transferir calor e umidade dos níveis inferiores da atmosfera das regiões tropicais, para os níveis superiores da troposfera e, para médias e altas latitudes .

Circulação geral da atmosfera Diagrama esquemático da célula de Hadley – Walker

Posicionamento da ZCIT em Janeiro Posicionamento da ZCIT em Julho

Características da região onde encontra-se a ZCIT A ZCIT está inserida numa região onde ocorre a interação de características marcantes atmosféricas e oceânicas, tais como: · Zona de confluência dos Alísios (ZCA); · Zona do Cavado Equatorial; · Zona de Máxima Temperatura da Superfície do Mar (TSM); · Zona de Máxima Convergência de Massa; · Zona da banda de Máxima Cobertura de Nuvens Convectivas Todas as características interagem próximo a faixa equatorial => não se apresentam, necessariamente ao mesmo tempo, sobre a mesma latitude. Nos meses de JJA a ZCA está posicionada em média em 17 N de latitude, a ZCIT está posicionada aproximadamente em 14 N. Nos meses de DJF, a ZCA estará posicionada no hemisfério sul, a ZCIT está ao norte da ZCA porém a uns poucos graus de latitude sul.

Características da região onde encontra-se a ZCIT O conjunto de características associadas à ZCIT possui um deslocamento norte – sul ao longo do ano. Segundo Ferreira (1996), a marcha anual da ZCIT tem o período de um ano, alcançando sua posição mais ao norte (8 N) durante o verão do HN, e a sua posição mais ao sul (1 N) durante o mês de abril. Além dessa oscilação anual, a ZCIT apresenta oscilações com maiores freqüências, com o período variando de semanas a dias. A ZCIT está estreitamente relacionada à TSM. Ela geralmente está situada sobre, ou próxima as altas TSMs. Portanto, seria de se esperar que existisse uma relação entre a distribuição geral de TSMs no Atlântico Tropical e a precipitação no Nordeste.

Características da região onde encontra-se a ZCIT Águas mais quentes no Atlântico Sul Tropical e mais frias no Atlântico Norte Tropical estão associadas com anos chuvosos no Nordeste. Dipolo Positivo: águas mais quentes no Atlântico sul e águas mais frias no Atlântico Norte =>Estação chuvosa no NEB Dipolo Negativo: águas mais frias no Atlântico sul e águas mais quentes no Atlântico Norte => Estação seca no NEB

Variáveis físicas utilizadas para a localização e intensidade da ZCIT Diversos pesquisadores usam diferentes variáveis físicas de modo a localizar e determinar a intensidade da ZCIT. Entre essa variáveis podemos citar algumas: · Cobertura de nuvens; · Componente meridional do vento; · Pressão ao nível médio do mar; · Radiação de Onda Longa; · Brilho; · TSM;

Influências da ZCIT no Brasil A ZCIT é um dos principais sistemas geradores de precipitação na região Norte e Nordeste do Brasil. A ZCIT na estação de verão está posicionada em latitudes que compreendem a parte norte e nordeste do Brasil. No inverno a ZCIT está posicionada em latitudes mais ao norte, entretanto sua influência restringe-se apenas ao estado de Roraima. Anos de El Niño => o ramo descendente da célula de Walker se desloca para a região sobre a Amazônia inibindo a convecção => a ZCIT está posicionada bem mais ao norte do que sua posição normal => períodos extremamente secos, durante o que seria a estação chuvosa (JFM) das regiões Norte e Nordeste.

Influências da ZCIT no Brasil Em anos chuvosos a ZCIT se desloca até 6S atingindo a costa norte do Nordeste, permanecendo por períodos mais longos no HS até o mês de maio. Vale lembrar que o anticiclone do Atlântico Norte e consequentemente os ventos alísios de nordeste estarão mais intensos em anos chuvosos, logo a ZCIT estará mais ao sul. Segundo Nobre e Uvo (1989), a permanência mais longa ou curta da ZCIT em torno de suas posições mais ao sul é o fator mais importante na determinação da qualidade da estação chuvosa no norte do Nordeste (NNE) do Brasil, pois é isso que determina a duração da estação chuvosa.