Solo – Definição e Perfis

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Minerais e Rochas: Definições e Conceitos
Advertisements

CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
GENESE, MORFOLOGIA E CLASSIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS SOLOS BRASILEIROS
O Solo do Ponto de Vista Físico do solo de maior interesse agronômico
Basalto gabro.
Fundamentos de Geologia e Mineralogia Geologia e Geociências - Conceitos Iniciais - Prof. Dr. Dakir Larara.
AS ROCHAS, O SOLO E OS SERES VIVOS
Colégio Marista Patos de Minas
Finíssima película da terra “viva” que é um laboratório natural, sede de transformações muito complexas Orquídia Neves/2006.
BACIAS HIDROGRÁFICAS Eric Santos Araujo
Geografia bíblica Introdução.
ORIGEM E TIPOS DE SOLO.
Aula 6 Horizontes Diagnósticos
Aula 2 Pedologia GF 508.
Alteração e Perfis de Solo
Macro e Micromorfologia de Solos
MINERAIS E ROCHAS.
GEOLOGIA, PEDOLOGIA, GEOMORFOLOGIA
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
Formação dos solos: fatores e classes
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Noções Gerais sobre o Solo
Joyce Alves Pereira Bolsista PIBID Agosto 2010
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
Professora: Alexsandra Ribeiro
Professora: Emanuelle Grace
Introdução a Ciência do Solo
Capítulo 2: Origem e Formação
Professor: João Claudio Alcantara dos Santos
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
AGENTES INTERNOS: O VULCANISMO
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
Rochas.
CLASSIFICAÇÃO DO SOLO E RELAÇÃO COM A PAISAGEM
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DO SOLO
Conceito de solo : Ponto de vista agrícola
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 3: ELEMENTOS DE GEOLOGIA
Relembrando a litosfera
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Formação do perfil do solo
Processos de formação do solo
Ciências Naturais – 7.º ano
Luciane Costa de Oliveira
SOLOS COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS Solos e Manejo de Solos
Matéria Orgânica dos Solos
PEDOLOGIA.
Os solos e a agricultura
Conheces o ciclo das rochas?
Ciências Naturais – 8.º ano
Definição É um complexo composto de materiais minerais e orgânicos que recobre a camada superficial da crosta terrestre. São normalmente originados pela.
Escola municipal prof múcio teixeira junior
CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS SOLOS E SOLOS DO BRASIL.
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
PEDOLOGIA Formação dos solos.
RELEVO BRASILEIRO E PEDOLOGIA
Rochas e solos Prof. Marcelo.
Solos e Rochas.
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
PEDOLOGIA Fatores de formação SOLO fauna flora Aspectos químicos Aspectos físicos precipitação temperatura elevação declive Profundidade do lençol freático.
PEDOLOGIA: Formação, Classificação, Tipos de solo e Principais problemas.
Intemperismo, Movimentos de massa, formação dos solos
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
II- Gênese, Evolução, Química e Mineralogia dos Solos
Os tipos de solo A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo - Circulação de água no solo.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO PIBID DE GEOGRAFIA 2016 OFICINA A GEOGRAFIA APRESENTA OS SOLOS DO BRASIL Bolsistas: Artur.
Transcrição da apresentação:

Solo – Definição e Perfis Pedologia GF 508 Prof. Dr. Francisco Sergio Bernardes Ladeira

Programa 1) Introdução - Histórico da Pedologia (evolução da Ciência do Solo, relações interdisciplinares, enfoques atuais da Ciência do Solo) - Conceitos de solo, definições básicas em Pedologia, surgimento do solo na Terra. 2) Pedogênese - Fatores de formação do solo - Fração mineral e orgânica do solo 3) Alteração do solo - Processos de intemperismo (químico, físico, biológico)

Programa 4) Paleopedologia 5) Macro e micromorfologia do solo - Horizontes e camadas, descrição do perfil de solo e coleta de amostras de solo 6) Noções de química e mineralogia dos solos 7) Água do solo - Armazenamento e características hídricas - Relação solo-água-organismos - Relação solo-paisagem e distribuição geográfica dos solos 8) Aula Prática – Descrição macromorfológica de solos 9) Horizontes diagnósticos

Programa 10) Classificação dos solos - Evolução dos sistemas de classificação - Princípios e critérios básicos - Principais solos do SiBCS 11) Trabalho de Campo 12) Mapeamento de solos 13) Uso e manejo do solo - Aptidão Agrícola, erosão do solo, práticas conservacionistas

Definição de Solo Camada de alteração da rocha que recobre toda a superfície terrestre, exceto afloramentos rochosos e corpos de água, resultado da interação de fatores e processos pedogenéticos, organizado em horizontes e capaz de manter uma vegetação natural.

Definição de Perfil de Solo Seção vertical que, partindo-se da superfície aprofunda-se até onde chega a ação do intemperismo, ou seja seu limite em profundidade é dado pela presença do material de origem intacto. É formado por um conjunto de horizontes que vai da superfície até o material de origem. Horizonte: camada de solo aproximadamente paralela à superfície com propriedades distintas das camadas adjacentes. Os horizontes se formam como conseqüência da movimentação de substâncias (processos de perdas, adições, transformações e translocações), cuja intensidade varia com as condições onde se forma o próprio solo. A natureza e o número de horizontes varia muito. O menor volume que pode ser chamado de solo é denominado de pedon.

Definições dos Horizontes Principais Horizonte O: horizonte orgânico dos solos minerais, com mais de 20% de matéria orgânica derivada de restos de plantas e animais. Neste horizonte ocorre a serrapilheira, em formação na parte superior dos solos minerais. São dominados por matéria orgânica fresca ou parcialmente decomposta. Possuem feições mais afastadas do material de origem. Horizonte A: Horizonte mineral usualmente de coloração escura formado por: acúmulo de matéria orgânica em ou adjacente à superfície; Perda de argila, ferro ou alumínio, e consequentemente concentrações de quartzo e outros minerais resistentes. É o horizonte de máxima atividade biológica e mais sujeito a variações de temperatura e umidade

Definições dos Horizontes Principais Horizonte B: Caracterizado por apresentar concentração iluvial de argila, sesquióxido de ferro e alumínio (argilas silicatadas de Fe e Al) ou de húmus que migram das camadas superiores. Possui concentração residual de sesquióxidos de Fe e Al também. Também denominado de horizonte de acúmulo . Horizonte C: Camada de material inconsolidado e intemperizado relativamente pouco afetado pelos processos pedogenéticos, com pouca influência de organismos. Chamado também de material parental. Rocha R: rocha inalterada, que pode ser ou não a rocha parental (rocha matriz) do solo acima desenvolvido.