CIVILIZAÇÃO ROMANA LENDA DA CRIAÇÃO – ‘Eneida’, do poeta Virgílio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Monarquia, República e Império
Advertisements

ROMA.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
HISTÓRIA POLÍTICA ROMA
ROMA.
Prof. Luiz Fagner História
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
História Política de Roma
ROMA: das origens à República
Civilização Clássica Ocidental - Romanos
A formação de Roma.
EXPANSÃO DO IMPÉRIO ROMANO E FIM DA REPÚBLICA
ROMA ANTIGA.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Roma.
ROMA -Origem lendária –753 a.C. – histórica – 1000a. C.
Roma.
CIVILIZAÇÃO ROMANA.
OBJETIVOS EXPLICAR A ORGANIZAÇÃO POLÍTICA DA REPÚBLICA ROMANA
Roma * Localização: Norte (Alpes), Sul (Mar Jônico), Leste (Mar Adriático), Oeste (Mar Tirreno)
Roma Antiga Professor Marcito.
A REPÚBLICA ROMANA pág /26/2017 Prof. Aurélio Araújo - História.
Roma Antiga.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
ANTIGIDADE CLÁSSICA ROMA
ROMA PERÍODOS: MONARQUIA A.C. – 509 A.C.
Professor Romildo Tavares
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Península itálica (Lácio); Rio Tibre;
República Romana.
Da Monarquia a República Romana (da fundação à expansão)
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Roma: da Monarquia à República
PROFESSORA : AMANDA RUEDEK
Roma Antiga Profº Paulo Henrique.
ROMA: A EXPERIÊNCIA REPUBLICANA
ROMA PROFESSOR TIAGO.
REPÚBLICA ROMANA.
A EXPANSÃO ROMANA.
ROMA ANTIGA.
Mapa Físico da Europa.
CIVILIZAÇÃO ROMANA Localização: Ás margens do Rio Tibre Povoamento: Italiotas Mito: Rômulo e Remo (Eneida)
ANTIGUIDADE: DO AUGE AO DECLÍNIO
Desenvolvido por Marcos Pizzolatto. Início Monarquia República Império Resumo Triunviratos Cultura Desenvolvido por Marcos Pizzolatto.
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
Roma antiga Roma antiga.
A ascensão de Roma “Junto com os gregos, os romanos foram o povo antigo que mais influenciou o mundo ocidental contemporâneo.” Schmidt.
AULA TEMÁTICA - HISTÓRIA
Aula 03.
Roma História – Prof. Lisi 1° ano / 2014.
Aula: civilização romana
ROMA ANTIGA Prof. Geraldo M. Modesto.
24/4/2015www.nilson.pro.br1. Civilização Romana 24/4/2015www.nilson.pro.br2.
ROMA Lembra-te, romano, do que será a tua missão: Governar as nações, manter a paz sob a lei; poupar os vencidos e esmagar os soberbos (Virgílio, Poeta.
Romanos (I).
ROMA Lembra-te, romano, do que será a tua missão: Governar as nações, manter a paz sob a lei; poupar os vencidos e esmagar os soberbos (Virgílio, Poeta.
Península Itálica, planície do Lácio, margens do rio Tibre;
Capítulo 17 – Como Roma se tornou uma cidade poderosa?
ROMA.
Roma antiga Roma antiga.
DISCIPLINA | PROFESSOR
Localização. Localização Estrutura da República Romana (latim = coisa Pública) Dois Cônsules = responsável pelo governo e juiz, auxiliado por.
Civilização Romana.
ESCOLA ESTADUAL PROF. ITAN PEREIRA ASSUNTO: ROMA
1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS:
O apogeu da civilização romana (p. 203 – 217) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as principais conquistas dos plebeus após os conflitos com os.
ROMA ANTIGA 753 a. C / 476 d. C.
MONARQUIA-REPÚBLICA-IMPÉRIO
Roma de cidade a império
Evolução Política de Roma.  VISTA ATUAL DAS RUÍNAS DO ANTIGO FÓRUM ROMANO.
Transcrição da apresentação:

CIVILIZAÇÃO ROMANA LENDA DA CRIAÇÃO – ‘Eneida’, do poeta Virgílio. Há autores que acreditam que Roma foi fundada pelos ETRUSCOS, enquanto outros deduzem que Roma se originou de um ‘forte’ construído por latinos e sabinos, às margens do Rio Tibre. Elogio aos etruscos ...elementos religiosos, bastante desenvolvidos, agricultura avançada, indústria próspera e comércio ativo. Etrusci, tusci ... Região da Toscana ...

CONFRONTO A ascensão dos latinos e as invasões célticas provocaram o declínio dos etruscos, por volta do séc. IV a.C. Outras etnias ... Destacaram-se os gauleses, italiotas ( latinos, sabinos, úmbrios e samnitas ) e os gregos, região da Magna Grécia.

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA MONARQUIA ( 753.a.C. a 509. a.C.: governada por 07 reis, três últimos de origem etrusca. Primeiro Rei, teria sido Rômulo, e o último Tarquínio, o Soberbo. Estrutura de PATER FAMÍLIAS, e a sociedade era dividida em: PATRÍCIOS, CLIENTES E PLEBEUS. Havia um conselho de Anciãos, formado por ilustres patrícios.

REPÚBLICA – 509 a.C. 27 d.C. INSTITUIÇÕES. O PODER DAS MAGISTRATURAS. Alto império ( cônsules, pretores e ditadores ) Baixo Império ( questores, censores e edis, tribunos )

SENADO – assembléia de notáveis. 100 membros na origem e 300 no final do império real, 900 no tempo de César. De início os senadores eram recrutados entre os patrícios. A plebe só teve acesso a partir do séc. IV a.C. O mandato era vitalício.

Ainda existiam as ASSEMBLÉIAS: CURIATAS CENTURIATAS.

LUTAS SOCIAIS DESIGUALDADE PARA A IGUALDADE DE DIREITOS. REVOLTAS POR PARTE DOS PLEBEUS. PLEBEM – MULTIDÃO. REVOLTA DO MONTE SAGRADO – 494 a.C. e conseguiram o TRIBUNO DA PLEBE.

450 a.C. lei das 12 tábuas ( o primeiro direito romano ). 445 a.C. lei canuléia – casamento inter-classes. 367 a.C. Lei licínia – participação dos plebeus na magistratura e no senado. 300 a.C. Lei ogúlnia - participação religiosa.

287 a.C. Lei hortênsia – plebiscito e consulta popular. RESOLVIDOS OS ENTRAVES INTERNOS A ‘NOVA ROMA’ REPUBLICANA ESTÁ APTA PARA SE EXPANDIR E ANEXAR.

CONQUISTAS TERRITORIAIS Vence a confederação etrusca, vence os gauleses e as tribos latinas. O sul da Itália que estava em poder dos gregos é anexado ( MAGNA GRÉCIA ). TODA BOTA ESTÁ ANEXADA ( PENÍNSULA ITÁLICA ) VÔOS MAIORES ... OS CARTAGINESES E O NORTE DA ÁFRICA ... GUERRAS PÚNICAS.

GUERRAS PÚNICAS DISPUTA IMPERIALISTA. 03 GUERRAS PÚNICAS: AMÍLCAR E ANÍBAL. MERCENÁRIOS. DELENGA CARTAGO.

OUTRAS CONQUISTAS A MACEDÔNIA DE FELIPE V FOI VENCIDA; OS REIS DE PÉRGAMOS E DA BITÍNIA SUBMETERAM-SE. A SÍRIA SE ENTREGA; O QUE RESTOU DA GRÉCIA FOI ANEXADO; O EGITO CAIU; A PENÍNSULA IBÉRICA E A GÁLIA CAEM TAMBÉM.

CONSEQUÊNCIAS DAS CONQUISTAS Expansão mercantil manufatureira determinou o nascimento de uma nova classe – os homens novos ou homens ricos ou os ‘cavaleiros’. Aumento da escravidão Êxodo rural e a proletarização da plebe. Declínio moral.

SURGEM PROBLEMAS SOCIAIS A PRESENÇA DE PLEBEUS NA VIDA URBANA TRAZEM SÉRIOS PROBLEMAS SOCIAIS. SURGEM AS REFORMAS OU TENTATIVAS DE REFORMAS TIBÉRIO E CAIO GRACO: OS IRMÃOS REFORMISTAS.

QUE TIPO DE REFORMAS REFORMA AGRÁRIA LEI FRUMENTÁRIA EXTENSÃO DA CIDADANIA. OS IRMÃOS SÃO ELIMINADOS.

A REPÚBLICA ESTÁ EM CRISE ERA CONSENSO EM TEMPOS DE CRISE UMA DITADURA ( 06 MESES ) PARA RESOLVER O CAOS. DITADURA DE MÁRIO. DITADURA DE SILA.

A CRISE AUMENTA GUERRAS SOCIAIS. REVOLTA DOS ESCRAVOS E DOS GLADIADORES ... LEMBRA-SE DE SPARTACUS ???

O consulado se destaca TRIUNVIRATOS PELA FRENTE. PRIMEIRO TRIUNVIRATO: POMPEU, CRASSO E JÚLIO CÉSAR CRASSO MORRE NO ORIENTE A DISPUTA SE DÁ ENTRE POMPEU E JÚLIO. PATRÍCIO X PLEBEU.

DITADURA DE CÉSAR Construiu obras pública Pôs em ordem as finanças Promoveu a fundação de colônias Estendeu o título de cidadãos aos não romanos. Introduziu os gauleses no senado Modificou o calendário. Divinizou-se.

CONSPIRAÇÃO ... Cássio , Brutus e o Senado se rebelam ... Assassinato. Segundo Triunvirato. Marco Antonio.( General ) Lépido.( Patrício ) Caio Otávio ( sobrinho ) A Otávio a Europa; Marco Antonio, a Ásia e a Lépido, a África. DISPUTAS.

IMPÉRIO Caio Otávio, na Batalha de Áccio , conquista o Egito ao vencer Marco Antonio e torna-se senhor absoluto e primeiro imperador ... Não divinizou-se, mas foi divinizado. Era imperial. Unifica o mundo mediterrâneo .

Vários títulos Príncipe do Senado ( Presidente do Senado ) Poder Tribunício ( sacrossanto e inviolável ) Pontífice Máximo ( líder religioso ) Império Proconsular ( Comandante do exército ) Imperador ( título reservado aos generais vitoriosos ) Augusto ( Divino, título até então atribuído aos deuses ).

PAX ROMANA CULTURA E DOMÍNIO POLÍTICO .... LITERATURA .. ENEIDA MECENATO PÃO E CIRCO ESTABILIDADE INTERNA E EXTERNA FORTALECEU AS FRONTEIRAS DO IMPÉRIO CRITÉRIO ECONÔMICO PARA HIERARQUIZAR OS CIDADÃOS ... GUARDA PRETORIANA

DINASTIA JÚLIO-CLAUDIANA Tibério, Calígula, Claudio, Nero ... Os FLÁVIOS ...... OS ANTONINOS OS SEVEROS

CRISE DO IMPÉRIO ...