GUERRA MUNDIAL A Primeira Guerra Mundial é considerada por muitos historiadores como um marco no início do século XX. Foi a partir da Guerra que novas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 3 – TEMAS 1 E 2: A 1ª Guerra Mundial ( )
Advertisements

A 1º Guerra Mundial Diana Silva.
I GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Questão marroquina 1880 tratado de Madri (exploração de Marrocos pela Alemanha, França e Inglaterra) 1904 acordo Inglaterra – França Alemanha revida com.
1914 – 1918.
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
1 - Antecedentes/causas:
1ª Guerra Mundial ( ).
A Primeira Guerra Mundial
HISTÓRIA DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)
Primeira Guerra Mundial
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A primeira Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL A Grande Guerra ( ) foi precipitada pela crise dos Balcãs, que pôs em confronto a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
REVISÃO A GRANDE GUERRA. Antecedentes Disputas coloniais pela África em busca de matéria-prima. Entrada tardia da Itália e Alemanha na partilha colonial.
1ª Guerra Mundial.
A 1ª Guerra Mundial
SITUAÇÃO CONFLITUOSA Tensão e rivalidade entre os governos das grandes potências européias. ALEMANHA, INGLATERRA E FRANÇA. Motivos: disputas territoriais,
A Europa À BEIRA DA GUERRA
I Guerra Mundial.
PROFESSOR: RONALDO MOURA LEAL
Antecedentes da Guerra
1ª Guerra Mundial Professora Julia.
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A 1ª Guerra Mundial Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano – Maj Edmundo - 02/2011.
A Primeira Guerra Mundial
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( 1914 – 1918 )
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
I Guerra Mundial ( ) O declínio da Europa
O choque de Imperialismos
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
Conceitos Históricos: Guerra; Neocolonialismo; Imperialismo.
A Primeira Guerra Mundial ( )
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PROGAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID ESCOLA ESTADUAL RAUL CÓRDULA 1º GUERRA MUNDIAL.
Primeira Guerra Mundial
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: ( ) Dos antecedentes à Versalhes
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( )
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A Primeira Guerra Mundial (1914–1918)
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
I Guerra Mundial ( ) O declínio da Europa
O MUNDO VIVEU DURANTE A DÉCADA D E 1930 UM PERÍODO BASTANTE CONTURBADO.
CRISES IMPERIALISTAS E AS CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A Primeira Guerra Mundial
I Guerra Mundial ​ ( ) ​ BLOG: ospyciu.wordpress.com / Prof. Paulo Leite1.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL: ( ) A Guerra Para Findar Todas as Guerras
Aula 3 - História Geral A 1ª Guerra Mundial a 1918
Primeira Guerra Mundial
A 1ª GUERRA MUNDIAL : Tríplice Aliança – Império Alemão, Império Austro- Húngaro e Itália. AlemanhaItáliaÁustria-Hungria PARTICIPANTES.
Apogeu e declínio da influência europeia
A primeira Guerra Mundial
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL ) INTRODUÇÃO: Na transição do século XIX para o XX, a Europa vivia um período de euforia e de grandes avanços tecnológicos.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA Próximo Caderno 9 » Capítulo 1 GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX.
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( ). A PREPARAÇÃO DO CONFLITO As rivalidades imperialistas; A Paz Armada versus a Belle Époque; A Questão das Nacionalidades.
I Guerra Mundial Prof. Paulo Lyra Maio/2009. A Belle Époque A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim ao que.
 Embora seja uma guerra predominantemente europeia, o conflito atingiu dimensões mundiais devido à participação dos EUA e do Japão e à existência.
Neocolonialismo: Gerou rivalidades imperialistas entre as potências européias. Unificação de Itália e Alemanha: rompimento do equilíbrio do continente.
A Primeira Guerra Mundial
I GUERRA MUNDIAL Contexto: Belle Époque, ou seja, momento de euforia econômica causado pelo imperialismo e industrialização na Europa entre.
Transcrição da apresentação:

GUERRA MUNDIAL A Primeira Guerra Mundial é considerada por muitos historiadores como um marco no início do século XX. Foi a partir da Guerra que novas correlações de forças estabeleceu-se no mundo, marcando o declínio da Europa e a ascensão dos EUA à condição de principal potência mundial.

O período anterior foi caracterizado por uma grande disputa política e por intensa corrida armamentista

PRETENSÃO AUSTRÍACA As pretensões austríacas fez crescer os movimentos nacionalistas nos Balcãs; várias sociedades secretas surgiram para agir contra a Áustria, como a Jovem Bósnia, que pretendiam a criação de um único Estado que envolvesse os povos eslavos da região e para isso julgavam necessário eliminar a política imperialista dos austríacos.

Apesar de que o final do séc. XIX e início do séc Apesar de que o final do séc. XIX e início do séc. XX tem sido marcado por um clima de CONFIANÇA e OTIMISMO, surgiram muitas crises: CHOQUES ENTRE AS NAÇÕES E NOS MOVIMENTOS OPERÁRIOS. Lembrar de “Belle époque” Sob a aparência de tranquilidade vai surgir uma PAZ ARMADA.

CAUSAS PRINCIPAIS Imperialismo – como fica à divisão dos continentes e colônias ? Rompimento do equilíbrio europeu: advento da Alemanha ... rivalidade ANGLO-GERMÂNICA. Nacionalismo ... fruto de uma filosofia romântica; movimentos de independências; choques étnicos e religiosos.

Política de Alianças .. Potências centrais X entente ... Questões balcânicas .... Questão Marroquina ... Incidente de Serajevo ... Impossibilidade de se conciliar os antagonismos internacionais ...

DESENROLAR DOS ACONTECIMENTOS Investigação sobre a Sérvia.( Assassinato de Francisco Ferdinando ). Rompimento de relações diplomáticas. Declarações de Guerra. Alianças. O caso Itália. O caso Rússia. O caso EUA.

FASES DA GUERRA 1) GUERRA DE MOVIMENTOS; ou seja, durante os primeiros meses da guerra, até o início de 1915, a característica marcante foi o deslocamento constante das tropas, o que, em princípio, parece lógico para uma guerra. Os principais ataques foram realizados pela Alemanha que procurou neutralizar os russos na frente oriental enquanto avançou sobre a França no lado ocidental.

O avanço sobre a França foi fulminante, a partir da tática definida no Plano Schliffen, ocupando primeiro a Bélgica, para penetrarem em território francês pelo norte. A invasão da Bélgica foi usado pela Inglaterra como pretexto para entrar na Guerra.

Ao mesmo tempo, ingleses e franceses lançaram uma ofensiva na África, tomando territórios da Alemanha. Vale lembrar que a Itália, até então aliada da Alemanha e Áustria, declarou-se neutra e não participou da guerra nesta primeira fase.

2) GUERRA DE TRINCHEIRAS; é reflexo de uma situação de equilíbrio de forças, fazendo com que os exércitos procurassem garantir suas posições, preparando novas conquistas.

Esse foi um longo período, até 1917, caracterizado por grande desgaste: elevada mortalidade, grande destruição, elevados gastos financeiros. Na tentativa de conseguir vantagens, os países envolvidos na guerra procuraram desenvolver novos armamentos ( canhões de longo alcance, tanques, aviões, submarinos....) criando novas tecnologias eu pudessem ser aplicadas na guerra.

O ANO DE 1917 O ano de 17 marca mudanças importantes, quando os alemães passaram a utilizar a guerra submarina. Os ataques a navios mercantes norte americanos foi usado como pretexto para o Ingresso dos EUA na Guerra.

FINAL DA GUERRA Os alemães procuraram jogar todas as suas forças na frente ocidental, porém começava a ficar isolada, comprometendo o abastecimento do país. A derrota da Turquia e da Bulgária comprometeu o transporte de produtos para a Europa Central. Em setembro de 1918 as forças aliadas desfecharam uma grande ofensiva contra os alemães, que foram obrigados a recuar.

No interior dopaís aumentava o descontentamento e as pressões sobre o Imperador, que acabou por abdicar. Terminava o Segundo Reich. O novo governo a "República de Weimar" assinou a rendição em 11 de novembro.

CONSEQUÊNCIAS NOVO MAPA EUROPEU A CRIAÇÃO DA LIGA DAS NAÇÕES. ASCENSÃO NORTE AMERICANA E JAPONESA. TRATADOS PUNITIVOS. HUMILHAÇÃO DA ALEMANHA.