Planejamento de infraestruturas de suprimento de energia e TI em Data Centers Carlos Julian Menezes Araújo Orientador: Prof. Paulo Maciel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Data Center Definido por Software
Advertisements

Software Aging em uma Infraestrutura de Cloud Computing
Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Acordo de Nível de Serviço Gerenciamento de Disponibilidade
Sistemas Operacionais - 3
Análise de Sensibilidade de Modelos Hierárquicos para Computação em Nuvem Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Planejamento de data center, com ênfase em sistemas hardened para melhorias de dependabilidade focado em variação de temperatura Rafael Roque
Modelagem do Desempenho do Processo de Manufatura - Abordagem as Máquinas da Linha de Produção de uma Empresa do Setor Alimentício Orientando: Lubnnia.
Rational Unified Process(RUP)
Governança de TI COBIT x ITIL
Apresentação da compilação dos resultados das pesquisas.
Mário Biague V Oficina: "Como Considerar Variáveis Sociais, Ambientais e Políticas no Planejamento Energético" Análise de portfólio de recursos energéticos.
Sistemas Operacionais Planejamento de Experimento
Avaliação de Sistemas Operacionais
Avaliação de Desempenho Introdução Aula 1 Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas.
Análise e Projeto de Sistemas
Unidade 2 As decisões Estratégicas Grupo Q – Subgrupo 2.
Cloud Empresarial para o SAP
Prefeitura de Santo André
DataFaz DCIM – Data Center Infrastructure Management
Consumo de Energia MODCS – Workshop Aluno: Verônica Conceição
RUPinho Qualidade de Software
INTRODUÇÃO AO MS PROJECT
Estratégia de Planejamento do Projeto
1 Programa de Engenharia Elétrica - PEE/COPPE/UFRJ Universidade Federal do Rio de Janeiro Extending OpenFlow for Unified Management and Control of Cloud.
Processos de Desenvolvimento de Software – Parte 2
Sistemas Distribuídos
Gerenciamento dos custos do projeto
Call Center de Emergência Marcus A. de Queiroz V. Lima
● Empresa com foco no provimento de serviços de TI e de Telecomunicações ● 15 anos de existência ● colaboradores ● mais de clientes no mercado.
Tecnologia da informação
Avaliação energética e de dependabilidade de Data Centers.
Alisson Mesquita Outubro de 2012
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Elaboração e Análise de Projetos
Planejamento de Serviço de Vídeo Streaming e Análise de Performabilidade em um Ambiente de Nuvem Privada Jamilson Ramalho Dantas Orientador:
Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Aluno: Erica Sousa – Orientador: Paulo Maciel – Modelagem de.
COLETA DE INFORMAÇÕES PUBLICADAS Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA.
Aluno: Verônica Conceição Apoio: Danilo Oliveira e Jean Araújo Prof: Paulo Maciel Maio de 2014 MODCS – Workshop Avaliação de desempenho no consumo de energia.
Um estudo de estratégias de redundância para melhoria de dependabilidade em ambientes Openmobster mobile cloud computing Igor de Oliveira Costa
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 02 – ITIL.
Data Center.
Análise de sensibilidade em modelos hierárquicos para sistemas de cloud computing Rubens de Souza Matos Júnior Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Parceria Estratégica. 1.Mandic, Soluções e Parceria. 2.O que é Computação em Nuvem? 3.A Oportunidade. 4.Como se diferenciar com o modelo de negócio na.
Modelagem e Análise de um Sistema de Recuperação de Desastre em uma Infraestrutura Virtualizada Ermeson Andrade.
1/34 Engenharia de Software e Sistemas Alexandre Vasconcelos
MPS – Aula prática Diagrama de Pacotes / Esteriótipos Web
Capítulo 10 – Qualidade de Produtos de Software Escrito por: Renata Araújo Vírginia Chalegre Apresentado por: Cleice.
Otimização de trade-offs no gerenciamento de cadeias de suprimentos verdes Gabriel Alves Jr. Orientador: Dr. Paulo Maciel Co-Orientador:
Aluno: João Ferreira Orientador: Paulo Maciel A Power Load Distribution Algorithm to Optimize Data Center Electrical Flow.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Confiabilidade na Tecnologia.
Avaliação da capacidade de sobrevivência a desastres em sistemas de cloud computing geograficamente distribuídos Ana Carolina Veloso Teixeira
Natália Cabral Silva e Renata Carvalho Orientação: Profº Ricardo Massa Ferreira Lima Plataforma para executar processos flexíveis através de web services.
Memória de Aula 1 Prof Alfredo Senger
UCSal – Bacharelado em Informática
Copyright © 2010 Accenture All Rights Reserved. Accenture, its logo, and High Performance Delivered are trademarks of Accenture. 27º CBM / Expoman 2012.
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Modelagem e Análise de um Sistema de Recuperação de Desastres numa Infraestrutura nas Nuvens MODCS 2013 Centro de Informática - UFPE Aluno: Ermeson Andrade.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Avaliação de Desempenho em Ambientes de Mobile Cloud Computing Danilo Oliveira Paulo Maciel Nelson Rosa.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo 03 de Outubro de 2008 PCS2050 – Projeto de Formatura II  Andre Romero Gonçales  Milton Yukio Godoy Saito.
Prof. Paulo Fernando da Silva Infra TIC Capítulo 03 – ITIL.
Infraestrutura Hiper Convergente e Invisível
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
CIn.ufpe.br Modelos de Desempenho para Aplicações de Sincronização de dados em Dispositivos Móveis Aluno: Carlos Alexandre Silva de Melo Orientador: Paulo.
Análise de Sensibilidade de Métrica de Disponibilidade aplicada em Serviços de Streaming de Vídeos usando Infraestruturas de Cloud Computing Rosangela.
1 Modelagem e Avaliação de Dependabilidade de Infraestruturas de Mobile Cloud Computing Jean Carlos Teixeira de Araujo Orientador: Prof.
Modelagem e Análise de Dependabilidade de um serviço de VoD streaming na nuvem Aluno: Jamilson Dantas Orientador: Prof. Paulo Maciel.
Capítulo 1 Introdução aos Sistemas Operacionais Curso Técnico de Redes de Computadores Professor Emerson Felipe Administração de Sistemas Operacionais.
Sistemas Operacionais de Redes Data Center IGOR ALVES.
Transcrição da apresentação:

Planejamento de infraestruturas de suprimento de energia e TI em Data Centers Carlos Julian Menezes Araújo Orientador: Prof. Paulo Maciel

Prover subsíbios para a realização de um planejamento de infraestruturas de suprimento de energia e TI em data center considerando requisitos de dependabilidade, consumo energético e custos. Além disso, será utilizado uma abordagem de otimização para classificar as arquiteturas. Objetivo Geral

Propor um conjunto de modelos de dependabilidade para analisar infraestruturas de suprimento de energia e TI Propor um modelo para estimar o custo e consumo energético de aplicações em servidores Definir uma estratégia de monitoração para obter dados reais de consumo de energia no ambiente de TI Objetivos Específicos

Densenvolver uma ferramenta para dimensionamento de carga energética de servidores Converter os modelos de alto nível de TI em modelos de dependabilidade Utilizar uma abordagem de otimização para classificar a composição das arquiteturas baseadas em dependabilidade, custo e consumo energético de TI Objetivos Específicos

 Adicionar as arquiteturas de suprimento de energia  Modelagem de alto nível de TI  Montar um rack: cpu, storage, networking  Indicar o nível de utilização do ambiente  Converter o modelo de alto nível para o modelo de dependabilidade Ferramenta em desenvolvimento

 O usuário irá executar um algoritmo de otimização para classificar as arquiteturas considerando:  O nível de dependabilidade das arquiteturas de suprimento de energia e TI;  O custo das arquiteturas de suprimento de energia;  Consumo de energia de TI. Ferramenta em desenvolvimento

 Figura 1. Arquiteturas de suprimento de energia Cenário de Suprimento de Energia Tier I Tier IV

 Figura 2. Exemplo de um ambiente de TI Cenário de TI Cameras Clientes Storage HUB

 Cenário de TI (Disponibilidade e Confiabilidade)  Availability: 99,97728 % Resultados preliminares

 Figura 3. Consumo energético do cenário de TI Resultados preliminares Valor médio: 88,07 watts

 Figura 4. Disponibilidade das arquiteturas de Energia Resultados preliminares

 Figura 5. Disponibilidade das arquiteturas Resultados preliminares

 Figura 6. Custo x Downtime Resultados preliminares

 Figura 7. Custo de aquisição por rack Resultados preliminares

Verificar opções de algoritmos de otimização para analisar e classificar os cenários avaliados Próximos passos…