A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologia da informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologia da informação"— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologia da informação
TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos

2 Conteúdo A informação como recurso estratégico Banco de dados
Uso estratégico da TI Estratégia competitiva Estratégia e informação Gerenciamento da informação Banco de dados Prof. Ulisses Vasconcelos

3 Uso estratégico da TI A TI está mudando radicalmente os processos e as possibilidades de fazer negócios. Melhorar um sistema, para aumentar sua integração de dados. Redes de computadores mais eficientes em escritórios Representantes de vendas com smartphones Estratégia mínima para permanecer competitivo A eficiência da informação tecnológica é feita em muitas empresas pela designação de um Chief Information Officer. Eles estão cada vez mais envolvidos com as tomadas de decições estratégicas de alto nível conciliando melhor seus meios de informação com suas necessidades estratégicas. Prof. Ulisses Vasconcelos

4 Estratégia competitiva
O processo da informação irá cada vez mais moldar as vantagens da estratégia competitiva de muitas empresas. As vantagens competitivas serão conquistadas por meio da redução da distância entre os clientes e a organização. As mudanças na estratégia dos negócios normalmente precedem as mudanças estruturais, formas de trabalho e a adoção da tecnologia. Prof. Ulisses Vasconcelos

5 Estratégia competitiva
As vezes a adoção da TI funciona como um catalisador da mudança e é seguida pela reestruturação de cargos e por diferentes processos administrativos. Então, enquanto muitas empresas adotam a tecnologia para atingir as metas estratégicas, outras aprendem pela introdução tecnológica. A competitividade do negócio ocorre tanto por meio de uma série de táticas como por meio de decisões estratégicas. Prof. Ulisses Vasconcelos

6 Estratégia e informação
O que falta nas organizações não é a informação, já que informação está em todo lugar. O que faltam são ferramentas tecnológicas e de gestão para entregar a informação certa às pessoas certas Informação sempre tem valor estratégico? Necessita de um processo de gerenciamento da informação Prof. Ulisses Vasconcelos

7 Estratégia e informação
Etapas do processo de gerenciamento da informação Exigências da informação Diagnosticar a necessidade de informação Formular perguntas e não gerar respostas. O que precisamos saber? Obtenção de informações Exploração, classificação, formatação e estruturação Distribuição das informações Uso da informação Prof. Ulisses Vasconcelos

8 Estratégia e informação
Gerenciamento da informação Não se deve informatizar o caos A tecnologia é apenas um meio para a geração da informação Como gerenciar a informação? O modelo usa sete etapas Prof. Ulisses Vasconcelos

9 Gerenciamento da informação
Administração de exigências Combinar necessidades de informação de usuários e canais de fornecedores, conhecer as exigências das pessoas que necessitam da informação e conquistar a confiança de fornecedores e usuários; plano de ativos informacionais classificar a informação no momento de sua obtenção de acordo com sua confidencialidade, tempo pelo qual ela deve ser mantida e a maneira como ela deve ser protegida (tabelas de temporalidade, políticas de descarte, gestão integrada de recursos informacionais, dentre outros); plano de sistemas informacionais planejamento do armazenamento e distribuição de dados, em meio eletrônico ou em papel; Prof. Ulisses Vasconcelos

10 Gerenciamento da informação
Aquisição obter a informação; Análise analisar o conteúdo com vistas a estabelecer os níveis: confiabilidade, segurança e qualidade; Disseminação distribuir a informação aos que necessitam dela; Feedback perguntar aos receptores se a informação foi adequada, recebida e distribuída de maneira correta e se foi dado treinamento suficiente quanto ao uso dela; Prof. Ulisses Vasconcelos

11 Metodologia e ferramentas para gerar informação
Data warehousing Data mining customer relationship management (CRM) Prof. Ulisses Vasconcelos

12 Data warehouse Armazém de dados
Dados de natureza diferente consolidados Facilita a tomada de decisões Prof. Ulisses Vasconcelos

13 Data mining Varre dados buscando: Agrega e organiza dados
padrões e relacionamento entre informações Agrega e organiza dados Usa algoritmos que utilizam inteligencia artificial capazes de conhecer e aprender São avaliados estoques, pedidos, compras, orçamentos, contábil, financeiro, jurídico, pós-venda, relacionamento com cliente, vendas entre outros Business intelligence Trabalha para que os dados sejam visualizados como um todo, trazendo informações concretas, consistentes e decisivas. Prof. Ulisses Vasconcelos

14 customer relationship management (CRM)
Cliente no centro do processo de negócio Percebe e antecipa as necessidades dos clientes atuais e potenciais Tecnologia Captura dados a respeito do cliente Procura-se Como será feita a abordagem ao cliente? Que procedimentos ou eventos devem ser gerados? Qual o plano de comunicação a adotar? Prof. Ulisses Vasconcelos

15 Banco de dados É a coleção de dados armazenados e inter-relacionados, contendo informações sobre um domínio específico. Ex.: universidade, banco, loja etc Prof. Ulisses Vasconcelos

16 Banco de dados O objetivo principal de um sistema de banco de dados é possibilitar um ambiente que seja adequado e eficiente para uso na recuperação e armazenamento de informações. Consulta mais rápida à informações Prof. Ulisses Vasconcelos

17 Banco de dados Deve ser utilizado principalmente para tratamento de grandes volumes de informações. Ou ainda quando se tem uma estrutura para armazenamento da base de dados, e essa base passa a crescer de forma mais rápida. Quando o controle dessa basse fica complicado. Prof. Ulisses Vasconcelos

18 Banco de dados SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados)
Conjunto integrado de programas que permite descrever, armazenar, manipular, interrogar e tratar o conjunto de dados que compõem o banco de dados. Prof. Ulisses Vasconcelos

19 Banco de dados Interação com o gerenciador de arquivos: Armazena, busca e atualiza os dados no banco de dados. Cumprimento de integridade: Determinam se atualizações no banco de dados resultam na violação de restrições. Cumprimento de segurança: Nem todo o usuário do banco de dados precisa ter acesso a todo banco de dados. Prof. Ulisses Vasconcelos

20 Banco de dados Cópias de reserva (“backup”) e recuperação: A ocorrência de determinadas falhas pode comprometer a consistência do banco de dados. O SGBD deve possibilitar a realização de backups e recuperaçados dados por meio de procedimentos Prof. Ulisses Vasconcelos

21 Exercício http://profulisses.wordpress.com
Prof. Ulisses Vasconcelos

22


Carregar ppt "Tecnologia da informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google