Identidade sacerdotal e santificação do ministério I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA
Advertisements

Governo do Estado do Espírito Santo
Colégio Elisa Andreoli
Ninguém Chega Ao Pai Senão Por Mim
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Ética e subjetividade – uma reflexão
Ética. Conceitos e definições. Prof Betty Menzl, MPH
DA GENTE QUE EU GOSTO. 1.
e a ética da justa medida
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Ética Virtudes e liberdade.
1-Virtude da correta compreensão
Que valores você atribuiria a estes objetos?
A Ética Religiosa.
Sumário da apresentação
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Formas de Relacionamento entre Pais e Filhos
Apresentação ESTREIA 2014.
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
VALORES QUE APROXIMAM DE DEUS.
O existencialismo de Sartre
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
ÉTICA DA VIDA: DESAFIO DO MUNDO ATUAL
O Tempo de Deus Em alguns momentos, temos a impressão de que Deus está muito distante como se estivesse indiferente ás nossas necessidades, sem pressa.
Amor e Sexualidade.
Elaboração: Antonio Nascimento
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
A ESPIRITUALIDADE nos módulos da Ecafo
Profª Karina Oliveira Bezerra
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Maturidade exige profundidade
ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim
Professor Romildo Tavares Filosofia Módulo 22 –
O Coração de um Líder Curso T iteenchallenge.org iteenchallenge.org T
O Coração de um Líder.
Emfocohistoria.blogspot.com.  Escolha entre possíveis modos de agir Escolha individualbem comum (desejos) Regras e leis.
Empreendedorismo.
Liberdade Trabalho orientado pelo professor: José António
A Mudança de Estruturas e a Espiritualidade Vicentina
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
LIÇÃO 11 INTRODUÇÃO: Prov. 3:7; Rom. 14:12.
VIRTUDES: CONHECÊ-LAS E PRATICÁ-LAS.
A Ética Aristotélica.
Seção 11 (capítulos 46-49) “O amor é a chave do coração da criança, mas o amor que leva os pais a transigirem com os filhos nos desejos ilegais.
ÉTICA GERAL Profª. Ms. Lissandra Lopes Coelho Rocha.
A ética.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Éticas na Grécia Antiga
DEUS CRISTO IGREJA HOMEM VIRTUDES
Há uma busca natural e constante pelo “perfeito” (não, perfeição) que nem sempre significa o que você está pensando.
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
A humanidade inteira busca a paz “BEM AVENTURADOS OS PACíFICOS, PORQUE SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS Conta-se que certo dia Dante Lighere, passeava pensativo.
Livre e de bons costumes (Autor não Identificado )
OTIMISMO SEMPRE Seja otimista, procurando sempre ser positivo em seus pensamentos, atos e ações. A ciência moderna prova que o homem otimista tem uma.
Ética.
“0 SER HUMANO E A SOCIEDADE”
ARISTÓTELES.. “A acentuada tendência platônica a uma construção filosófica ideal passa a ser amenizada no pensamento de Aristóteles, na medida em que.
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
Filosofia – Ética I A Ética Aristotélica
ARISTÓTELES Estagira 384 a.C. Atenas 322 a.C. JUSTIÇA.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Virtudes. Aristóteles “A virtude é portanto uma disposição adquirida voluntária, que consiste, em relação a nós, na medida, definida pela razão em conformidade.
Identidade sacerdotal e santificação do ministério I
Transcrição da apresentação:

Identidade sacerdotal e santificação do ministério I As virtudes do sacerdote

Identidade do sacerdote Outro Cristo Imagem viva de Cristo Perfeito homem – virtudes humanas (e limitações) Perfeito Deus – virtudes sobrenaturais Queremos ver Cristo no sacerdote

Virtudes humanas Prudência – maturidade nas decisões, serenidade Justiça – respeito aos direitos, cumprimento pontual dos compromissos, (falsa caridade) Fortaleza – garra e mansidão (coragem, serena ausência de respeitos humanos) Temperança – sóbrio, comedido

Virtudes sobrenaturais Fé – visão sobrenatural – avaliar os acontecimentos sob a perspectiva da doutrina católica Esperança - otimismo sem ingenuidade, confiança nas pessoas Caridade – amor a Deus, amor a todos, com a medida do coração de Cristo

Ganhar virtude Frase simples de se enunciar, mas, de significado complexo O que significa exatamente ganhar virtude? O que é a virtude (humana)?

Auto-controle? Força de vontade para controlar o próprio comportamento, de modo que se mantenha dentro de um padrão desejável, especificado por um conjunto de regras de conduta Dois inconvenientes sérios 1o – Não existe força de vontade capaz de um controle contínuo e universal (exemplo ordem)

Auto-controle? 2o – não é possível elaborar um conjunto de regras suficientemente abrangente, que determine total-mente uma conduta sacerdotal adequada Quem procurasse um controle desse tipo acabaria por ficar “neurótico” Tenderia a multiplicar ad infinitum as regras a que se submete – rigi-dez – dificuldade as decisões.

Auto-controle? Auto-controle leva a ações corretas, mas não excelentes Ganhar virtude supõe mudar o próprio modo de ser Aristóteles: virtude torna o homem bom além de capaz de agir bem É preciso querer mudar modo de ser É preciso admirar a virtude para conquistá-la

Inclinação a agir bem Disposição, um novo modo de ser Mas em que consiste essa disposição?

Costume? Lembrando que “as virtudes se conquistam pela repetição de atos” – costume – automatismo Mas essa maneira de enxergar a virtude também apresenta sérios inconvenientes Virtude deve levar a agir bem em quaisquer circunstâncias – e os automatismos são respostas a de-terminadas circunstâncias

Costume? Se virtude fosse costume bastaria uma disciplina exigente nos semi-nários para que padres fossem virtuosos Além do mais, costume leva a agir rotineiro, não virtuoso, tíbio Não meritório. A virtude deve levar a agir livre Repetição de atos – reiteração de atos virtuosos livres – na praxis

Educação da afetividade e novos critérios práticos de atuação Há uma inclinação natural profunda ao bem. Bem (agir bem) é naturalmente apetecível) Noção perdida na modernidade Quando escolhemos o mal, nos equivocamos (erro do juízo prático, mais ou menos culpável Virtude disposição que deve levar a acertar nos nossos juízos práticos

Dimensões da virtude Dimensão afetiva: educação da agressividade e da afetividade Aprender a “gostar do que é bom” Bom gosto – Gadamer Cuidado com estoicismo Dimensão intelectual - Na inteligência (e na vontade) – critérios (princípios da razão prática acertados) que permitam “enxergar o bem Mudança em todas as faculdades envolvidas no agir livre

Dimensões da virtude Cuidado com voluntarismo Mudança em todas as faculdades envolvidas no agir livre

Aquisição das virtudes Papel da disciplina. Possibilidade de se fazerem boas experiências Necessidade de que se submetam livremente à disciplina Importância da unidade de vida (férias) Formação da prudência. Conselho Fundamental: dos bons modelos (Amizade – Aristóteles) Ascética – luta determinada