Sociedade Brasileira de Medicina de Família

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Transcrição da apresentação:

Sociedade Brasileira de Medicina de Família Formação da consciência. Afetividade e Valores O Papel do Cinema Pablo González Blasco SOBRAMFA- Sociedade Brasileira de Medicina de Família www.sobramfa.com.br

Como se ensina ética? Conceitos teóricos Referencial Ético Modelos filosóficos Exemplos Histórias de vida

Informação, cultura. Do mesmo modo que o barulho atrapalha a comunicação, a profusão de imagens pode mascarar a realidade (..) Nosso grande inimigo não é o segredo mas a banalidade. As incertezas não se compensam com o excesso de informação. (..) Estamos informados muito além do nosso espaço de ação. Nunca soubemos tanto mas o acúmulo de dados de nada serve se não é articulado com sabedoria. D.Innerarity; “La sociedad invisible”

Ética personalista Como fazer isto? Não se contenta em não fazer o mal, mas procura fazer todo o bem que lhe é possível Uma ética das virtudes Educação é mais do que treino: é promover mudança de atitudes. Como fazer isto?

Os modelos éticos

Ensinar ética? Promover a Reflexão Condicionar atitudes? Curso de “boas maneiras”? Vademecum de atuação? E as decisões no caso concreto? E o bem que posso fazer? E aquilo que ninguém me cobra? Promover a Reflexão

Reflexão sobre as experiências O universo das emoções. Dimensão Afetiva da formação. O que eu faço com aquilo que eu sinto? Como trabalho isso? Motivação e Afetividade. Se existe um por quê qualquer cómo se torna suportável Nietzche

The Questioning Machine Stephen P. Bogdewic,PhD Who are you and what do you want? Most people come and go away without answering these two simple questions!!!

Conhece-te a ti mesmo “Não vemos as coisas como elas são, mas como nós somos” E. Kant Conhece-te a ti mesmo

A vida é terra, e vivê-la é lodo Tudo é maneira, diferença ou modo. Em tudo quanto faças sê só tu, Em tudo quanto faças sê tu todo. F. Pessoa Onde está essa maneira, que faz a diferença, que nos permite sobreviver ? ?

Razão, Sentimentos e Fidelidade O ser humano é mais fiel não quando pensa melhor, mas quando sente mais profundamente. Esta sensibilidade profunda conecta com as profundidades do espírito. Para o homem atingido sacudido pela tempestade da tristeza não e nenhum crime se contradizer. Não se pode criticar a quem está infeliz por ser ilógico. A lógica, instrumento perfeito para administrar as essências ideais, falha lamentavelmente no homem concreto.   Gustave Thibon: “Una mirada ciega hacia la luz”.

Promovendo a ética Estimular a reflexão Dar vazão ao mundo interior Uma cultura da emoção e da imagem A porta de entrada para a construção de conceitos. As Humanidades: caminho para visualizar a ética

Fazendo Refletir com o Cinema

Humanismo como recurso educacional ...Às vezes, pedi que ele cantasse para mim os versos, os que eu não esqueci nunca. E quando ouvindo, eu tinha vontade de brincar com eles. Minha mãe, ela era que podia ter cantado para mim aquilo. A brandura de botar para se esquecer uma porção de coisas -as bestas coisas em que a gente no fazer e no nem pensar vive preso, só por precisão, mas sem fidalguia.... J. Guimarães Rosa; “Grande Sertão: Veredas”

Educação: Reflexão e Objetivos “Extirpamos o órgão, e exigimos a função. Fazemos homens sem coração e esperamos deles virtude e iniciativa. Damos risada da honra e nos estranha ver traidores entre nós. Castramos e exigimos deles que sejam fecundos”. CSLewis, ‘Abolition of man’

A divisão Interior: o verdadeiro problema. Se tu todo- Somos nós os que dividimos aquilo que está unido. Integração é missão- Vocação, “vocare” , sentir-se chamado, que é mais do que um simples querer; é saber quem me chama, para o que me chama, o que se espera de mim.

somente saber as coisas A sabedoria não é somente saber as coisas mas também amá-las Gregorio Marañón Falando dos médicos antigos..... Eles tinham um sentido da Medicina mais cordial, mais humano. Permanecia neles a figura do velho médico familiar, conselheiro, sacerdote, amigo nos momentos difíceis em cada lar. É provável que não soubessem tanto como nós, mas certamente foram melhores e mais sábios. Infelizmente, vamos esquecendo que a sabedoria não é somente saber as coisas mas também amá-las.

Amar as Coisas- Caminho de Integração Pessoal “Não e difícil entender por que gostamos tanto de aumentar nossa capacidade de conhecimento e tão pouco de aumentar nossa capacidade de amar. Conhecimento traduz-se automaticamente em poder, enquanto o amor se traduz em serviço”.   R. Cantalamessa, Il Canto dello Spirito.

A maior dificuldade: eu mesmo!! O meu problema imediato sou eu mesmo, e o pacto silencioso que estabeleço com o sistema e que permite que “o de sempre” governe a minha vida e as minha decisões. A decisão é clara e definitiva: nenhuma punição poderá ser maior que aquela que nós mesmos nos impomos quando conspiramos contra nossa própria vocação e missão.

a integração permanente. O desafio pessoal: a integração permanente. Não sejas “teórico”: são as nossas vidas, em cada jornada, que devem converter esses ideais grandiosos numa realidade cotidiana, heróica e fecunda. Sulco, 949. JMEscrivá

Conservar o Amor Fomos criados para o divino, mas também para o sensível. Sonhamos ao mesmo tempo com a plenitude espiritual e com o amor humano, e por isso caímos na cilada….Quando a beleza sensível se nos oferece, não nos basta aceitá-la como ela é, e lhe pedimos que sacie nossa sede de mistério e de absoluto. Esperamos dela um Deus para ter nos nossos braços …. e comprovamos que o que estreitamos neles não é Deus, mas o nosso desejo desorientado mas incurável dEle. Seremos felizes se descobrimos que esse ser impotente para saciar nossa sede sofre também da mesma sede, y de este modo conseguimos associar nossas duas misérias numa única prece. Esta é única possibilidade de sobrevivência do amor humano. Não se trata de encontrar Deus um no outro, mas de procurá-lo juntos. A pobreza reconhecida e aceita leva-nos até a verdadeira riqueza, enquanto que emitir moeda falsas nos conduz à ruína total. Gustave Thibon: “Una mirada ciega hacia la luz”.

Sociedade Brasileira de Medicina de Família Educação da Afetividade Cinema como Recurso Educacional Publicações Congressos Nacionais Congressos Internacionais SOBRAMFA- Sociedade Brasileira de Medicina de Família www.sobramfa.com.br

Radcliffe Publishing, Oxford, UK. 2005. Blasco PG. Medicina de familia & cinema: recursos humanísticos na educação médica. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2002. Livros “Ethics and Human Values”. Blasco, PG; Alexander,M “Interviewing skills”: Waxman, D; Alexander, M; Kirkpatrick, H; Blasco, PG “Leadership, teamwork and organizational dynamics” Elder, W; Blasco, PG Radcliffe Publishing, Oxford, UK. 2005.

Educar no Humanismo http://www.pablogonzalezblasco.com.br

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Colégio Universidade Professores Corporativa (RH. Gestores) Educação