GRÉCIA: Esparta e Atenas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grécia o Berço da Civilização
Advertisements

Modo-de-produção escravista
GRÉCIA -> Antiguidade ocidental (GRÉCIA e ROMA) = escravista
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: GRÉCIA OBJETIVOS IDENTIFICAR.
História – 3º Ano.
A civilização grega Grécia atual: localizada no sul da Península Balcânica, é um país europeu. Turismo grande fonte de renda pelos vestígios da antiga.
CIVILIZAÇÃO GREGA Território: relevo acidentado com montanhas. entre as cidades-estado. Resultado: dificuldade de comunicação; formação de cidades-estados.
Grécia Antiga: Atenas e Esparta. A civilização grega tem grande importância na formação cultural e política do Ocidente. Os gregos foram os primeiros.
Cidades- estados gregas
Grécia antiga Localização: sul da Península Balcânica
Grécia – período clássico.
Prof. Everton da Silva Correa
Política e Democracia na Grécia Antiga
História Grécia Antiga II.
ATENAS.
O mundo grego e a democracia
Colégio Ari de Sá Prof. Alexandre Neto
Prof. Everton da Silva Correa
Tebas, Micenas, Olímpia, Delfos, Siracusa, Mileto, Atenas, Esparta.
GRÉCIA ANTIGA.
Unidade V Assunto 2 Grécia Localizar geograficamente a Grécia.
ESPARTA.
Prof. Sidnei, O Belíssimo
Professor Edley
AULA.4 - 2A – OS GREGOS I PERIODO HOMÉRICO
QUAL ERA O PAPEL DO CIDADÃO EM ESPARTA?
Estado, Cultura e Sociedade
Aula 3: Grécia Antiga: Período Arcaico - Atenas
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
AULA 1 ANTIGUIDADE CLÁSSICA.
Grécia.
Atenas e Esparta.
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
A Construção da Democracia
Cidade-Estado: Atenas
Grécia Antiga.
HISTÓRIA Capítulo 4 – Civilizações cretense e mundo grego
A Cidade-Estado de Esparta Grupo 4; Cap. 12
Grécia Antiga.
Entre Militares e Políticos
GRÉCIA.
Cidades- estados gregas
Aula 4: História Geral O mundo grego: Período Homérico.
Grécia “O legado da civilização Grega para a Civilização Ocidental é a própria Civilização Ocidental” (Bertrand Russell, Filósofo Inglês)
Grécia Antiga Aula 1.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade européia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Grécia Antiga.
GRÉCIA ANTIGA.
PERÍODO ARCAICO (800aC – 500aC)
Grécia Antiga: Atenas e Esparta.
IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.
AS Civilizações da Antiguidade Ocidental
GRÉCIA ANTIGA CORREÇÕES DE ATIVIDADES CRIPTOGRAMA
DISCIPLINA | PROFESSOR
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
ATENAS.
Resumos de História.
Antiguidade grega e romana
GRÉCIA. CARACTERISTICAS GERAIS Relevo: montanhoso poucas planícies poucas terras férteis litoral recortado minas madeira Economia: Comércio.
CIVILIZAÇÕES CLÁSSICAS GRÉCIA ANTIGA. 1. Introdução  Legado Cultural Greco-Romano Grego: racionalismo; valorização do homem; filosofia; democracia; teatro;
Esparta e Atenas Aulas 10 e 11. Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.): Os genos perderam força, o que provocou a segunda diáspora e, depois, a formação.
GRÉCIA. A civilização grega surgiu por volta de 2000 a.C. As pólis (cidades-estado), forma que caracteriza a vida política dos gregos, surgiram por volta.
A origem da Civilização Grega 6º ano
Antiguidade Clássica: Grécia Desenvolvimento das Cidades e a organização Política no mundo grego Prof. Alan.
Cidades- estados gregas
A Democracia Ateniense
GRÉCIA AULA 6 Objetivos Discutir as relações entre mito e História tendo como referência a análise da Ilíada e da Odisseia como “fonte histórica”. Além.
GRÉCIA.
O Direito Grego Antigo. Características Físicas Localização da Grécia: Mar Mediterrâneo a direita da Itália.Localização da Grécia: Mar Mediterrâneo a.
Transcrição da apresentação:

GRÉCIA: Esparta e Atenas

Esparta

Sociedade Espartana Rígida disciplina militar Espartanos eram proprietários das melhores terras, eram políticos e militares e exerciam poder religioso. Únicos que possuíam cidadania e direitos políticos.

organização Periecos: dedicavam-se ao comércio e ao artesanato Hilotas: camada inferior da sociedade espartana

Estrutura política da pólis Diarquia: dois reis com funções militares e religiosas; Gerúsia: espartanos com idade superior a 60 anos- funções administrativas, legislativas e judiciárias; Eforato: grupo de cinco cidadãos que fiscalizavam os reis e aplicavam a justiça; Apela: espartanos com idade superior a 30, elegia membros da gerúsia e eforato

Atenas

Sociedade ateniense A proximidade do mar e a existência do do Porto de Pireu facilitaram o comércio marítimo e potencializaram as influências externas. Monarquia – oligarquia – democracia- reivindicação de artesãos e comerciantes de participação no governo.

Organização Eupátridas: apenas homens atenienses que fossem filhos de atenienses e grandes proprietários de terras e de escrevos; Georgóis: pequenos proprietários de terra que perdiam suas propriedades e se tornavam escravos por dívidas Thetas: marginalizados e desempregados Metecos: estrangeiros que se dedicavam ao comércio. Escravos: prisioneiros de guerra, endividados e filhos de escravos

Conflito de classes Drácon: criou o primeiro conjunto de leis escritas da história ateniense. Sólon: desencadeou reformas como o fim da escravidão por dívidas, a devolução de terras confiscadas por dívidas, a reforma monetária, a criação do sistema de pesos e medidas

Democracia- governo do povo Desencadeou-se devido a grandes insatisfações de diversas classes sociais Tendo como mentor Clístenes atenas foi dividida em dez distritos e instituiu um conselho com 500 membros para propor projetos de leis. Formou o legislativo, havia uma assembleia com todos os cidadãos para discutir projetos de lei. Ideia de ostracismo – perda de direitos políticos caso ameaçasse o regime político de Atenas. Só votavam atenienses de nascimento, do sexo masculino e maiores de idade.

Grécia e suas influências

jogos

arquitetura

Teatro

filosofia

Literatura