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Transcrição da apresentação:

- EDUCAR -

Ele fica mais rico interiormente...” “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente...”

que é a razão pela qual vivemos.” “E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos.” Rubem Alves.

“Já li muitos livros sobre psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação – mas, por mais que me esforce, não consigo me lembrar de qualquer referência à educação do olhar ou à importância do olhar na educação, em qualquer deles.” Rubem Alves.

“A primeira tarefa da educação é ensinar a ver...

“É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo...”

“Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.” Rubem Alves.

“A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades...”

“Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.” Rubem Alves.

“Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver.” Rubem Alves.

“Quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento:

“...a capacidade de se assombrar diante do banal.”

“Para as crianças, tudo é espantoso: Coisas que os eruditos não vêem.” um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra. Coisas que os eruditos não vêem.” Rubem Alves.

“Na escola eu aprendi complicadas classificações botânicas, taxonomias, nomes latinos – mas esqueci. Mas nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore...

das simetrias das folhas.” ...ou para o curioso das simetrias das folhas.”

que com a realidade para a qual elas apontam.” “Parece que, naquele tempo, as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras que com a realidade para a qual elas apontam.”

“As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” Rubem Alves.

“Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” “As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” Rubem Alves “Aprendemos palavras para melhorar os olhos.”

“As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.”

para melhorar os olhos.” “Aprendemos palavras para melhorar os olhos.”

“Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem... O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido.” Rubem Alves.

“Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem... O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido.” Rubem Alves

e o mundo aparece refletido dentro da gente.” “Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente.” Rubem Alves.

“São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver. Elas não têm saberes a transmitir. No entanto, elas sabem o essencial da vida.”

“Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança jamais será sábio.” Rubem Alves.

Tema musical: One Man’s Dream, - Yanni. Formatação: um_peregrino@hotmail.com

Rubem Alves – Nasceu em 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, Minas Gerais. Mestre em Teologia, Doutor em Filosofia, psicanalista e professor emérito da Unicamp. Tem três filhos e cinco netas. Poeta, cronista do cotidiano, contador de histórias, um dos mais admirados e respeitados intelectuais do Brasil.

Ama a simplicidade. Ama a ociosidade criativa. Ama a vida, a beleza e a poesia. Ama as coisas que dão alegria. Ama a natureza e a reverência pela vida. Ama os mistérios.

Ama a educação como fonte de esperança e transformação. Ama todas as pessoas, mas tem um carinho muito especial pelos alunos e professores. Ama Deus, mas tem sérios problemas com o que as pessoas pensam e/ou dizem a Seu respeito.

Ama as crianças e os filósofos – ambos têm algo em comum: fazer perguntas. Ama, ama, ama, ama...

Ama as crianças e os filósofos – ambos têm algo em comum: fazer perguntas Ama, ama, ama, ama...

idéias religiosas, mas têm experiências místicas. “As crianças não têm idéias religiosas, mas têm experiências místicas. Experiência mística não é ver seres de um outro mundo. É ver este mundo iluminado pela beleza.” Rubem Alves.