Períodos Clássicos da História Colégio da PM Nome: Nycolas Sesztak Gonçalves Série: 1°AM N°22 Prof° Arthur – História Prof° Ailton – Geografia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Grécia antiga não era formada por um estado unificado. Seu território era ocupado por diversas cidades autônomas. Elas eram chamadas de pólis, pelos.
Advertisements

HÉLADE GRÉCIA ANTIGA.
A GRÉCIA ANTIGA.
O império Persa.
Modo-de-produção escravista
A civilização grega UNIDADE 6 Temas 1 e 2.
A civilização grega Como a história da Europa começou?
GRÉCIA -> Antiguidade ocidental (GRÉCIA e ROMA) = escravista
Grécia Antiga Revisão Para T.A.C.A.S.A.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: GRÉCIA OBJETIVOS IDENTIFICAR.
Características da pólis
A ÉPOCA CLÁSSICA: A Grécia das cidades
Atenas x Esparta Profº: Mário Nadaf
Grécia Antiga.
O legado da Grécia para a civilização ocidental
O mundo grego e a democracia
Formação e afirmação da pólis
GRÉCIA ANTIGA.
BATALHAS GREGAS.
Atenas (nos dias de hoje)
QUAL ERA O PAPEL DO CIDADÃO EM ESPARTA?
Avaliação Mensal 6º A.B : 31/10 6º C : 01/11
A Grécia Antiga.
Aula 3: Grécia Antiga: Período Arcaico - Atenas
Maxwel Pereira Graduando em Ciências Sociais (USP) Civilização Grega.
Colégio Da Polícia Militar Trabalho Apresentado ao professor Arthur e Ailton na Disciplina de Historia e Geografia. Trabalho Apresentado ao professor Arthur.
Guerras Médicas Guerra do Peloponeso
Colégio da Policia Militar 1° ano Aula: Historia e Geografia
Mundo Grego Antigo \o/ Revisããããooo.
Colégio da Polícia Militar – Cruz Azul Eduarda Damascena nº3 1º ano
Grécia Antiga.
Grécia Revista Eletrônica Nome:Isabelle Sobral Professor: Arthur Costa
Grécia principais características
Aluna: Alice Santos Gonçalves Disciplina: Historia e Geografia
Grécia Antiga.
O HELENISMO de Alexandre, o grande.
Professor Edley A partir de 359 a.C., o rei macedônio Filipe II, aproveitando-se do enfraquecimento das pólis em razão dos.
Grécia. Principais Características: *Período Homérico *Período Arcaico
Períodos da Grécia Trabalho a ser apresentado ao profº. Arthur de História e Ailton de Geografia Victória Melo nº. 31.
Grécia Nome: Nicole Moledo serie:1 AM n°: 21
GRÉCIA Colégio PM Trabalho apresentado ao professor Arthur e Ailton nas disciplinas de história e geografia. Giovanna Mota Nº9.
Períodos da Grécia Trabalho a ser apresentado ao profº Arthur de história e profº Ailton de Geografia Talita Carvalho n° 28.
Grécia Nome: Victor Augusto da Silva n° 29 – 1°EM
Professor: Arthur & Ailton Disciplina : História & Geografia
Revista Eletrônica Trabalho apresentado ao prof. Arthur e Ailton na disciplina de Historia e Geografia.
Luiz Henrique Silva de Freitas Nº17 1ºAM Profsº Arthur e Ailton
Civilizações Classicas
Colégio da Policia Militar 1°Ano Jenifer Rodrigues Ferreira nº11
Expansão Romana Grupo 07 – Capítulo 18 Assista no modo de apresentação (aperte F5), você visualizará melhor as imagens.
Períodos da História da Grécia Antiga
Grécia Antiga Aula 1.
Grécia Antiga.
GRÉCIA ANTIGA.
PERÍODO ARCAICO (800aC – 500aC)
GRÉCIA ANTIGA CORREÇÕES DE ATIVIDADES DOMINOX
IDADE ANTIGA -Não há consenso entre os historiadores, mas acredita-se que esse período tem início por volta do ano 4000 a.C., e vai até o ano de 476, já.
AS Civilizações da Antiguidade Ocidental
Revista Eletrônica Grécia Antiga Fernanda Catarine 1ºEM Nº05.
Nações Antigas Bizuário elaborado por: Ricardo Corrêa Peixoto.
DISCIPLINA | PROFESSOR
O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL
FILOSOFIA ANTIGA PENSAMENTO CLÁSSICO.

Grécia: período clássico e período helenístico
Grécia: Período Clássico (V a IVa.C) e Helenístico (IV a II a.C) Prof. Alan.
A civilização grega: do esplendor à conquista Macedônica (p. 172 a 183) PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Caracterizar as Guerras Médicas (p. 175) [2][2]
A origem da Civilização Grega 6º ano
CIVILIZAÇÃO GREGA: A RICA HERANÇA AO MUNDO OCIDENTAL.
GRÉCIA AULA 6 Objetivos Discutir as relações entre mito e História tendo como referência a análise da Ilíada e da Odisseia como “fonte histórica”. Além.
GRÉCIA.
Transcrição da apresentação:

Períodos Clássicos da História Colégio da PM Nome: Nycolas Sesztak Gonçalves Série: 1°AM N°22 Prof° Arthur – História Prof° Ailton – Geografia

Período Homérico A sociedade da Grécia Antiga passou a apresentar, então, fortes características rurais, caracterizando-se o início do período Homérico, que se estendeu até o século VIII a.C. A terra, os equipamentos e todos os bens produzidos pertenciam à comunidade. A subsistência era garantida por uma produção que envolvia a maior parte dos integrantes dos genos, sob a liderança do patriarca.

Período Arcaico O Período Arcaico da história da civilização grega, ocorrido entre os séculos VIII e VI a.C., foi caracterizado principalmente pelo fim da comunidade gentílica, que se formou no Período Homérico, e pelo fortalecimento da organização dos membros da sociedade em torno das pólis, as cidades-Estado, comandadas por uma aristocracia proprietária de terras.

Período Clássico O Período Clássico da história da Grécia Antiga é repleto de conflitos. Logo no início do período houve uma série de enfrentamentos entre os gregos e os persas. Em 490 a.C. o rei persa, Dario I, declarou guerra contra os gregos por causa da revolta gerada na Jônia em conseqüência da conquista dos persas. A atitude de Dario I foi uma tentativa de punição ao comportamento de suas novas colônias, para isso invadiu a Hélade. Dez anos depois o filho de Dario I, Xerxes, lidera os persas para mais uma ataque aos gregos, mas acabam derrotados novamente. Insistentes, os persas tentam a vitória através de uma terceira guerra e tornam a sair derrotados. Esta última derrota fez com que os persas assinassem um tratado reconhecendo a superioridade dos gregos.

Século de Péricles O governo de Péricles foi responsável por ampla modernização, ampliação dos vínculos comerciais, enriquecimento e disseminação dos padrões políticos de Atenas. Tamanho foi o impacto do governante que o século V a.C. ficou conhecido como “Século de Péricles”.

Imperialismo Grego Atenas decide então cobrar impostos, com o argumento de que seriam para prevenção em caso de nova invasão, o que não aconteceu, e ainda proíbe que as mesmas abandonem a Liga de Delos (os representantes cobravam os impostos). Tal atitude gerou a insatisfação de algumas cidades, em especial Esparta (que era especialista em militarismo). Atenas (Liga de Delos) e Esparta (Liga de Peloponeso (mais as cidades aliadas) entraram em conflito. A Guerra do Peloponeso, colocou em choque o modelo político democrático de Atenas e o modelo político oligárquico militarista de Esparta. A tradição militar desta foi decisiva no tocante dos conflitos e foi responsável por colocar fim à liderança ateniense, inaugurava-se então a fase de imperialismo espartano na Grécia.

Império Macedônico O Império Macedônico e as cidades gregas, lideradas por Esparta, entram em guerra e mesmo com toda a tradição militar espartana não foi possível evitar a derrota para os macedônicos em Queroneia. Filipe e Alexandre, seu filho, conquistaram a Grécia continental e encerraram o Período Clássico da Grécia. Alexandre, o Grande, assumiu o Império da Macedônia quando seu pai morreu assassinado. Carregando a incorporação de costumes gregos, surgiu a cultura helenística que associava-se a cultura grega com a macedônica. Assistam o filme, Alexandre, O Grande.

Período Helenístico O período conhecido como helenístico foi um marco entre o domínio da cultura grega e o advento da civilização romana. Os sopros inspiradores da Grécia se disseminaram, nesta época, por toda uma região exterior conquistada por Alexandre, o Grande, Rei da Macedônia. O período helenístico é caracterizada principalmente por uma ascensão da ciência e do conhecimento. A cultura essencialmente grega se torna dominante nas três grandes esferas atingidas pelo Helenismo, a Macedônia, a Síria e o Egito.

Mapa da Grécia Século VIII a.C.