SUCESSÃO ECOLÓGICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos da Ecologia
Advertisements

Ecologia Aplicada aula 6 Sucessão Ecológica e evolução nos ecossistemas.
ESTUDO DAS POPULAÇÕES.
Sucessão ecológica Profª Reisila Mendes
Módulo: Ecologia e Conservação da Natureza Noções de comunidade; sucessão ecológica; biodiversidade e riqueza de espécies; biogeografia. Prof. Dr. Dakir.
BIOMAS BRASILEIROS.
SUCESSÃO ECOLÓGICA É a sequência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. Durante esse processo, comunidades mais simples vão sendo.
SUCESSÃO ECOLÓGICA COLONIZAÇÃO DE LOCAIS SEM VIDA
SUCESSÃO ECOLÓGICA 5 anos depois 25 anos depois.
SUCESSÃO ECOLÓGICA - É a seqüência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. - Durante esse processo, comunidades mais simples vão.
Sucessão Ecológica Processo gradativo de colonização de um habitat, no qual a composição das comunidades - e do próprio ambiente – se altera ao longo do.
Ecossistemas.
CAD III – BIO E – AULAS 09 à 12 Profº Villa
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS
Sucessão Ecológica Prof. Regis Romero.
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
Ecologia Profª. Andréa R. Franz.
Cap. 05 1ª parte Sucessão Ecológica.
Sucessão 3ª parte.
Sucessão 2ª parte.
CONCEITOS E DETERMINAÇÕES
SUCESSAO ECOLÓGICA.
TRANSFERÊNCIA DE MATÉRIA E ENERGIA
Sucessão Ecológica É a substituição seqüencial de espécies em uma comunidade; compreende todas as etapas desde a colonização das espécies pioneiras.
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
CIÊNCIAS DO AMBIENTE UFCG / CTRN UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL
M ODULO II – ESPECIFICA INTENSIVO Prof. Regis Romero.
Dinâmica das populações
Unidade 3 — Fluxos de energia e ciclos de matéria
SUCESSÃO ECOLÓGICA - É a seqüência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo. - Durante esse processo, comunidades mais simples vão.
OIKOS (CASA) + LOGOS (ESTUDO)
DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFA. CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Ecologia: Aula 01 Prof. Dra. Divamélia Gomes.
1º ano BIOLOGIA CAROL 2010.
CAP 15. Pirâmides ecológicas
CONCEITOS DE ECOLOGIA.
Ecologia de Populações e Comunidades
ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO.
A S COMUNIDADES EM T RANSFORMAÇÃO : S UCESSÃO E COLOGIA Professor: Hélcio Marques Junior Biólogo - (Licenciado) Especialista em Docência Universitária.
FUNDAMENTOS DA ECOLOGIA
Seres vivos, ambiente e energia
Cadeias e teias alimentares.
Pitágoras Sucessão ecológica e biomas
Ciências Naturais – 8ºano
INDIVÍDUOS DE ESPÉCIES
SUCESSÃO ECOLÓGICA - Uma sucessão ecológica passa por três fases:
Aula 01 e 02 – Introdução à Ecologia
Prof. Dr. Dakir Larara Machado da Silva
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia BI02 – Fundamentos de Ecologia A Unidade I – Energia no.
A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR
Aula 2. Relações entre organismos nos Agroecossistemas
Fluxo de Energia nos ecossistemas
SUCESSAO ECOLÓGICA.
Ciclos Biogeoquímicos
Ciências Naturais – 8.º ano
FUXO DE ENERGIA NOS ECOSSISTEMAS
Fluxo de energia e ciclos de matéria - Fotossíntese
É a absorção de grandes quantidades de gás carbônico (CO2) presentes na atmosfera. A forma mais comum de sequestro de carbono é naturalmente realizada.
Ecossistemas.
PIRÂMIDES ECOLÓGICAS PROFESSOR DOUGLAS SARAIVA Colégio Dom Felipe Av. Independência, 1652, Quintino Cunha, CEP.: – Fortaleza/CE
Ecologia de Populações
Profº Ms. Hélcio Marques Junior.  Sol é o principal responsável pela existência de vida na Terra. 2
ECOLOGIA Colégio Ari de Sá Biologia 2 Prof. Felipe Ribeiro
ECOLOGIA : Energia no Ecossistema
Sucessão ecológica Profª Reisila Mendes. É um fenômeno dinâmico onde as populações pioneiras são gradativamente substituídas até que se estabeleça uma.
FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA
Curso Biologia 2 Professora: Gabriela Souza
Conjunto de elementos ou componentes que se relacionam entre si
Salve 08 de março! Que felizes sejam os dias das mulheres!
SUCESSÃO ECOLÓGICA.
Transcrição da apresentação:

SUCESSÃO ECOLÓGICA

INTRODUÇÃO Processo de alteração gradual, na estrutura de uma comunidade num ecossistema, ao longo do tempo, até estabelecer um equilíbrio (direcional e previsível). Resultado da ação dos seres vivos sobre o ambiente, e do ambiente sobre os seres vivos.

PRODUÇÃO PRIMÁRIA PPL = PPB - RESPIRAÇÃO Corresponde ao rendimento da conversão da energia luminosa em substâncias orgânicas. Produção primária bruta (PPB): designa a razão a que a energia solar é convertida em energia potencial de biomassa. Produção primária líquida (PPL) : designa a taxa de armazenamento de matéria orgânica nos tecidos. PPL = PPB - RESPIRAÇÃO

FASES DA SUCESSÃO ECOLÓGICA Em regiões completamente desabitadas as condições abióticas são muito adversas: iluminação direta causa temperaturas altas. a ausência de solo dificulta a fixação de plantas. a água da chuva não se fixa e evapora rapidamente.

FASE INICIAL (ECESE) Instalação de organismos pioneiros (líquens, musgos, gramíneas, insetos). *Organismos pioneiros: bastante resistentes, pouco exigentes, com alta produtividade primária líquida, criam condições para a instalação de organismos mais complexos.

FASE INTERMEDIÁRIA (SERE OU SÉRIE) Instalação de organismos mais complexos que os pioneiros (arbustos e ervas, roedores ...). Maior sombreamento e retenção de umidade. Aumento da diversidade biológica e de nichos. Diminuição da produção primária líquida em função do maior gasto de matéria orgânica.

FASE FINAL (CLÍMAX) Comunidade mais desenvolvida que pode ocorrer no ecossistema, sob as condições do local. Grande quantidade de biomassa, de diversidade biológica e de nichos ecológicos, com predomínio de espécies mais complexas e exigentes. Baixa produtividade primária líquida. Caracteriza-se por atingir o “equilíbrio”.

SUCESSÃO ECOLÓGICA

VARIAÇÕES - SUCESSÃO ECOLÓGICA

EXEMPLOS DE SUCESSÃO

GRÁFICOS - SUCESSÃO ECOLÓGICA Unidades Variáveis tempo PPL respiração PPB biomassa

TIPOS DE SUCESSÃO ECOLÓGICA Primária: em substratos não previamente ocupados por seres vivos (afloramento rochosos, exposição de camadas profundas do solo, lava vulcânica recém solidificada).

Secundária: em substratos anteriormente ocupados por uma comunidade, contendo matéria orgânica viva ou morta (clareiras, áreas desmatadas, fundos expostos de corpos de água).