THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Matrizes Unidimensionais
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ENGENHARIA CIVIL INTRODUÇÃO À ALGORITMOS Professora: Fabíola Gonçalves.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ENGENHARIA CIVIL
Estruturas de Repetição
LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS INSTRUÇÕES DE CONTROLE – PARTE I Prof. Thiago Pereira Rique
Algoritmos.
Introdução a Algoritmos Seqüenciais
Introdução a Programação Renata Freire
Programação de Computadores - 3
Estruturas de repetição
Introdução à Lógica de Programação (cont.)
Programação para Engenharia I
Estruturas de Controle
Estrutura de Repetição
Lógica de Programação Módulo II
Módulo I 7 – Fluxogramas Programação e Sistemas de Informação.
6.3 – Estruturas Repetitivas
Algoritmos e Programação
O Portal do Estudante de Computação
Listas e algoritmos (em Scratch)
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Dados
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Controle de Fluxo
Semana 03: Comandos de desvio de fluxo. Expressões lógicas.
Professor: Juliano Lucas Gonçalves
Comandos de Repetição Comando Para-Faça
Linguagem de Programação I Parte III
Estruturas de Repetição
FTIN Formação Técnica em Informática
Estruturas de Repetição
Prof: Luiz Carlos Zancanella :: INE / UFSC-SC 1 INE 5201 – Aula 002 Algoritmo Um conjunto de ações, com propriedades especiais e específicas e com algumas.
Semana 03 Comandos de desvio de fluxo. Expressões lógicas.
Instituto Federal de Santa Catarina
Algoritmo e Programação
Linguagem e Ambiente Scratch
Linguagem de Programação JAVA
Estrutura de Decisão Multipla
Algoritmos e Estrutura de Dados I
Introdução à Linguagem C
Igor Steinmacher, MSc. O maravilhoso mundo da Lógica de Programação.
THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 10
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Dados
Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC
Algoritmos – Exercícios no Visualg
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estruturas de Controle de Fluxo
Algoritmos - exercícios
Algoritmos Comandos de repetição.
Lógica e Estrutura de Dados Fundamentais Professor: Eduardo O. Teles
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 06) Prof. Alessandro Bernardo.
INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO EM C THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 09 JOINVILLE 2013 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
Fundamentos de linguagens de programação
Algoritmos.
Introdução a Programação
Programação I Aula 08 Autor: Francisco Airton Professor: André L. R. Didier 1.
Introdução à Programação
Programação I Aula 07 Autor: Francisco Airton Professor: André L. R. Didier 1.
Professor: André L. R. Didier Autor: Francisco Airton
Algoritmos e Programação I
ALGORITMOS Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula.
Informática e Computação Aula Estrutura de Repetição
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E TECNOLÓGICAS Tecnologia em Redes de Computadores Algoritmos e linguagens de programação 1 (aula 08) Prof. Alessandro Bernardo.
Fundamentos de Programação Aula 4. 2 Conteúdo Estruturas Básicas de Programação –Repetição, laço, loop ou iteração Exercícios.
Algoritmos – Exercícios
Algoritmos – Aula 04 Comandos de repetição.
Comandos de Repetição (While, Do..While e For)
Algoritmos Aula 5 Estrutura de Decisão e Repetição. Prof. Luiz
Estrutura de Repetição
Programação I Aula 06 Autor: Francisco Airton Professor: André L. R. Didier 1.
1Unidade 04 – Estruturas de Repetição Algoritmos e Linguagens de Programação Estruturas de Repetição Prof.: Guilherme Baião S. Silva
Conteúdo de Laços de Repetição para os alunos do 7º ano EVL.
Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony.
Transcrição da apresentação:

THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07 JOINVILLE 2013

Estrutura de Repetição Nos exemplos e exercícios que vimos até agora sempre foi possível resolver os problemas com uma sequência de instruções onde todas eram necessariamente executadas uma única vez. Agora, veremos um conjunto de estruturas sintáticas que permitem que um trecho de um algoritmo (lista de comandos) seja repetido um determinado número de vezes, sem que o código orrespondente tenha que ser escrito mais de uma vez. O Algoritmo possui três estruturas de repetição: repita ... ate enquanto ... faca para ... faca

COMANDO REPITA ... ATE repita <lista de comandos> Uma estrutura de repetição é utilizada quando um trecho do algoritmo ou até mesmo o algoritmo inteiro precisa ser repetido. O número de repetições pode ser fixo ou estar atrelado a uma condição. Sua forma geral é: repita <lista de comandos> ate <expressão lógica ou relacional>

COMANDO REPITA ... ATE

COMANDO ENQUANTO ... FACA Na estrutura enquanto ... faca, a expressão lógica é avaliada e, se ela for verdadeira, a lista de comandos é executada. Isso se repete até que a condição seja falsa. Veja a sua forma geral: enquanto <expressão lógica ou relacional> faca <lista de comandos> fimenquanto A estrutura enquanto ... faca também é uma estrutura de repetição, semelhante à repita. A diferença básica entre as duas estruturas é a posição onde é testada a expressão. Na estrutura repita, a condição é avaliada após a execução dos comandos, o que garante que os comandos serão executados pelo menos uma vez.

COMANDO ENQUANTO ... FACA

COMANDO PARA ... FACA O comando para ... faca também permite a descrição, dentro de um algoritmo, de uma estrutura de repetição. Sua forma geral é: para <variável de controle> de <valor inicial> ate <valor final> passo <incremento> faca <lista de comandos> fimpara

COMANDO PARA ... FACA Na estrutura para ... faca, a variável de controle é inicializada com <valor inicial> e no início de cada iteração, seu valor é comparado com <valor final>. Se o valor da variável for menor ou igual a <valor final>, a lista de comandos é executada e após ser executado o último comando da lista, a variável de controle é incrementada. Repete-se até que o valor da variável de controle seja maior que <valor final>, quando então é executado o comando imediatamente após a palavra fimpara. A instrução passo é necessária se o incremento for diferente de 1. A estrutura para ... faca é uma estrutura de repetição mais completa que as anteriores, pois ela incorpora a inicialização, incremento e teste de valor final da variável de controle.

COMANDO PARA ... FACA Exemplo: Algoritmo que lê 5 números e escreve todos os que forem positivos.

Exercícios 1) Faça um algoritmo para Somar todos os numero inteiros compreendidos entre 2 numero, sendo que:  Os dois numeros serão informados pelo usuário  O numero inicial não poderá ser maior ou igual ao numero final 2) Sendo a formula de uma equação do segundo grau: X = (-B  SQR( B2 - 4*A*C )) / 2*A Desenvolver um algoritmo capaz de calcular as raízes de uma equação sendo que:  Os valores A , B , C serão informados pelo usuário.  O Valor de a não pode ser Zero  O algoritmo deve informar caso não existam raízes reais. 3) Desenvolver um algoritmo capaz de calcular a media aritmética simples de uma série de números , sendo que:  O usuário deve informar a quantidade de números da série.  Se a quantidade for zero ou negativa o algoritmo não deve aceita-la.  O usuário deve informar um por um todos os números da série.  O algoritmo deve mostrar como resultado a media aritmética simples calculada através da formula: MEDIA = (X + X1 + X2+...XN) / N.

Exercícios 4) Desenvolver um algoritmo capaz de calcular o fatorial de um numero inteiro positivo informado pelo usuário, sendo que:  O numero para o calculo deve ser informado pelo usuário  O algoritmo deve informar o fatorial deste numero de acordo com as regras abaixo:  O fatorial de numero negativos não existe  O fatorial de 0 é 1  O fatorial de 1 é 1  O fatorial de um numero qualquer é da do pela seguinte formula: 5! = 5*4*3*2*1 4! = 4*3*2*1 N! = N * (N-1) * (N-2)...* 1 5) Escreva um algoritmo para calcular os números harmônicos sendo que  O usuário deve informar o numero para o calculo  O numero informado deverá ser maior que 0  O calculo do numero harmônico é feito da seguinte forma: NH= 1+(1/2) + (1/3) ... (1/N)  Exemplo: Digitado o número 5 H = 1 + (1/2) + (1/3)+ (1/4)+(1/5)

Exercícios 6) Escreva um algoritmo capaz de calcular a seqüência de fibonacci sendo que:  O primeiro numero é sempre 0  O segundo numero é sempre 1  Os próximos números são o resultado da soma de seus dois predecessores. Exemplo: 0,1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89... O algoritmo deve calcular e mostrar a seqüência de fibonacci ate que o ultimo numero calculado seja maior ou igual a um limite que será informado pelo usuário. 7) Faça um algoritmo capaz de determinar o maior número de uma seqüência de 10 números que deverão ser digitados pelo usuário , e apresente o resultado ao final do processamento. 8) Faça um algoritmo capaz de calcular a media das notas de dez alunos que deverão ser informadas pelo usuário, e após o calculo informe o número de alunos que ficou com a nota acima da media calculada. 9) Supondo que a população de um país A seja da ordem de 90.000.000 de habitantes com uma taxa anual de crescimento de 3% e que a população de um país B seja, aproximadamente, de 200.000.000 de habitantes com uma taxa anual de crescimento de 1.5%, fazer um programa que calcule e escreva o número de anos necessários para que a população do país A ultrapasse ou se iguale à população do país B, mantidas essas taxas de crescimento.

Exercícios 10) Uma empresa de autopeças classifica os seus funcionários da seguinte forma: Funcionário Classe A: É aquele que produziu até 100 pecas por mês Funcionário classe B: é Aquele que produziu de 101 a 200 Pecas por mês Funcionário classe C: é aquele que produziu mais de 201 pecas em um mês Sendo ainda que o salário dos funcionários é calculado da seguinte forma: Classe A : Um salário mínimo por mês Classe B : Um salário mínimo mais 10 centavos por peca produzida acima de 101 pecas Classe C : um salário mínimo mais 15 centavos por peca produzida acima de 101 pecas e 20 centavos por peca produzida acima de 201 pecas. Faca um algoritmo que permita a digitação de 10 nomes de funcionários, e as suas respectivas quantidades de pecas produzidas no mês, e que após o ultimo funcionário tenha sido digitado, o algoritmo deverá informar a quantidade de funcionários de cada classe, a produção total de todos os funcionários, e o total de salário pago pela empresa para todos os funcionários. 11)Leia um número indeterminado de linhas contendo cada uma a idade de um indivíduo. A última linha, que não entrará nos cálculos, contém o valor da idade igual a zero. Calcule e escreva a idade média deste grupo de indivíduos.