Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Parceiros na Aprendizagem. Oferecer acesso a tecnologias inovadoras para que pessoas e negócios alcancem seu potencial pleno. Missão.
Mesa-redonda Análise e avaliação da aprendizagem em suporte ao aluno
FUMEC GESTÃO DE ENSINO NA VIRTUALIDADE UNIVERSIDADE
Casa Civil Ministério da Educação Universidades Públicas Empresas Estatais República Federativa do Brasil Ministério da Educação 4° Seminário Nacional.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
EAD no Brasil 1904 Ensino por correspondência - cursos técnicos 1923
Universidade do Sul de Santa Catarina Fundação Pública de Direito Privado – Criada em 1964; Reconhecida como Universidade em 1989; 04 campi e 09 unidades.
Desafios e oportunidades do EAD
Histórico da Educação a Distância
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM MÍDIAS INTEGRADAS NA EDUCAÇÃO Nome: Cristiane Perpétua de Oliveira Módulo: Introdutório Unidade/Etapa: 3.
Curso de especialização a distância Parceria Ministério da Educação - MEC Ministério da Educação - MEC Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS.
PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Universidade Agostinho Neto
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
Universidade Agostinho Neto Luanda - Angola
Linha do Tempo EaD Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional
CRISLAINE CASSIANO DRAGO FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS: UMA EXPERIÊNCIA EM TUTORIA NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA MACAPÁ - AP.
Antecedentes Históricos da EaD no Brasil
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Educação a Distância no Brasil
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
Introdução à Educação à distância
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Antecedentes da EaD FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional 4º Período: Introdução a.
Leila Lopes de Medeiros Mídias na Educação: uma proposta de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Tecnologias da Informação e Comunicação e a Educação a Distância Profª. Drnd. Ivane Almeida Duvoisin Universidade Federal do Rio.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
Antecedentes da Educação LINHA DO TEMPO
Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:

Linha do Tempo da EaD no Brasil
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
/ / Década de SAIR.
UNIMINAS – União Educacional de Minas Gerais Curso : Pedagogia, Gestão e Tecnologia Educacional Aluna : Biannka Araújo Profª Gilca Vilarinho.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Linha do Tempo da EaD no Brasil
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO I DISCIPLINA EDC287- EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS.
Centro de Artes e Educação Física da UFRGS
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
CONTEÚDO, TECNOLOGIA E METODOLOGIA  TRILOGIA INSEPARÁVEL TPACK (do inglês, Technological Pedagogical and Content Knowledge) TECNOLOGIA PLATAFORMA E SUPORTE.

Educação a Distância panorama Profa. Dra. Maria de los Dolores Jimenez Peña.
UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Edilaine Aparecida Dairell Davi Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Agosto.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
União Educacional de Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Rosana Valéria de Oliveira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Instituições privadas oferecem cursos pagos por correspondência.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Patrícia Maia Alves Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Cristiane Regina Santos Professoras: Gilca dos Santos.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
ANTECEDENTES DA EaD.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Associação Universidade em Rede Profª Nara Maria Pimentel Universidade de Brasília - UnB Diretora de EaD/UnB Comitê de Coordenação Política da UniRede.
Transcrição da apresentação:

Linha do Tempo União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Linha do Tempo Aluna: Cristiane Regina Santos Professora: Zeila Miranda Ferreira 2007

1947 1970 1980 1940 1941 1972 1962/64

1995 2004 2000 1983 1995 1993 2001 2005

Os cursos por correspondência apareceram por volta de 1940

Instituto Universal Brasileiro 1941 Instituto Universal Brasileiro Surgimento do Instituto Universal Brasileiro, pioneira em EaD pela modalidade de ensino por correspondencia.

1947 Universidade Ar Patrocinada pelo SENAC, SESC e Emissoras Associadas, oferecia cursos comerciais radiofônicos.

Movimento de Educação de Base 1962/64 Movimento de Educação de Base Sistema de EaD, criado pela CNBB, atingiu quase meio milhão de camponeses, utilizando 25 emissoras de radiofônicas.

1970 Projeto Minerva Transmitia cursos por rádio em cadeia nacional. Nasceu no serviço de Radiodifusão Educativa do MEC.

Sistema Nacional de Telecomunicação 1976 Sistema Nacional de Telecomunicação Lançado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

ABT- Associação Brasileira de Tecnologia Educacional 1980 ABT- Associação Brasileira de Tecnologia Educacional A ABT criou o programa de aperfeiçoamento do magistério de 1° e 3° grau.

Parceria Senac/ TVE/MEC 1983 Parceria Senac/ TVE/MEC Convênio entre o Senac, a Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa, e a Rádio MEC

Senai RJ 1993 Desenvolve cursos de noções Básicas em Qualidade Total e Elaboração de Material Didático Impresso.

Programa TV Escola- Ministério da Educação 1995 Programa TV Escola- Ministério da Educação O Programa TV Escola produz material televisivo com transição pelo BrasilSat e recepção por parabólica.

Centro Nacional de Educação a Distancia 1995 Centro Nacional de Educação a Distancia O CEAD era responsável por projetos que incorporassem novas tecnologia.Criado pelo Departamento Nacional do Senac.

2000 UNIREDE É criada a Universidade Virtual Publica do Brasil, representava uma proposta de expansão do ensino público a distância.

Curso EaD de formação continuada para gestores de escola. 2001 Progestão Curso EaD de formação continuada para gestores de escola.

Pós-Graduacao a distancia Senac 2004 Pós-Graduacao a distancia Senac O MEC reconhece o curso de pós-graduacao a distância do Senac.

Rede EaD Senac de Pós- graduação 2005 Rede EaD Senac de Pós- graduação Início das atividades da Rede EaD Senac e lançamento do Programa Mídia-Escola.