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Antonia Maria Coelho Ribeiro

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Apresentação em tema: "Antonia Maria Coelho Ribeiro"— Transcrição da apresentação:

2 Antonia Maria Coelho Ribeiro
O ACOMPANHAMENTO/GESTÃO ACADÊMICO-PEDAGÓGICO DA EAD/ENSP COMO DIMENSÃO FORMATIVA Tecnológicas x Questões pedagógicas: hierarquização nas relações – SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA

3 A EAD na Ensp Coordenação de Educação a Distância - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/FIOCRUZ. Criada em 1998, a partir de uma demanda do Ministério da Saúde para formação, a distância, de Gestores Municipais de Saúde. Oferece oportunidades de formação e qualificação a trabalhadores da área da Saúde, de forma integrada ao seu processo de trabalho, contribuindo para a construção e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)

4 Estrutura EAD/ENSP

5 Criação e Desenvolvimento de Processos Educativos Implementação de
Coordenação Geral I N O V A Ç Ã GEPLAN Assessoria Financeira Processos Administrativos Criação e Desenvolvimento de Processos Educativos Implementação de Processos Educativos Elaboração e desenvolvimento de Projetos Produção de Materiais Formação tutores TED Acomp. AP Processo Seletivo Sistematização do conhecimento e Comunicação Científica Núcleo de estudos Pesquisa e Avaliação Participação em Eventos Produção científica

6 Pressupostos da ação educativa
indissociabilidade entre teoria e prática - possibilidade de crítica e de transformação dos saberes e práticas sociais, principalmente, em saúde. formação para o trabalho priorizando o trabalhador, orientada mais pela noção de “competência” para o cuidar em saúde do que pela idéia de qualificação para um dado posto de trabalho. aluno como sujeito ativo que reconstrói o conhecimento a partir da própria experiência, compartilhada e criticamente fundamentada. materiais didáticos especialmente elaborados para proporcionar um ambiente de aprendizagem adequado à interação com os sujeitos envolvidos. relação docente-aluno como diálogo entre sujeitos, objetos e contextos. Docente é um facilitador do processo de construção do conhecimento, na relação com a realidade específica dos alunos.

7 Cursos Características
pós-graduação com credenciamento pela Escola de Governo em Saúde, via departamentos da ENSP estruturados por Unidades de Aprendizagem integradas tutor(docente) – 1 para cada 25 ou 30 alunos orientador de aprendizagem – 1 para cada 10 tutores abrangência nacional carga horária – entre 180 e 590 duração – entre 4 e 14 meses certificação – de acordo com Regimento ENSP – impresso, com número de registro, protocolado e enviado com AR sem assinatura eletrônica

8 Alguns números 61.000 alunos matriculados 30.000 alunos formados
1.600 docentes desenvolveram ou desenvolvem Tutoria 26 Estados + DF Mais de Municípios

9 Total - 45 Cursos Especialização – 18 Aperfeiçoamento – 18
Atualização – 9 Total - 45

10 Dados acadêmicos Dados gerais

11 Dados acadêmicos Dados gerais

12 Dados acadêmicos Dados gerais

13 Dados acadêmicos Dados gerais

14 Hierarquia entre tecnologias e questões pedagógicas
O projeto pedagógico deve ser a base para a produção ou utilização de tecnologias. Estas devem estar adequadas à sua concepção filosófica e pedagógica. Não se adota ou produz uma tecnologia para depois pensar em como utilizá-la pedagogicamente. As tecnologias ajudam quando há um bom projeto pedagógico e atrapalham quando são supervalorizadas O AVA da EAD/ENSP foi construído por outra instituição e com pouca flexibilidade de adequação às propostas metodológicas dos cursos e de “diálogo” com o sistema de gestão acadêmica. Esta é uma grande dificuldade que estamos buscando superá-la com a produção de novos ambientes.

15 Concepção de acompanhamento/gestão acadêmico-pedagógico
Processo formativo que integra as dimensões acadêmica e pedagógica - registra e analisa sistematicamente informações quantitativas e qualitativas da trajetória dos tutores e alunos do curso, de modo a reorientar, qualificar o processo e obter indicadores de desempenho do curso que evidenciem a qualidade do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, o avalie.

16 Plataforma de ensino: principal “aliada” no acompanhamento e gestão acadêmico-pedagógica

17 Plataforma de ensino que integra o ambiente virtual de aprendizagem e o sistema on line de gestão acadêmica.

18 O ambiente virtual de aprendizagem - AVA
Ferramenta para o desenvolvimento do processo educativo a distância, que possibilita a interação dos alunos entre si e com o tutor (fórum, chat e lista de discussão), envio das atividades de avaliação, acesso a informações sobre o seu desempenho etc.

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20 O sistema on line de gestão acadêmica
Base de dados de todo o fluxo acadêmico dos cursos, alunos e docentes. Conjunto de ferramentas web que, integradas, possibilitam produzir, armazenar e gerenciar informações administrativas, escolares e acadêmicas fundamentais ao acompanhamento dos cursos numa perspectiva pedagógica: administrativo - relatórios estatísticos para subsidiar os gestores na avaliação do curso, adequação e melhoria de informações cadastrais etc. escolar - inscrição on line, matrícula, formação de turmas, certificação etc. acadêmico – organização e acompanhamento da produção acadêmica

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25 Relatórios estatísticos por curso/Turma

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27 Relatórios de desempenho

28 Relatórios de pendências do aluno e tutor

29 Relatórios quali-quantitativos
Relatório I: MAC – após 30 dias do início do curso O coordenador do curso, em conjunto com os tutores e orientadores, avalia a situação de cada aluno, retornando para a equipe de acompanhamento as alterações a serem processadas, tanto em relação ao status do aluno (de matriculado para MAC) quanto do remanejamento de alunos para outras turmas, caso algum tutor não mantenha o número mínimo de alunos definido no projeto do curso

30 Relatório II: Abandono/desistência – no meio do curso
Apresenta e analise números e percentuais dos alunos em situação de abandono, desistência, aprovação e reprovação, informações sobre o envio das atividades pelo aluno, correção ou não pelo tutor, o tempo gasto para esta correção e retorno ao aluno. O conjunto dos dados traz evidências e questões para reflexão e tomada de decisão pelo coordenador, equipe de formação de tutores da EAD, orientadores de aprendizagem e os próprios tutores.

31 Relatório final Relatório III – produzido quando da finalização de todas as turmas do curso Apresenta e analise números e percentuais de MAC, abandono, desistência, aprovação e reprovação da totalidade das turmas e ainda por tutor, destacando as turmas com maiores e menores índices de aprovação; informa pendências de documentação dos alunos, dentre outros aspectos

32 Acompanhamento Acadêmico-pedagógico
obrigada Acompanhamento Acadêmico-pedagógico


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