CLASSICISMO O Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NÃO SE TURBE O VOSSO CORAÇÃO
Advertisements

Literatura Prof. Henrique
Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós
Fernando Pessoa.
Dá-me entendimento para cumprir a tua lei
Luis de Camões.
A lírica de Camões.
Fernando Pessoa.
Luís Vaz de Camões.
CAMÕES LÍRICO Camões desenvolveu sua poesia lírica em dois estilos diferentes: 1) Clássico - utiliza-se das características próprias do Classicismo, tais.
Luís Vaz de Camões Biografia.
SENHOR O PECADO ME ENFRAQUECE, SEM FORÇAS NÃO CONSIGO, EU NÃO VOU CONTINUAR! EU SEI, SÓ O TEU AMOR ME FORTALECE. TE ENTREGO MINHA VIDA, NO TEU AMOR EU.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
"Se você quer transformar
CARACTERÍSTICAS DA S ESCOLAS LITERÁRIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Gêneros literários Prof Luiza Monteiro.
Classicismo (1527 – 1580).
O A M O R Primeira carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios capítulo 13
Eu desejo o suficiente para você.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Eternidade Eternidade Eternidade Letícia Thompson.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Educação Cristã vs Relativismo
Não Há Deus Maior Não há Deus maior Não há Deus melhor
PRECE DE UM CÃO ABANDONADO
Classicismo.
Intervalo Bíblico do Cin - 03/06/2014
Classicismo em Portugal
CLASSICISMO.
Classicismo - Período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Classicismo Século XVI.
ALMA MINHA GENTIL QUE TE PARTISTE
Alma minha gentil, que te partiste
RENASCIMENTO CULTURAL
CLASSICISMO Renascimento.
Com Som Ela talvez seja o rosto que não consigo esquecer Um rastro de prazer ou de arrependimento Talvez seja meu tesouro ou o preço que eu tenho que.
DESEJO O SUFICIENTE PARA VOCÊ!
1- Se eu tivesse o dom de falar em outras línguas sem tê-las aprendido, e se pudesse falar em qualquer idioma que há em toda a terra e no céu e no.
1Ts 4.18.
Entrada Já se ouvem nossos passos a chegar
Caríssimos, “Feliz aquele que ficar seduzido pelo mistério da Trindade e se deixar envolver pelo amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Somente.
"Busca a paz e segue-a" (Salmo 33,15).
Como negar a existência de um Deus,
Luís de Camões, Rimas Síntese da unidade.
ETERNIDADE Letícia Thompson.
 foi um poeta de Portugal, considerado uma das maiores figuras da literatura em língua portuguesa e um dos grandes poetas do Ocidente.  Pouco se sabe.
Salmo 77 Bíblia Viva leia, medite passe para outros Pedido de socorro
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
PRECE AGRADECIMENTO.
Sinalizaremos a sugestão de transição de slides de acordo com o roteiro enviado previamente. Este slide abertura, para a saudação inicial, pode ser utilizado.
COLÉGIO BONFIM TURMA 1001 Correção pag. 22 e 23 – nº 1, 2 e 3
EU SOU O PÃO DA VIDA O PÃO DO CÉU EU SOU O REI DOS REIS O SALVADOR
A excelência da criação e da Palavra de Deus Salmo 19 (Davi)
Pedi para voltar no tempo!
A BASE DA VIDA É O AMOR Texto de Angela Maria, coletado
QUER DEITADO, OU QUER ANDANDO, SABES TODOS OS MEUS PASSOS.
“Há entre as espécies animais, fronteiras que não podem ser atravessadas. É impossível surgir novas espécies diferentes das espécies básicas.
Quem faz de Jesus seu amigo se torna um “amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.
Esquemas-síntese do poema «Alma minha gentil, que te partiste»
O amor....
A drama e seu Dono A drama perdida.
Ano LI - Brasília, 24 de abril de Nº 28 V DOMINGO DA PÁSCOA.
Os Lusíadas Estrutura 10 cantos 1102 estrofes 8816 versos-decassílabos heróicos e sáficos 8ª rima (ababababcc)
Formatação: Nassifslides 13/11/2013 Senhor, Eu sei que tu me sondas Sei também que me conheces Se me assento ou me levanto Tu conheces meus pensamentos.
Eternidade... Progressão automática. Eternidade... Progressão automática.
ESCANSÃO DE VERSOS.
“Disse Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.” João 4.34.
Transcrição da apresentação:

CLASSICISMO O Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas pretendem imitar.

CARACTERÍSTICAS GERAIS Racionalismo Antropocentrismo Paganismo Neoplatonismo Estudo imitação da cultura grega Fusionismo: Mitologia pagã e cristã Simplicidade, clareza e concisão Equilíbrio, harmonia e senso de proporção (Rigor e perfeição formal) Mimese = (imitação da Natureza: Aristóteles) Soneto (2 Quartetos e 2 Tercetos)

CAMÕES E OS SONETOS Camões assegurar o triunfo do soneto. Os sonetos de Camões são a parte mais conhecida de sua lírica; os melhores que escreveu são os melhores de toda a literatura da língua portuguesa. A brevidade do soneto - dois quartetos, dois tercetos - requer grande concentração emocional, geralmente disposta sob a forma de tese-antítese com desfecho conclusivo que busca a síntese ou a unidade. A linguagem é condensada no decassílabo, utilizando a palavra de forma precisa, permeada pelo controle rígido da razão, mesmo quando o tema é uma aparente desordem.

MANEIRISMO O maneirismo de Camões é entendido como um momento de transição entre a placidez clássica e o tumulto barroco. Nos sonetos maneiristas, o poeta envereda pelos temas do desacerto do mundo e da mutabilidade das coisas.

SONETO Correm turvas as águas deste rio, que as do Céu e as do monte as enturbaram; os campos florecidos se secaram, intratável se fez o vale, e frio. Passou o Verão, passou o ardente Estio, üas cousas por outras se trocaram; os fementidos Fados já deixaram do mundo o regimento, ou desvario. Tem o tempo sua ordem já sabida; o mundo, não; mas anda tão confuso, que parece que dele Deus se esquece. Casos, opiniões, natura e uso fazem que nos pareça desta vida que não há nela mais que o que parece

SONETO Alma minha gentil, que te partiste Tão cedo desta vida, descontente, Repousa lá no Céu eternamente, E viva eu cá na terra sempre triste. Se lá no assento etéreo, onde subiste, Memória desta sida se consente, Não te esqueças daquele amor ardente Que já nos olhos meus tão puro viste. E se vires que pode merecer-te Alguma cousa a dor que me ficou Da mágoa, sem remédio, de perder-te, Roga a Deus, que teus anos encurtou, Que tão cedo de cd me leve a ver-te, Quão cedo de meus olhos te levou

O AMOR PLATÔNICO EM CAMÕES O platonismo revela-se, no soneto, pela sublimação eternizadora da amada, a partir de sua morte. O poeta contempla a amada transubstanciada em puro espírito ("lá no assento etéreo"), por via do muito amar.

Caracterização feminina Quem vê, Senhora, claro e manifesto O lindo ser de vossos olhos belos, Se não perder de vista só em vê-los, Já não paga o que deve a vosso gesto. Este me parecia preço honesto; Mas eu, por de vantagem merecê-los, Dei mais a vida e alma por querê-los, Donde já não me fica mais de resto. Assim que a vida e alma e esperança, E tudo quanto tenho, tudo é vosso, E o proveito disso eu só o levo. Porque é tamanha bem-aventurança O dar-vos quanto tenho e quanto posso, Que, quanto mais vos pago, mais vos devo