Ilustração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Dicas Gerais
FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Textos Jornalísticos Notícia/ Reportagem.
RECURSOS INSTRUCIONAIS.
O texto argumentativo.
ALGUMAS NORMAS PARA REALIZAÇÃO DE UM POWERPOINT
Capítulo – 6 Ouvidos prontos para ouvir
Menu de opções Fácil Esta ferramenta tornará mais fácil a montagem de suas pesquisas de Clima Organizacional, ou de Satisfação, desde a sua construção,
Layout, Convenções Gráficas e Informações Não Verbais
Deve‐se usar palavras‐chave. No Máximo 12 linhas por slides.
EU APRENDI.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz.
O que fazer e o que não fazer
APRENDIZ DA VIDA!.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Conhecimento de mundo.
1- COLOQUE TÍTULO O título auxilia o ouvinte a identificar as informações que irá observar.
Jornal como Recurso Didático
Murais Profa. Simone Costa.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
1 – Permita-se tempo extra. Se dê mais tempo do que pensa precisar para chegar a qualquer compromisso ou encontro. Uma ligação para a companhia aérea.
FAZENDO Slides no PowerPoint
O texto argumentativo.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Curso sobre Revista.
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Aprendi Clique.
Estrutura física da revista
A capa - logotipo.
DIAGRAMAÇÃO Colunas.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
Projeto Editorial.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
COMO INTERPRETAR TEXTOS
Estrutura da Reportagem
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
PÓSTER CIENTÍFICO COMO FAZÊ-LO ?.
Aplicativos Web – Web Design
TÍTULO Nome dos alunos ESCOLA DE ENGENHARIA DE PIRACICABA
RESENHA.
Como elaborar uma boa redação?
Objetos de aprendizagem
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
Dicas para usar o powerpoint e fazer uma boa apresentação
Resumo das Dicas Domínio de conteúdo + Simplicidade =
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
Comunicação e Redação Empresarial
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Sugestão de decoração - SEBRAE
Elaboração de um projeto de documentário multimídia
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
APRENDIZ DA VIDA!.
Utilização Eficaz do PowerPoint
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Projetos Editorial e Gráfico Parâmetros para elaboração Publicação Empresarial - Jornal Impresso.
VÍDEOS PARA FEIRAS Como tirar o melhor proveito de um vídeo em uma feira.
PROJETOS PESSOAIS 1ª FASE: COMO CONSTRUIR O SUMÁRIO E A INTRODUÇÃO???
Normas da APA Tabelas e Figuras.
Transcrição da apresentação:

Ilustração

Ilustração: Desenhos ilustrativos, quadros, gráficos e até mesmo tabelas chamam a atenção do leitor porque diferem do ambiente de texto em torno. Além de “decorar” a página, funcionam como ganchos para levar o leitor a ler o texto e dão variedade para o conjunto da revista.

A ilustração não deve ter apenas uma qualidade visual mas também ser informativa e adequada ao conteúdo da matéria. Hoje a ilustração é usada para representar temas emocionais ou abstratos, matérias didáticas nas quais é necessário dar uma instrução que não seria tão clara com fotos.

É usada também quando a fotografia não é possível, seja por razões práticas – uma situação perigosa, por exemplo -, seja quando há restrições legais ou de segurança – um julgamento em um Tribunal de Justiça, onde se proíbe a entrada de fotógrafos, ou quando a pessoa em questão não pode ser identificada.

É essencial que o ilustrador entenda bem o que se quer, porque, aqui, diferentemente de fotos, que você recebe várias alternativas para escolher, o ilustrador entrega somente um trabalho. Melhor pedir alguns esboços antes da execução final.

Caricatura: Um tipo de ilustração ainda bastante utilizado, especialmente para retratar políticos de maneira satírica, irreverente e bem-humorada. Também para ilustrar alguns perfis – a revista Time ainda usa essa técnica em suas capas. Revistas como The Economist e New Yorker usam-na regularmente.

A tipografia como ilustração: As revistas modernas usam a técnica de manipular a tipografia para obter um efeito ilustrativo – agigantar letras em um título, criar aberturas de matérias elaboradas com tipos. Com isso, a matéria se destaca das outras.

Infográficos: Dados estatísticos complexos podem ser explicados e comparados por meio de utilização de mapas, diagramas, quadros e tabelas.

Eles substituem longas explicações e ajudam o leitor a receber a mensagem rapidamente. Um assunto sem graça, ou difícil de expressar em palavras, pode se tornar mais claro com infográficos.

As fotos ajudam o leitor a ter uma impressão visual da realidade; infográficos ajudam o leitor a entender o que é pesado, intangível ou escondido. Além de informar e explicar, quebram a monotonia do texto e tornam a página mais atraente.

Diagramas podem mostrar como uma coisa funciona, gráficos revelam evolução e tendências ao longo do tempo. Mapas coloridos indicam a localização de cidades – um mapa da cidade é em geral melhor localizador do que uma foto aérea da mesma área. Como as fotos, os infográficos podem ser bons ou ruins.

Gráficos: A maioria dos gráficos é uma chatice isso ocorre porque são feitos de maneira mecânica, com no máximo uma corzinha para animar.

Um gráfico bem-feito atrai o leitor, diz alguma coisa que vale a pena ser dita, transmite uma opinião, um valor ou um julgamento. É resultado de um pensamento editorial.

Não force o leitor a fazer deduções: O gráfico tem de falar por si, passando a informação imediatamente. O leitor não vai se dar ao trabalho de adivinhar o que o gráfico quer dizer.

Trabalhe para não dar trabalho ao leitor Trabalhe para não dar trabalho ao leitor. Evite o uso de legendas para explicar o gráfico; em vez disso, coloque as definições diretamente nele, facilitando a compreensão. Identifique cada linha explicitamente.

Mantenha o gráfico simples: Gráficos atulhados de informação mais escondem do que mostram. As pessoas não podem comparar 4 coisas simultaneamente. Encher o gráfico de números é tão ruim quanto não dar nenhuma informação.

É preciso ver quantas variáveis podem ser incorporadas sem dificultar a compreensão. Um gráfico de pizza, por exemplo, não deve ter mais do que 6 fatias para que elas não percam a diferenciação. Evite o supérfluo – quantos menos elementos, melhor.