O que você deve saber sobre

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O que você deve saber sobre
Transcrição da apresentação:

O que você deve saber sobre Bio-cad-1-top-8 – 3 Prova O que você deve saber sobre ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS Os seres vivos necessitam de energia para realizar suas atividades vitais e de moléculas orgânicas para construir o próprio corpo. A disponibilidade de recursos como luminosidade e temperatura define as características dos ecossistemas no planeta.

REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DE UMA CADEIA ALIMENTAR Bio-cad-1-top-8 – 3 Prova I. Energia REPRESENTAÇÃO ESQUEMÁTICA DE UMA CADEIA ALIMENTAR também são consumidores; decompõem: cadáveres, partes mortas, resíduos e excreções 4º nível 3º nível 2º nível Professor: esse esquema não se encontra no material impresso. 1º nível fotossintetizante quimiossintetizante ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS

Cadeia alimentar e ciclo dos elementos Bio-cad-1-top-8 – 3 Prova Cadeia alimentar e ciclo dos elementos Clique na imagem para ver a animação. Professor: use a primeira aba para mostrar o fluxo de energia na cadeia alimentar. ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS

EXEMPLO DE TEIA ALIMENTAR Bio-cad-1-top-8 – 3 Prova I. Energia EXEMPLO DE TEIA ALIMENTAR Professor: lembre os alunos de que as setas representam o fluxo de energia. Representação sem escala ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS

DUAS CADEIAS E SUAS PIRÂMIDES DE NÚMERO E BIOMASSA Bio-cad-1-top-8 – 3 Prova I. Energia DUAS CADEIAS E SUAS PIRÂMIDES DE NÚMERO E BIOMASSA Representação sem escala ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS

CONCENTRAÇÃO DE MATERIAIS PESADOS E INSETICIDAS Bio-cad-1-top-8 – 3 Prova I. Energia Efeito biocumulativo P C1 C2 QUANTIDADE DE ENERGIA CONCENTRAÇÃO DE MATERIAIS PESADOS E INSETICIDAS Professor: esse esquema não se encontra no material impresso. ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS

Bio-cad-1-top-8 – 3 Prova II. Matéria Biomassa: matéria orgânica formada inicialmente pelos produtores, na fotossíntese, e que sofre transformação nos níveis tróficos. Combustíveis fósseis: organismos mortos há milhões de anos que, sob certas condições ambientais, não sofreram decomposição, mas fossilização. Ex.: carvão mineral, gás natural e petróleo. ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS

II. Matéria CICLO DO CARBONO Bio-cad-1-top-8 – 3 Prova Professor: use a segunda aba da animação (slide 11) para ilustrar o ciclo dos elementos na natureza . Representação sem escala ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS

II. Matéria CICLO DO NITROGÊNIO Bio-cad-1-top-8 – 3 Prova Professor: use a segunda aba da animação (slide 11) para ilustrar o ciclo dos elementos na natureza . Representação sem escala ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS

Cadeia alimentar e ciclo dos elementos Bio-cad-1-top-8 – 3 Prova Cadeia alimentar e ciclo dos elementos Clique na imagem para ver a animação ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS

II. Matéria Eutroficação Esgoto Proliferação de algas Predominância de Bio-cad-1-top-8 – 3 Prova II. Matéria Eutroficação Esgoto Proliferação de algas Predominância de processos anaeróbicos Matéria orgânica Morte de animais Decomposição Ausência de entrada de luz Diminuição da concentração de O2 Nutrientes (nitrato e fosfato) Morte de algas e plantas de fundo Professor: esse esquema não se encontra no material impresso. Aumento do consumo de O2 Aumento da decomposição ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS

III. Biomas terrestres Bio-cad-1-top-8 – 3 Prova Professor: essa tabela se encontra na página 51 do material impresso. ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS

Em relação ao esquema, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). Bio-cad-1-top-8 – 3 Prova 2 (UFMS) O esquema abaixo representa uma teia alimentar hipotética, simplificada, de organismos que ocorrem no Pantanal. Em relação ao esquema, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). (01) O piolho pode ser um consumidor de quinta e sexta ordem. (02) O maior nível trófico, nessa teia alimentar, é representado pela onça-pintada. (04) A extinção do tuiuiú resultaria em grande desequilíbrio na teia alimentar, resultando também na extinção do jacaré e da onça-pintada. (08) Os únicos animais carnívoros são o jacaré e a onça-pintada. (16) A pulga-d’água é um consumidor de primeira ordem. (32) O piolho está no nível trófico dos decompositores. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS SOMA: 01+16=17 ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS – NO VESTIBULAR

O carbono volta ao ambiente, na forma inorgânica, se o amido for: Bio-cad-1-top-8 – 3 Prova 9 (Fuvest-SP) Considere os átomos de carbono de uma molécula de amido armazenada na semente de uma árvore. O carbono volta ao ambiente, na forma inorgânica, se o amido for: a) usado diretamente como substrato da respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro. b) digerido e a glicose resultante for usada na respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro. c) digerido pelo embrião da planta e a glicose resultante for usada como substrato da fotossíntese. d) digerido por um herbívoro e a glicose resultante for usada na síntese de substância de reserva. e) usado diretamente como substrato da fotossíntese pelo embrião da planta. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: B ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS – NO VESTIBULAR

Bio-cad-1-top-8 – 3 Prova 11 (UFMS) Várias espécies de roedores silvestres foram infectadas por uma virose, causando a morte de centenas de indivíduos. Na carcaça desses roedores, há compostos nitrogenados. Sobre o destino desses compostos nitrogenados no meio ambiente, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). (01) Os compostos nitrogenados do corpo dos roedores são transformados em amônia por ação de fungos e bactérias decompositores. (02) A amônia é transformada em nitrito por ação de enzimas digestivas de minhocas que se alimentam de amônia e excretam nitrito. (04) O nitrito é transformado em nitrato por bactérias quimiossintetizantes do gênero Nitrobacter. (08) O nitrato é um dos compostos nitrogenados que podem ser assimilados pelas raízes das plantas. (16) O nitrato absorvido pelas raízes das plantas transforma-se novamente em amônia e é consumido por animais pastadores. (32) A amônia, formada por ação de fungos e bactérias decompositores, pode ser transformada em gás nitrogênio por bactérias desnitrificantes e retornar à atmosfera. EXERCÍCIOS ESSENCIAIS SOMA: 01 + 04 + 08 + 32 = 45 ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS – NO VESTIBULAR

a) Que nome recebe esse bioma? Bio-cad-1-top-8 – 3 Prova 17 (UFRRJ) No mapa abaixo está destacado, em cinza, um tipo importante de bioma, com distribuição em todos os continentes (inclusive na costa do Chile). a) Que nome recebe esse bioma? b) Que adaptações são encontradas nos animais e nas plantas que aí vivem? EXERCÍCIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: As regiões destacadas representam os principais desertos do mundo. RESPOSTA: Nas plantas, podemos citar diminuição da área das folhas ou transformações das folhas em espinhos; nos animais, os hábitos noturnos e permanência em tocas subterrâneas durante o dia, evitando a exposição nas horas mais quentes. ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS – NO VESTIBULAR