Pré-Modernismo O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciais deste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
República do Café - I.
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
O que estudar para a prova de Literatura do ENEM
Literatura Brasileira
Mario Raul de Moraes Andrade
Trabalho da disciplina de Literatura
PRÉ-MODERNISMO BRASILEIRO ( )
REPÚBLICA VELHA ( ).
BRASIL: REPÚBLICA VELHA (1889 à 1930). REPÚBLICA VELHA A República velha é dividida em duas fases: República das Espadas República Oligárquica.
O início do século XX – II
Pré-Modernismo Período de abrangência: 1902 a 1922.
Pré-Modernismo Profª. Mara Magaña.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Pré-Modernismo EE CORONEL CALHAU.
HISTÓRIA DO BRASIL Prof. Lisiane – 8ª série.
Pré-Modernismo.
Pré-Modernismo ( ).
Pré - Modernismo.
Pré-modernismo.
PRÉ- MODERNISMO.
2ª FASE MODERNISTA
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
Monteiro Lobato (1882 – 1948) Principal obra: Urupês (1918)
Os sertões Euclides da Cunha
AUTORES EM BUSCA DE UM PAÍS
Características Gerais:
A transição literária do século xx
A transição literária do século xx
TRABALHO DE HISTÓRIA UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO
Movimentos Sociais na Primeira República
PRÉ-MODERNISMO.
O PRÉ-MODERNISMO Profª Vivian Trombini.
Literatura PRÉ-MODERNISMO
Literatura Brasileira
PRÉ-MODERNISMO Uma introdução Daniele Leite de Morais
Movimento Modernista Literatura - Harriet.
Lima Barreto ( ).
E.E. Leontino A. Oliveira ALUNOS: Bruna, Caroline, Izadora e Lucas
REALISMO.
Trabalho de literatura
Pré-modernismo no Brasil
Literatura Pré-modernismo.
Aula Multimídia.
TEXTO 1: A história da formação do pensamento sociológico brasileiro
LITERATURA 3º ANO 2013 PROF. ALESSANDRO LÉLIS. Pré-Modernismo (O Contexto de produção) As primeiras décadas do século XX foram marcadas pela consolidação.
Prof. Fernando Pucharelli
Pré-Modernismo Literatura.
República :Revoltas Populares
Literatura Prof. Keila Garcia
GRAÇA ARANHA, AUGUSTO DOS ANJOS E lima barreto
PRÉ-MODERNISMO.
O BRASIL ANTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA.
MODERNISMO PROSA FASE 2. MODERNISMO PROSA FASE 2.
A ARTE NO PERÍODO DO REALISMO
Vidas Secas.
Pré-modernismo Profª Sandra.
O pré-modernismo foi um período literário brasileiro, que marca a transição entre o simbolismo e modernismo e o movimento modernista seguinte O pré-modernismo.
O Pré-Modernismo No início do século XX, a literatura brasileira atravessava um período de transição. De um lado, ainda era forte a influência das tendências.
MOVIMENTO PRÉ-MODERNISTA – 1902
 PERÍODO HETEROGÊNEO  CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL  LUTA E INSATISFAÇÃO  TRAÇO INDIVIDUAL, MAS...  MARGINALIZADOS E EXCLUÍDOS  Antecipa eventos da.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Modernismo no Brasil 3ª Fase – Cultura Nacional Como se desenvolveu? Quais as suas origens?
Pré-modernismo 1900 até 1920.
PRÉ-MODERNISMO (1902 – 1922).
Novas perguntas e novas respostas O Modernismo. Pré-Modernismo Os primeiros anos da República são agitados no Brasil. O Nordeste é flagelado pela seca.
Transcrição da apresentação:

Pré-Modernismo O pré-modernismo deve ser situado nas duas décadas iniciais deste século, até 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu de ponte para unir os conceitos prevalecentes do Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo. O pré-modernismo não foi uma ação organizada nem um movimento e por isso deve ser encarado como fase. Essa foi uma fase de uma grande transição.

Características o regionalismo, montando-se um vasto painel brasileiro: o Norte e Nordeste com Euclides da Cunha; o Vale do Paraíba e o interior paulista com Monteiro Lobato; o subúrbio carioca com Lima Barreto; os tipos humanos marginalizados: o sertanejo nordestino, o caipira, os funcionários públicos, os mulatos; uma ligação com fatos políticos, econômicos e sociais contemporâneos, diminuindo a distância entre a realidade e a ficção.

Principais obras a)Triste fim de Policarpo Quaresma, de LIma Barreto – Retrata o governo de Floriano Peixoto e a Revolta da Armada. b) Os Sertões, de Euclides da Cunha – Faz um relato da Guerra de Canudos, mostrando-a como uma das primeiras manifestações pela terra no Brasil. c) Cidades Mortas, de Monteiro Lobato – Mostra a passagem do café pelo Vale do Paraíba paulista. d) Canaã, de Graça Aranha – Exibe um documento sobre a imigração alemã no Espírito Santo.

Euclides da Cunha ESTRÉIA – Em 1902, publica Os Sertões, sucesso imediato de público e de crítica. IMPACTO – A publicação de Os Sertões é um marco na vida mental do Brasil. Livro único, sem igual em outras literaturas, consegue misturar o ensaio, os fatos da História, as ciências naturais, a epopéia, o lirismo, o drama, mostrando a definitiva conquista da consciência de brasilidade pela vida intelectual do País. RECONHECIMENTO IMEDIATO – A importância literária e científica de Os Sertões é reconhecida logo de início, e o autor passa a ser tratado como gênio pela crítica especializada.

Lima Barreto Lima Barreto foi o crítico mais agudo da época da República Velha no Brasil, rompendo com o nacionalismo ufanista e pondo a nu a roupagem da República, que manteve os privilégios de famílias aristocráticas e dos militares. Em sua obra, de temática social, privilegiou os pobres, os boêmios e os arruinados. Foi severamente criticado pelos seus contemporâneos parnasianos por seu estilo despojado, fluente e coloquial.

Monteiro Lobato Perseguido e preso por suas idéias sobre o petróleo como alternativa econômica para o Brasil e lembrado por seus vigorosos artigos contrários a algumas experiências estéticas incensadas pelos modernistas da Semana de 1922, Lobato construiu na literatura infantil um arsenal de pequenas obras-primas de encanto e seriedade que desde a segunda década deste século vem imprimindo sua marca nos sonhos dos brasileiros.