CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

A ATMOSFERA.
Massas de Ar As massas de ar são grandes porções de ar atmosférico com características específicas: - Quentes ou frias - Secas ou úmidas.
Climas do Continente Americano
Revisão para os alunos 2º E.M C
Climas brasileiros e domínios climáticos
Fatores determinantes do clima
PROF: EDUARDO ELIAS DE OLIVEIRA SOBRINHO
Terra: o planeta azul Cap.3- Pg. 55 a pg. 59 – 6º ano
Terra: o planeta azul Cap.3 – 6º ano
CLIMAS DO BRASIL Equatorial Altas médias térmicas
CLIMA NO BRASIL.
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
TEMPO E CLIMA.
Os climas no mundo (1ª parte)
Massas de ar e Classificação Climática
Prof. Jeferson C. de Souza
EUROPA FATORES CLIMÁTICOS.
CLIMATOLOGIA.
CLIMAS BRASILEIROS.
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Climas!!! Fatores do Clima Tipos de chuva Tipos de clima G. 10
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
Elementos e fatores climáticos
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais

CLIMA NO BRASIL TEMPO CLIMA É A SUCESSÃO HABITUAL DO TEMPO
Climas do Brasil.
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Professor Luiz Felipe Geografia
Clima.
BOM DIA.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
CEAP – Centro de Ensino Superior do Amapá
Fatores que influenciam nos Climas da América
Dinâmica Climática Capítulo 7.
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
A DINÂMICA CLIMÁTICA.
Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Climatologia.
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
Prof. Jefferson O Clima.
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
5ª SÉRIE REVISÃO PARA A P2 DO SEGUNDO TRIMESTRE! BONS ESTUDOS!!!!
CLIMATOLOGIA II.
 MEC: forma-se sobre a amazônia – quente e úmida – atua o ano inteiro no norte do Brasil e avança em direção ao sul durante o verão, ocasionando chuvas.
CLIMA BRASILEIRO.
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Atmosfera, clima e tempo.
CLIMA BRASILEIRO.
FATORES CLIMÁTICOS.
Climas do Brasil.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
TIPOS CLIMÁTICOS DO MUNDO
Geografia Revisão.
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
FATORES CLIMÁTICOS.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
Atmosfera.
Professora Fabiana Faria de Oliveira (Informática Educativa)
Clima Diferença entre tempo e clima Massas de ar
MASSAS de AR Definição: Um grande volume de ar, cobrindo uma superfície de centenas de km 2, que tem temperatura e umidade relativamente constante na horizontal.
DINÂMICA CLIMÁTICA CIC – REVISIONAL ENEM/2016 JANDERSON.
Transcrição da apresentação:

CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão associados tanto às variações meteorológicas preditas pelas leis físicas determinísticas, assim como a um conjunto de variações aleatórias dos elementos meteorológicos (temperatura, precipitação, vento, umidade, pressão do ar. O clima permite reunir semelhanças em várias regiões da Terra através de tipos específicos de clima onde são consideradas as variações médias dos elementos meteorológicos ao longo das estações do ano num período de, por exemplo, 30 anos.

CLIMA Os fatores climáticos são os elementos naturais e humanos capazes de influenciar as características ou a dinâmica de um ou mais tipos de climas. Para que sejam compreendidos, precisam ser estudados de forma interdisciplinar pois um interfere no outro. São eles: Pressão atmosférica Latitude - distância em graus entre um local até a linha do equador; Altitude - a distância em metros entre uma cidade localizada em um determinado ponto do relevo até o nível do mar. Maritimidade - corresponde à proximidade de um local com o mar; Continentalidade - corresponde à distância de um local em relação ao mar, permitindo ser mais influenciado pelas condições climáticas provenientes do próprio continente; Massas de ar - parte da atmosfera que apresenta as mesmas características físicas (temperatura, pressão, umidade e direção), derivadas do tempo em que ficou sobre uma determinada área da superfície terrestre (líquida ou sólida); Correntes marítimas - grande massa de água que apresenta as mesmas características físicas. Relevo - presença e interferências de montanhas e depressões nos movimentos das massas de ar; Umidade: Quantidade de vapor de água na atmosfera.

MASSAS DE AR NO BRASIL

EXERCÍCIO

ATIVIDADES a massa equatorial atlântica (mEa), quente e úmida, domina a parte litorânea da Amazônia e do Nordeste durante alguns momentos do ano e tem seu centro de origem no Oceano Atlântico; no verão, a massa de ar mais atuante no Brasil é a mTa, que provoca grande instabilidade no tempo e é responsável por chuvas de verão em grande parte do país; a massa polar atlântica (mPa) influencia mais os climas do Sul do Brasil, principalmente nas áreas localizadas a seguir do Trópico de Capricórnio; no verão, a mTc, fria e seca, que se forma no centro da América do Sul, apenas atinge uma pequena área da fronteira centro-sul do Brasil, causando elevações de temperatura; a massa equatorial continental (mEc), quente e seca, com centro de origem na Amazônia ocidental, domina a porção noroeste da Amazônia durante praticamente todo o ano.

CLIMAS NO BRASIL

Tipos de Chuvas

CLIMOGRAMA