A Temperatura Como Fator Abiótico

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Transcrição da apresentação:

A Temperatura Como Fator Abiótico Adaptações dos animais às temperaturas extremas Nome do Aluno, número, ano e turma Escola EB 2/3 Martim de Freitas

Escola EB 2/3 Martim de Freitas Introdução Os animais estão distribuídos por todas as partes do globo terrestre, desde os pólos ao equador, das grandes altitudes às maiores profundezas oceânicas. Todos estão bem adaptados ao meio onde vivem e, por isso, têm adaptações (físicas, fisiológicas ou comportamentais) para fazer face a fatores abióticos extremos. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

Objectivos do trabalho Identificar as caraterísticas físicas que permitem aos animais sobreviver às baixas temperaturas (zonas polares e subpolares); Identificar as caraterísticas físicas que permitem aos animais sobreviver às altas temperaturas (desertos quentes); Conhecer os comportamentos dos animais face às baixas temperaturas(zonas polares e subpolares); Conhecer os comportamentos dos animais face às altas temperaturas (desertos quentes). Escola EB 2/3 Martim de Freitas

Zonas polares e subpolares Os seres vivos que habitam nas regiões polares e subpolares têm de sobreviver às temperaturas negativas que se fazem sentir durante o Invernos nestas regiões. Para fazer face a estas temperaturas extremas, apresentam quer características físicas, quer comportamentos, que impedem a perda de calor e a morte por hipotermia. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

Adaptações às baixas temperaturas I Caraterísticas físicas: Completa com três características físicas para sobreviver ao frio, carateriza-as e refere exemplos de animais que as apresentem. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

Adaptações às baixas temperaturas II Comportamentos: Completa com três comportamentos diferentes para sobreviver aos longos meses de Inverno, carateriza-os e refere exemplos de animais que os manifestem. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

Adaptações às altas temperaturas I Caraterísticas físicas: Completa com três caraterísticas físicas que permitem aos animais sobreviver às altas temperaturas, carateriza-as e refere exemplos de animais que as apresentem. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

Adaptações às altas temperaturas II Comportamentos: Completa com três comportamentos diferentes que os seres vivos adoptam para sobreviver às elevadas temperaturas dos desertos, carateriza-os e refere exemplos de animais que os manifestem. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

Escola EB 2/3 Martim de Freitas Conclusão Todos os animais estão bem adaptados ao meio onde vivem. Uns estão preparados para o frio intenso, outros para o calor infernal! Todos diferentes e, no entanto, necessários ao equilíbrio dos ecossistemas. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

Referências Bibliográficas Enumera, por ordem alfabética, os sites e/ou os livros consultados. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

Recursos da Biblioteca Escolar Vários (1994). Enciclopédia da Ciência 4 – a vida. Editorial Verbo, Lisboa. Cota: OR (030)/7094 Gallavotti, B. (2001). A Ecologia – Enciclopédia da Ciência (Hiperlivro, vol. 14). Asa Editores II, Porto. Cota: OR (030)/8090 Del, C. (1986). Enciclopédia Juvenil Ilustrada – Natureza. Resomnia Editores, Lisboa. Cota: OR (030)/775 Jollands, D. (1986). Enciclopédia Cambridge da Ciência – Formas de vida na Terra, vol.8. Editorial Verbo, Lisboa. Cota: OR (030)/785 Procura ainda informações em enciclopédias multimédia. Para pesquisa na Internet devem ser utilizados termos específicos e deve ser evitada a consulta de páginas de blog’s. Os manuais dos 5º e 8ª anos são também recursos muito importantes. Escola EB 2/3 Martim de Freitas

Escola EB 2/3 Martim de Freitas Bom Trabalho! Escola EB 2/3 Martim de Freitas