Programa Enlaces Mundiais para o Desenvolvimento - Brasil João Carlos Sousa Centro Nónio - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

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Transcrição da apresentação:

Programa Enlaces Mundiais para o Desenvolvimento - Brasil João Carlos Sousa Centro Nónio - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

O que é um Projecto Colaborativo: Actividade(s) com valor educativo que envolve(m) 2 ou mais grupos de alunos trabalhando em conjunto Comunicação (pode ser) suportada tecnologicamente (palavras-chave: colaboração e comunicação)

Vantagens dos Projectos Colaborativos: motivação, auto-estima, responsabilidade, organização, comunicação,... Criação de um ambiente de aprendizagem aberto

Vale mesmo a pena? Fonte: Laura Parker Roerden, Net Lessons: Web-Based Projects For Your Classroom, O’Reilly, 1997

Como se envolver em Projectos Colaborativos: Juntar-se a projecto(s) já existente(s) Planear o(s) seu(s) próprio(s) projecto(s) (Começar com um projecto simples com parceiros que já conheça)

Como analisar um Projecto Colaborativo: Qual o modelo curricular do projecto? Quais os seus objectivos? Qual(ais) o(s) seu(s) produto(s)? Qual a sua calendarização? Qual(is) a(s) tecnologia(s) necessária(s)? Qual o acompanhamento?

Apoio a projectos educativos Educom - Assoc. Port. de Telemática Educativa uARTE - Unid. de Apoio à Rede Telem. Educativa ESP - European Schools Project KIDLINK I*EARN - Intern. Education and Resource Network

Exemplos de Projectos Colaborativos... “Energy on the Move” European Week for Scientific and Technological Culture Ministério da Ciência da Holanda + Universidade de Amsterdam. 30 escolas europeias (4 portuguesas)

O Local... Escola Secundária de Santa Maria (Sintra): estudantes ( ano) 150+ professores 25 computadores (5 na mediateca - 1 acesso analógico à Internet)

As Circunstâncias... Exames de acesso à Universidade: Professores como ‘treinadores’ Ênfase nos aspectos cognitivos mais clássicos da aprendizagem Necessidade de actividades de aprendizagem aberta de ‘curto ciclo de vida’

O Projecto... Elaborar um cenário do fornecimento energético da escola no ano 2100 Os estudantes questionaram cientistas utilizando o

Os cenários das escolas portuguesas... Escola Secundária de Santa Maria Escola Secundária Anselmo de Andrade Escola Secundária Emídio Navarro A mesma metodologia foi depois utilizada num projecto envolvendo os astronautas do Space Shutle

Os Intervenientes alunos dos 10° e 12° anos 2 professores com tarefas de coordenação (um professor de inglês e um professor de física)

As Lições (I)... Factores de sucesso: desenho e acompanhamento do projecto tipo de actividades envolvidas

As Lições (II)... Projectos curtos –são melhores para novatos –permitem maior diversidade de actividades –‘cabem’ melhor Coexistência de tecnologias ‘novas’ e ‘velhas’ –mudança progressiva de hábitos

As Lições (III)... Uso ‘completo’ dos recursos da Internet –fonte de informação; meio de comunicação; suporte à publicação dos produtos Humanização da tecnologia

«A introdução dos computadores nas escolas não será, por certo, por si só, nenhuma panaceia para a resolução destes males. Bastará recordarmos as imagens, que nos chegam de fora, de salas de aula supostamente modelares, onde os computadores se alinham nas tradicionais e massificadas filas de carteiras, para reconhecermos que nessas salas nada terá mudado...» António Dias de Figueiredo Um texto inspirador...

As TIC no Ensino Tipos de dificuldades: –Materiais Grande Investimento Inicial Baixo tempo de vida útil Necessidade de assistência técnica –Humanas Formação Inicial de professores Formação/Educação Contínua /Apoio à utilização

O que é a Internet? É um sistema de Inter ligação de redes ( net s) de computadores constituído por: uma componente física: (redes de telecomunicações e computadores) uma componente lógica: (conjunto de protocolos )

Como funciona a Internet?

O que é preciso para nos ligarmos à Internet?

Que se pode fazer com a Internet? Consultar informação Comunicar Publicar informação

Os serviços da Internet são: Correio electrónico ( ) Grupos de discussão (Newsgroups) Operação remota (Telnet) Transferência de ficheiros (FTP) World Wide Web (WWW) Chat/IRC/Vídeo Conferência Mundos virtuais (Avatars)...e muitos outros...

O Correio Electrónico é: Um dos serviços da Internet, que serve para enviar mensagens de um computador a outro. Um meio de comunicação muito rápido, económico e ‘democrático’ O suporte ideal para projectos educativos que envolvam a comunicação (colaboração) à distância

Emoticons

A W.W.W. (world wide web) É um ambiente multimédia, hipertexto e hipermédia

Procura da informação: máquinas de pesquisa e catálogos Nacionais: Internacionais:

Chat/IRC Vídeo-conferência Grande economia de meios suporte adequado à realização de debates inter-escolas e/com especialistas nacionais ou estrangeiros Promove mais o envolvimento do que os debates tradicionais maior número de participantes activos os jovens participam mais por não serem vistos

Que nos reserva o futuro?.... Maior integração e disponibilidade das novas tecnologias Maior largura de banda Maior número e diversidade de serviços disponíveis...maior possibilidade de criação de ambientes de aprendizagem

Física e Química Tabela Periódica online (Univ. Coimbra) Distribuição Electrónica (Java) kiel.de/experimentalphysik/atom+plasmaphysik/members/helbig/rb ock/java/periodic.html Chemistry Education Software The Franklin Institute Science Museum

Biologia Classificação de animais e plantas Dissecação virtual da rã (versão Port.) O funcionamento do coração Insectos em Realidade Virtual

Ensino de línguas Ciberdúvidas da Língua Portuguesa Jornal de Poesia Enseignez le français avec Internet Biblioteca electrónica

Matemática Nonius - Arquivo Electrónico de Matemática Mega Mathematics - Los Alamos National Laboratory Ask Dr. Math APM - Associação de Professores de Matemática

Formação/Educação de professores Electronic School Online Universidade Virtual Consultas bibliográficas (ERIC) Education Virtual Library (101 things you can do in the first 3 weeks of class)

Terminologia Multimédia Multimédia Interactiva Hipertexto Hipermédia

Elementos Básicos do Hipertexto Nós (nodes) Hiperligações (links)

Modalidades de utilização Auxiliar do trabalho pessoal do professor (+ uma) Fonte de informação para os alunos Desenvolvimento de projectos educativos –fonte de informações, suporte para as comunicações e publicação dos resultados Publicação de páginas na web: –apresentação/informações sobre a escola –trabalhos dos alunos (e professores) –materiais educativos

Seminário Compreensão e produção de textos científicos, Aveiro, 8-10 de Julho de 1998 Finalidades do site de uma escola (*): Apresentação da escola Apontador para os recursos existentes na Web Local de publicação de trabalhos dos estudantes Repositório de informação relacionada com o currículo (*) McKenzie, 1997

Seminário Compreensão e produção de textos científicos, Aveiro, 8-10 de Julho de 1998 Aspectos críticos da construção dum site (*) Apresentação gráfica Tipo de conteúdos Organização dos conteúdos (*) Lynch e Horton, 1997

Seminário Compreensão e produção de textos científicos, Aveiro, 8-10 de Julho de 1998 A Publicação na WWW Modelos de organização de sites (*) Linear Hierárquico Matricial em Rede (*) Lynch e Horton, 1997

Seminário Compreensão e produção de textos científicos, Aveiro, 8-10 de Julho de 1998 Topologias de sites

Seminário Compreensão e produção de textos científicos, Aveiro, 8-10 de Julho de 1998 Que podemos esperar? Quais as modalidades de utilização educativa dos sites? Qual a sua evolução? –ao nível gráfico –ao nível do tipo de conteúdos –ao nível da sua organização

João Carlos de Sousa S. Paulo, Jun-99 Programa Enlaces Mundiais para o Desenvolvimento Centro Nónio Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Centro Nónio FCUL

...o fim?