Reflexão 1.ª Lei da Reflexão: o raio incidente, a normal à superfície de separação no ponto de incidência e o raio reflectido estão todos contidos no mesmo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÓPTICA GEOMÉTRICA  REFRAÇÃO DA LUZ - Definições
Advertisements

REFRAÇÃO DA LUZ.
REFRAÇÃO DA LUZ Professor Dante Deon.
REFRAÇÃO DA LUZ.
Colégio Ideal Leis de Refração – Parte 1 Aula de Física
Nesta apresentação, vamos investigar...
Nesta apresentação, vamos investigar...
Óptica Geométrica Prof. Hebert Monteiro.
Leis da refração Fenômeno óptico da variação da velocidade que a luz sofre ao passar de um meio para outro.
Capítulo 35 - Interferência
Prof.: Raphael Carvalho
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
FENÔMENOS ONDULATÓRIOS
Refração da luz ao passar do ar para a água
Ondas Perturbação(oscilação) se propagam.
Física B – Aulas 15 e 16 Refração Luminosa
PHASE DOPPLER ANEMOMETRY
ÓPTICA Desde os tempos remotos a natureza da luz intrigou os cientistas. Isaac Newton apresentou a teoria corpuscular da luz onde se afirma que a luz é.
Física 1203 – aula 1 a 3 (ap. 1 pág. 62) Óptica geométrica: conceitos iniciais 1. Natureza da luz: dualidade onda partícula 2. A velocidade da luz no vácuo:
Propriedades das ondas
Leis da Reflexão.
Mudança no meio de propagação da luz
REFLEXÃO, REFRAÇÃO E INTERFERÊNCIA DE ONDAS.
REFRAÇÃO DA LUZ IVAN SANTOS. 1ª Lei da Refração: O raio incidente, o raio refratado e a reta normal são coplanares. 2ª Lei de Refração (Snell-Descartes)
ÓPTICA GEOMÉTRICA  REFRAÇÃO DA LUZ - Definições
REFRAÇÃO DA LUZ A luz ao passar de um meio para outro sofre o fenômeno da refração, com mudança na velocidade, no comprimento de onda e na direção de propagação.
2 – Propriedades e Aplicações da Luz
Ondas.
Aula 18 – Índice de Refração e Leis da refração
FENÔMENOS ÓTICOS.
REFLEXÃO DA LUZ ESPELHOS PLANOS
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
O N D A S (2) Prof. Cesário.
Prof. Wosney Ramos de Souza
REFRAÇÃO DA LUZ 06. A figura mostra a trajetória de um raio de luz que se dirige do ar para uma substância X. Usando a lei de Snell e a tabela dada, é.
Refração da luz Professor. PENHA
2.2.2 Fenómenos ondulatórios
Óptica: Segmento da Física que estuda os fenômenos luminosos.
Refração da luz ao passar do ar para a água
REFRAÇÃO DA LUZ  É o fenômeno que ocorre quando a luz tem a sua velocidade alterada. AR ÀGUA LUZ Há um desvio Professor André.
REFRAÇÃO DA LUZ É o fenômeno que ocorre quando a luz passa através da superfície de separação de dois meios, ocasionando uma mudança na direção de propagação.
Refração da luz Profº∆lan
Espelho plano.
Difração Definição: Fenômeno que se produz quando as ondas qualquer que seja a sua natureza, encontram obstáculos ou aberturas cujas dimensões são da ordem.
LUZ.
Refração 2.
REFRAÇÃO DA LUZ.
LUZ.
Prof. Christian de Pinho Ramos
Caminho do raio de luz.
Refração: Refringência dum meio
R E F R A Ç Ã O D A L U Z.
FENÔMENOS ÓPTICOS E ESPELHO PLANO
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
Paulo Costa 10ºM, nº16 Física Curso Profissional Técnico de Multimédia
Exercício 12 (EQUIVALENTE AO EXERCÍCIO DEZ) Como o raio de curvatura do espelho(R) vale 80cm e a distância focal (f) de um espelho esférico é metade do.
Princípios da Óptica Geométrica
Óptica.
Ondas Eletromagnéticas
PRINCÍPIOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA Sombras câmara escura de orifício
Capítulo 12.3 Leis da Refração Luminosa
CFQ 8ºano NATUREZA DA LUZ. CFQ 8ºano NATUREZA DA LUZ Teoria Corpuscular Proposta por Isaac Newton, que explicava a luz como sendo constituída por pequenas.
EXERCÍCIO 10
REFLEXÃO DE ONDAS.
ONDA Propagação de energia em uma região do espaço, através de uma perturbação.
Fenómeno óptico que ocorre quando a radiação que incide sobre uma superfície é reenviada para o mesmo meio de onde provinha. Meio 2 Meio 1.
: Comunicações a longas distâncias UNIDADE 2 : Comunicações a longas distâncias Propriedades das Ondas: Reflexão; Refracção; Reflexão Total e Difracção.
ÂNGULO LIMITE DE INCIDÊNCIA
ÓPTICA GEOMÉTRICA e FORMAÇÃO DE IMAGENS
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Transcrição da apresentação:

Reflexão 1.ª Lei da Reflexão: o raio incidente, a normal à superfície de separação no ponto de incidência e o raio reflectido estão todos contidos no mesmo plano. 2.ª Lei da Reflexão: o ângulo de incidência (θi ou i) é igual ao ângulo de reflexão (θf ou r). Refracção 1. O raio incidente, a normal à superfície de separação no ponto de incidência e o raio refractado estão todos contidos no mesmo plano. 2. (Lei de Snell) A razão entre o seno do ângulo de incidência e o seno do ângulo de refracção é constante para cada meio e igual à razão entre o índice de refracção do segundo meio e do primeiro.

A razão n21 representa o índice de refracção relativo entre os dois meios e é igual ao inverso da razão entre as velocidades de propagação entre os dois meios

Reflexão total O ângulo de incidência que verifica essa condição chama-se ângulo crítico (θc). A partir do ângulo crítico, não existe refracção, pelo que se diz que existe reflexão total. Para determinar o ângulo crítico para a transição entre dois meios transparen-tes, basta considerar na lei de Snell que o ângulo de refracção correspondente é de 90º (sin(90º)=1). A expressão que permite estimar o ângulo é:

Fibras ópticas Estrutura essencial de uma fibra óptica. A condução do feixe luminoso na fibra óptica é conseguido por reflexão total interna, o que implica que n1 > n2.

Difracção Uma onda também se difracta se encontra uma abertura da ordem de grandeza do comprimento de onda. Por exemplo, a luz de um laser, ao passar por um orifício com dimensões da ordem de grandeza do seu comprimento de onda, produz um padrão de difracção que pode ser visualizado por projecção numa parede.

Dependência da difracção da relação entre o comprimento de onda e as dimensões da abertura ou obstáculo.