Wagner Santos C. de Jesus

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Transcrição da apresentação:

Wagner Santos C. de Jesus Universidade do Vale do Paraíba Colégio Técnico Antônio Teixeira Fernandes Disciplina POO-III Material II-Bimestre Fundamentos da linguagem Java (Programação Orientada a Objetos) site : www1.univap.br/~wagner Prof. Responsável Wagner Santos C. de Jesus

Conceitos Básicos de OOP (Programação Orientada à Objetos) Em Java temos conceitos para trabalhar com as classes e os métodos esse conceitos são chamado de Encapsulamento, Polimorfismo e Herança.

Uma classe vem a ser o modelo para um objeto ou seja como vamos desenhar o mesmo. uma classe deve conter métodos para descrever que tipo de ações esses objetos vão tomar.

Usando Classes criadas pelo usuário. (Programador) Para usar outra classe temos que cria-la e depois instanciar essa mesma classe. Instancia : É quando pegamos uma classe e deixamos essa mesma classe disponível para o uso em nosso programa. Quando instanciamos uma classe ou um objeto ele pode ser conhecido em qualquer parte do programa.

NomeClasse objeto = new NomeClasse(); A sintaxe que permite ao programador Java instanciar um objeto(Classe) é a seguinte. NomeClasse objeto = new NomeClasse(); O operador new é que permite que possamos instancia uma determinada classe.

Usando Entrada de dados em modo texto.(Classe KeyBoard) Para criar em Java a possibilidade de fazermos uma entrada de dados via tela texto foi confeccionado pelo professor uma classe chamada de KeyBoard. Essa classe permite entrar com os três tipos básicos de dados. (String, double e int.)

Usando o pacote KeyBoard em um programa.(Instanciando). Os métodos petencentes a classe KeyBoard são : KeyBoard.KeyString(); - Permite a digitação de Strings pelo teclado. KeyBoard.KeyDouble(); - Permite a digitação de doubles pelo teclado. KeyBoard.KeyInt(); - Permite a digitação de inteiros pelo teclado.

Exemplo : String a = KeyBoard.KeyString(); //Entrada String double x = KeyBoard.KeyDouble(); // Entrada de double int x = KeyBoard.KeyBoardInt(); // Entrada com Inteiro

Conversão de tipos double x = 4.55; Double objreal = new Double(x); Convertendo um número com casas decimais em uma string. Método toString(). double x = 4.55; Double objreal = new Double(x); String a = objreal.toString(); Obs : Para converter um inteiro em String usa-se a classe Integer() analogamente.

Convertendo tipo de dado String em Número(int,float,double). Convertendo String para int, intValue(). int i = Integer.valueOf(String variavel).intValue(); Convertendo String para float, floatValue(). float f = Float.valueOf(String variavel).floatValue(); Convertendo String para double, doubleValue(). double f = Double.valueOf(String variavel).DoubleValue();

Criação de um método Um método vem a ser a maneira que usamos para identificar o comportamento de uma classe. Em uma classe poderemos encontrar vários métodos. Os métodos são equivalentes as funções em outras linguagens. Estrutura de um método. public tipo nome-método ( parametros ) { : : <Código Programa> return <valor>; }

Exemplo da Utilização de um método. class exemp1 { public boolean parimpar(int n) { if( n%2 == 0) return true; else return false; } public static void main(String args[]) { int a = 5; exemp1 numero = new exemp1(); System.out.println(numero.parimpar(a));

Teoria da Programação Orientada a Objetos Encapsulamento : Vem a ser quando o código dos métodos usados por uma classe não precisam aparecer explicitamente no programa. Exemplo : String a = KeyBoard.KeyString();

Modificando um atributo class Dadospessoais{ String nome,endereco; Dadospessoais(String nome, String endereco){ this.nome = nome; this.endereco=endereco; } Dadospessoais() { nome = "Jose"; endereco = "Rua Barao"; class criadados { public static void main(String args[]){ Dadospessoais p = new Dadospessoais(); p.nome = "Fatima Bernardes"; System.out.println(p.nome+" "+p.endereco);

Polimorfismo : Vem a ser quando podemos passar parâmetros de tipos diferentes para mesmo método.

Exemplo : class exemp1 { public boolean parimpar(int n) { if( n%2 == 0) return true; else return false; } public boolean parimpar(double n) { public static void main(String args[]) { double a = 5.5; exemp1 numero = new exemp1(); System.out.println(numero.parimpar(a));

Operador this É usado quando se precisa usar a referência do objeto da própria classe. Exemplo : this.propriedade = dados; this.metodos();

Exemplo : class exemp1 { public boolean parimpar(int n) { if( n%2 == 0) return true; else return false; } public boolean parimpar(double n) { boolean v = this.parimpar(8); System.out.println(v); if( n%2 == 0) return true; else return false; } public static void main(String args[]) { double a = 5.5; exemp1 numero = new exemp1(); System.out.println(numero.parimpar(a)); } }

Criando uma nova classe a partir de outra classe. Pode ser criada também uma classe principal nela estará o método main(). E depois criada uma outra classe somente com os métodos necessários para chamada da execução do programa.

Exemplo : class exemp2 { public static void main(String args[]) { numeros conta = new numeros(); System.out.println( conta.soma(3,3) ); System.out.println( conta.sub(3,2) ); } } class numeros { public int soma(int n, int y) { int x = n + y; return x; } public int sub(int n, int y) { int x = n - y; return x; } }

Herança : É quando um método aproveita características de outro Herança : É quando um método aproveita características de outro. Nesse caso ao invés de instanciarmos a classe a qual esse método pertence usamos o operados extends.

extends Instrução do Java que permite criar o que vem a ser uma herança. Exemplo : class progsub extends mensagem { : }

class mensagem{ mensagem(String msg) { System.out.println(msg); } class progsub extends mensagem { progsub(String a) { super(a); ........................... public static void main(String args[]){ mensagem p = new mensagem("Ola Mundo");

class matematica { public int fator (int n){ int fat = 1; for(int i=1;i<=n;i++) fat = fat * i; return fat; } public boolean primos (int num ) { // ...... Instruções return true;

class mistura extends matematica { public static void main(String args[]){ mistura objheranca = new mistura(); int x = 3; int resultCalc = objheranca.fator(x); System.out.println(resultCalc); }

Encapsulamento Vem a ser uma estrutura para proteger as propriedades em uma classe, podendo somente acessar as mesma por intermédio de métodos e não diretamente.

Encapsulamento Permite realizar o acesso aos métodos da classe por intermédio apenas dos métodos, isso torna-se mais seguro porque as propriedades serão privadas. set(dado) get() Processamento

Encapsulamento : Entrada setNome(“Maria”) setEndereco(“Barão, 34”) Classe Nome Endereco setNome() setEndereco()

Encapsulamento : Saída getNome() => Maria getEndereco() => Barão,34 Classe Nome Endereco getNome() getEndereco()

Exemplo : Encapsulamenento public class Encapsula { private int p = 1; public void setPotencia(int base,int expoente) { int r = 1; for(int i=1;i<=expoente;i++) r*=base; this.p = r; } public int getPotencia(){ return this.p; public static void main(String args[]){ Encapsula obj = new Encapsula(); obj.setPotencia(3,2); System.out.println(obj.getPotencia());

try-catch: Manipulador de Exceção //bloco de código } catch (Excecaotipo1 e) { // Manipulador para Exceção1 } catch (ExcecaoTipo2 e) { // Manipulador para Exceção2 throw(e); } finally { // Bloco de Instruções }

Criando uma classe para Encapsulamento Simbologia de classe Nome da classe Propriedades Métodos

Implementação de uma classe public class Encap{ private String nome; private String cidade; private double salario; public void setNome(String vnome){ this.nome = vnome; } public void setCidade(String vcidade){ this.cidade = vcidade; public void setSalario(double vsalario){ this.salario = vsalario; public String getNome(){ return this.nome; public String getcidade(){ return this.cidade; public double getsalario(){ return this.salario;

Usando a classe Encap public static void main(String args[]){ Encap objencap = new Encap(); objencap.setNome(“Ana Maria da Silva"); System.out.println(objencap.getNome()); }

Exemplo class Extry1 { public static void main(String args[]){ try { int d = 0; int a = 42 / d; } catch (ArithmeticException e) { System.out.println("ERRO: Divisao por Zero ......"); }

Várias Cláusulas catch class Extry1 { public static void main(String args[]){ try { int d = 1; int a = 42 / d; System.out.println(a); System.out.println(args[0]); } catch (ArithmeticException e) { System.out.println("ERRO: Divisao por Zero ......"); } catch (ArrayIndexOutOfBoundsException e) { System.out.println("ERRO:Estouro no indice do array");

Throw : Lança explicitamente uma exceção. class Extry2 { static void demoproc() { try { throw new NullPointerException("demo"); } catch( NullPointerException e) { System.out.println("Capturada no método demoproc"); throw e; } public static void main(String args[]){ demoproc(); catch ( NullPointerException e) { System.out.println("recapturada: "+e);

Tratando uma exceção qualquer class Extry3 { public static void main(String args[]){ try { System.out.println(args[0]); } catch (Exception e) { System.out.println("Ocorreu um Erro : "+e);

Criação de Vetores (Arrays) Exemplo : String vet[] = { "Maria","Paula","Roberta","Ana Lucia"}; Ou String let[] = new String[4];

Exemplo da criação de um vetor de Inteiros e Reais Exemplo da criação de um vetor de Inteiros e Reais. int vet[] = new int[3]; double vet1[] = new double[4]; ou double vet1[] = new double[4][3];

Programa Exemplo : class exemp3 { public static void main(String args[]) { double v1[] = { 5,8,9.1,10.5,9.75 }; for(int i=0;i<=4;i++){ System.out.println(v1[i]); } } }

Métodos de Manipulação de Números Para calcularmos valores manipularmos números de uma forma matemática temos uma classe em Java específica para esse tipo de tarefa, essa classe é chamada de Math (Cujo significado é Matemática).

Estrutura da Classe Math Metodo1 ...... Metodo4 ...... Metodo2 ...... Propriedades Metodo3 ........

Sintaxe geral : <Variável double> = Math Sintaxe geral : <Variável double> = Math.método( < Parâmetros > );

Exemplos dos método da classe Math. double a; a = Math Exemplos dos método da classe Math. double a; a = Math.PI; Retorna com valor de pi = 3.141592......

sqrt() - Retonar a raiz quadrada de um número passado como parâmetro sqrt() - Retonar a raiz quadrada de um número passado como parâmetro. Exemplo: double x = Math.sqrt(49); System.out.println(x); Retonar para x como 7 que o valor da raiz de 49.

abs() - Retorna o valor absoluto de um número negativo dados -3 deverá ser 3. Exemplo: double x = Math.abs(-4); System.out.println(x); Retorna o número 4 positivo.

random() - Retorna um número aleatório no intervalo entre 0 e 1 random() - Retorna um número aleatório no intervalo entre 0 e 1. Exemplo: double x = Math.random(); System.out.println(x);

rint() - Retorna com o número arredondado para inteiro rint() - Retorna com o número arredondado para inteiro. Exemplo: double x = Math.rint(4.3); System.out.println(x); Retorna para a variável x com o valor 4.

log() - Retorna o logaritmo neperiano de um número passado log() - Retorna o logaritmo neperiano de um número passado. Exemplo: double x = Math.log(100); System.out.println(x); Retorna o número aproximadamente 4.60 na base e = 2.718....

pow() - Retonar o valor de uma base elevado a um determinado expoente pow() - Retonar o valor de uma base elevado a um determinado expoente. double x = Math.pow(3,2); System.out.println(x); Retorna o 9 para x.

exp() - Retonar o exponencial de um número dado. double x = Math exp() - Retonar o exponencial de um número dado. double x = Math.exp(1); System.out.println(x); Retorna o valor de e = 2.718.... elevado a 1.

sin() - Retorna o valor do seno em graus para um determinado ângulo sin() - Retorna o valor do seno em graus para um determinado ângulo. Exemplo: double x = Math.sin(30 * Math.PI/180); System.out.println(x); Retorna o valor 0,5 que seno 30º .

cos() - Retorna o valor do cosseno em graus para um determinado ângulo cos() - Retorna o valor do cosseno em graus para um determinado ângulo. Exemplo: double x = Math.cos(30 * Math.PI/180); System.out.println(x); Retorna o valor 0,8 que cosseno 30º .

tan() - Retorna o valor do tangente em graus para um determinado ângulo. Exemplo: double x = Math.tan(30 * Math.PI/180); System.out.println(x); Retorna o valor 0,57 que tangente 30º .

max() - Retorna o maior valor entre dois valore passados com parâmetros. Exemplo: double x = Math.max(8,20); System.out.println(x); Retorna 20 que é o maior valor.

min() - retorna o menor valor entre dois valores passados com parâmetros. Exemplo: double x = Math.min(8,20); System.out.println(x); Retorna 8 que é o menor valor.

Atenção : Tome cuidado os métodos max() e min() retornam sempre valores analisando dois argumentos, mais do que dois argumento não podemos passar como parâmetros para esses métodos.

Formatando valores Numéricos DecimalFormat : Classe que permite realizar a formatação de números com suas respectivas casas decimais. Exemplo : Instância DecimalFormat meuFormato = new DecimalFormat();

import java.text.DecimalFormat; Para usar a classe DecimalFormat é necessário importar o pacote acima. Que deverá ser colocada no inicio do programa antes da declaração da classe onde será implementado.

applyPattern() : Método que realiza a formatação de casas decimais e valores. Exemplo : DecimalFormat meuFormato = new DecimalFormat(); meuFormato.applyPattern("R$ ##0,000.00;R$ (##0,000.00)");

format() – Determina a saída formatada para o número dado do tipo String. Exemplo: String ssaldo = “1000,34”; DecimalFormat meuFormato = new DecimalFormat(); meuFormato.applyPattern("R$ ##0,000.00;R$ (##0,000.00)"); ssaldo = meuFormato.format( Double.parseDouble(ssaldo) );

Métodos de Manipulação de Strings. São métodos capazes de gerar operações com strings fazendo com que os programa fiquem mais avançados e flexíveis.

Sintaxe geral dos métodos. String <variável> = <String> Sintaxe geral dos métodos. String <variável> = <String>.<método>(<parametros> ); Ou int/boolean <variável> = <String>.<método>(<parametros> );

equals() - Retorna verdadeiro ou falso mediante duas strings sendo comparadas. Exemplo : String a = "Abacaxi"; boolean resul = a.equals("Morando"); O valor booleano retornado para result será falso. (false) as strings não são iguais.

Exemplo : String nome = "maria"; String nome2 = "MARIA"; equalsIgnoreCase(): compara se duas string são iguais independente de serem maiúsculas ou minúsculas. Exemplo : String nome = "maria"; String nome2 = "MARIA"; if (nome.equalsIgnoreCase(nome2) ) System.out.println("Iguais"); else System.out.println("Diferenetes");

startsWith(): Retorna verdadeiro se a cadeia ou um caractere estiver no inicio da string. Exemplo : String S = "Tchak estava na cozinha ...."; boolean bld = S.startsWith("Tchak"); System.out.println(bld);

boolean bl2 = nome.endsWith(“a”); System.out.println(bl2); endsWith(): Retorna verdadeiro se a cadeia ou um caractere estiver no fim da string. Exemplo : String nome = "maria"; boolean bl2 = nome.endsWith(“a”); System.out.println(bl2);

isDigit() - Retorna verdadeiro se caracter passado como argumento for um número. Exemplo : boolean d = Character.isDigit('1'); Retorna true para a variável d. Obs : Um char em Java deve ser declarado com apóstrofos (') e não aspas (").

charAt() - Retorna com um caracter da string mediante a informação da posição desse elemento. Exemplo : String palavra = "Morango"; char y = palavra.charAt(2); Retorna o caracter r que está na posição 2 da string, considerando a partir do zero.

replace() - Substitui na string um determinado caracter, mediante a informação do mesmo. Exemplo : String a = "Marta".replace('a','o'); Retorna com a String Morto para a variável a.

length() - Retorna o numero de elementos de uma string length() - Retorna o numero de elementos de uma string. Exemplo : String texto = "Laranja"; int x = texto.length(); Retorna com o número 7 que vem a ser o número de caracteres da palavra "Laranja". Obs : Se for um vetor o método length deve ser escrito sem os simbolos de ().

substring() - Retorna com uma parte da string mediante ao argumento numérico dado. Exemplo : String s = "Morango"; String l = s.substring(3,6); Irá retornar a string ang retirando os três primeiro caracteres e considerando os demais até a sexta posição.

toUpperCase() - converte um string de minúscula para maiúscula toUpperCase() - converte um string de minúscula para maiúscula. Exemplo : String s = "morango"; String teste = s.toUpperCase(); O resultado da variável teste será MORANGO.

toLowerCase() - converte um string de maiúscula para minúscula toLowerCase() - converte um string de maiúscula para minúscula. Exemplo : String s = "MORANGO"; String teste = s.toLowerCase(); O resultado da variável teste será morango.

trim() - Retira os espaços em branco de uma String trim() - Retira os espaços em branco de uma String. Exemplo : String b = " Lixo "; Strimg x = b.trim(); O resultado para a variável x será "Lixo".

indexOf() - Retornar em que posição encontra-se a primeira ocorrência de uma string em uma outra string. Caso não encontre a string procurado ele irá retornar -1. Exemplo : String lista = "Constiuição"; int x = lista.indexOf("s"); O resultado será três tomando como base de referencia a posição (0).

lastindexOf() - Retorna em que posição encontra-se a ultima ocorrência de uma string em uma outra string. Exemplo : int y = "Constiuição".lastindexOf("i"); Irá retorna 7 que é o número da posição da ultima ocorrência da letra "i” na String.