Visita ao Departamento de Neurologia da Unicamp Objetivo: observação de caso clínico Por Dra. Silvia Helena Cardoso Maio/2004.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade II “Onde”.
Advertisements

Diagnóstico Médico Marco Reis - Agosto/2009. Visita Médica A visita (ou consulta) deve conter ao menos os seguintes itens: – Paciente (mostra o nome,
Dengue dengue DENGUE 6ªB ªB 2011 dengue dengue.
João, 20 anos, natural de Volta Redonda, tentava passar no vestibular para medicina pela terceira vez. Estudava muito, mas começou a se sentir muito cansado.
Um Projeto de Educação a Distância via Satélite
Gestão de Qualidade de Vida na Empresa
TABWIN / TABNET DEFINIÇÃO
e entregue ao instrutor no treinamento presencial de Examinador.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
OS NOVOS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE: DESAFIOS PARA SE REPENSAR O PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO BÁSICA Maria Raquel Gomes Maia Pires Profa. Adjunta/ Departamento.
ACOLHIMENTO ENFERMAGEM DA FAMÍLIA.
Prof. Everton da Silva Correa
Projetores: Data-show
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
Acesse a Universidade CVC pelo
Desenvolver soluções em informatização da área da saúde, que disponibilizem os benefícios que a tecnologia pode oferecer, contribuindo desta forma, para.
Ana Carolina Santos Lara Bussi Ruchelle Fantazia Thuany Maria
RESSUSCITAÇÃO CARDIO-PULMONAR
COLACIO. J SLIDES APRESENTA
PARA A CRIANÇA QUE EXISTE EM CADA UM Música: Aquarela de Toquinho
Uso de simulação de sistemas dinâmicos
Centro de comando corporal
Galáxias Quase tudo que vemos no céu, quando o observamos, estrelas. Existem também planetas, mas basicamente estrelas é o que vemos o céu. Galáxia então.
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
Clique espaço para continuar
Educopedista da Silva Júnior Português - 3º ano - Aula 14
FORÇAS DO DESTINO RAYMA LIMA Destino! Sua força vem do poder maior,
ABORDAGEM INICIAL
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Curso Editoração Eletrônica Científica “Como produzir um Periódico Eletrônico Científico” Benedito Barraviera Professor Titular do Departamento de Doenças.
ClinSOFT Augusto José Edson Guedes Guilherme Oikawa Paulo Roberto.
Procurando o verdadeiro autor
Escola de Engenharia de Piracicaba Sistemas de Apoio a Decisão
Aula 5- Avaliação inicial da cena e avaliação da vítima
Aqui você encontra saúde!
DUAS HISTÓRIAS. DOIS DESTINOS. 1º História:
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
EMEB. Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha
Alexandre de Araújo Pereira
Internautas sobrevoadores do Mundo Essa máquina pequena que tão simples lhe parece, torna-o responsável por parte do que acontece.
Introdução Metodologia Resultados e Discussão Considerações Finais Título do trabalho para você substituir e se precisar de mais linhas, use no máximo.
EVANGELISMO PÚBLICO.
SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR NA LÓGICA DA DESOSPITALIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DO CUIDADO DOMICILIAR EM REDE.
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA
1 Questões de 4 quadrados B A D C Vê bem este Diagrama. Vou colocar 4 questões acerca deste quadrado. Pronto(a)?
AUDITORIA DAS UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA SOB GESTÃO ESTADUAL
Formatação da Defesa da Monografia Versão de 18/01/10
Visita a uma sala do Departamento de Neurologia da Unicamp Objetivo: observação de caso clínico Por Dra. Silvia Helena Cardoso Abril/2004.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Introdução Relata a experiência de um grupo de Bibliotecários/ Profissionais da informação, locados no complexo da saúde da Universidade Estadual de Campinas,
Como fazer uma publicação no Blog de P TCC
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA 1ª Escola de Inverno do PPGCF TÍTULO DO TRABALHO Nome do aluno Instituição/Curso Ponta Grossa 2015.
MEDULA ESPINAL NEUROANATOMIA 2009.
Questões sobre quatro quadrados
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
HTML Prof. Geyson Silva.
Guia para cadastro e utilização da GRADE Londrisoft Informática.
Neurologia e Grandes Personalidades Históricas Uma Produção: Centro de Teleneurociências Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde Coordenadora:
UPA ADRIANA DA SILVA HELOISE GOMES INGRID DELLA VECHIA
AMBULÂNCIA.
Perdido... Homenagem ao seriado Lost Edição e texto: JGCosta Nov/2010 Passagem manual.
Antes de você começar. Para obter assistência adicional, entre em contato com o Assessor de Tecnologia da Informação do seu clube, ou com Ensino eletrônico.
UNICAMP FODE, MAS NÃO DEIXA GOZAR!!!! ATO DA JANIS ATO DA JANIS CAMILLE – MAIS UMA TRAVESTI BRUTALMENTE ASSASSINADA Violentamente morta a pauladas. Segundo.
Assistência Primária: Unidade Básica – Uma Experiência de Ensino e Assistência Primary Care: Basic Unit – An Assistance &Teaching Experience Profa Dra.
Patrícia Coral,Hélio A.G.Teive,Lineu C. Werneck.
VISITE para mensagens gratuitas PowerPointSemanal Questões sobre quatro quadrados Este teste não tem pegadinhas ou é longo demais, não devia, mas já vou.
O que é o Aedes Aegypti? O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes. Entre.
Acolhimento Acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH), que não tem local nem hora certa para acontecer, nem um profissional.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Lição (Editando Lição) Autor: Skyup Informática. Lição – Página Principal Assim que for concluída a criação do módulo e a adição de suas configurações.
Transcrição da apresentação:

Visita ao Departamento de Neurologia da Unicamp Objetivo: observação de caso clínico Por Dra. Silvia Helena Cardoso Maio/2004

Universidade Estadual de Campinas (note que o logo da Unicamp é o próprio mapa dela, o qual possui formato de círculo)

Entrada da Unicamp

Faculdade de Ciências Médicas

C.A.I.S.M. – Centro de Atenção à Saúde da Mulher

Hospital das Clínicas da Unicamp Vista aérea

Hospital das Clínicas Fachada

Hospital das Clínicas Frente

Entrando no HC da Unicamp...

Entrada do Hospital As faixas coloridas no piso indicam trilhas a serem seguidas para cada departamento clínico. Por ex., a faixa vermelha chega à oftalmologia, a faixa branca à Gastro, a azul à Neurologia. Desta forma, os milhares de pacientes que chegam ali diariamente não necessitam pedir informações sobre os locais de suas consultas

Pronto Socorro

Atenção: a próxima área é restrita. Então vamos dar apenas uma “espiada”

UTI da Unicamp

Ala da Neurologia

Sala de atendimento na Neurologia

Destino desta visita Observar e analisar um caso clínico em Neurologia

Caso Clínico Analise aqui atentamente os sinais daaqui paciente e procure fazer o diagnóstico (Baseado na aula Núcleos da Base)aula

Antes de ir para a próxima página, pense: Qual é o diagnóstico da paciente baseando-se nos sinais que você observou? Resposta na próxima página

O diagnóstico é Corea de Huntington (do grego corea, dançar) Há comprometimento dos gânglios basais. Qual região está envolvida? Há comprometimento mental? Demência? Por que?

Gpe - Globo pálido parte externa Gpi - Globo pálido parte interna Subthal – subtálamo SNpc- substância negra, parte compacta Impressionantes movimentos involuntários Qual dessas vias está afetada e de que forma?

O que ocorre com os neurônios dessas vias quando eles estão funcionando normalmente? Veja o texto da referência “Excerpt from Chorea in Adults”

Cérebro normalCérebro acometido por doença de Huntington Por que os ventrículos laterais parecem estar tão dilatados?

Caso no. 2

Qual é o nome destes sinais?

Hemibalismo (vem do termo hemi, metade e balismo, arremessar) Envolve somente uma parte do corpo Muitos pacientes com hemibalismo têm movimentos coreiformes e vice-versa. Atualmente, o hemibalismo é visto como uma forma severa de corea.

Resumo das questões 1.Qual é a estrutura dos gânglios basais envolvida com a corea de Huntington? 2.Qual a origem do termo corea 3.Há comprometimento mental? Demência? Por que? 4.Qual via está afetada? 5.O que ocorre com os neurônios dessas vias quando eles estão funcionando normalmente?

Referências tm Genetics and Physiology of Huntington's Disease Excerpt from Chorea in Adults Basal Ganglia and Related Structures Aula Núcleos da BaseNúcleos da Base Créditos do vídeo: Dr. David P.V. LieshoutDr. David P.V. Lieshout..