Funções para serem usadas no exercício de Lab Hoje glRotatef(GLfloat angulo, GLfloat x, GLfloat y, GLfloat z) glTranslatef(GLfloat x, GLfloat y, GLfloat.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções para serem usadas no exercício de Lab
Advertisements

Um programa em C Bibliotecas Variáveis globais
Funções em C.
Introdução à Programação Exercício F13 - Minigame - Interação - Imagens 1º Semestre 2010 > PUCPR > Design Digital Bruno C. de Paula.
Algoritmos de manipulação de estruturas elementares de dados
Desenho de perspetiva isométrica
OpenGL Clique para adicionar texto Soraia Musse 6/4/2011.
The Cyclops Project German-Brazilian Cooperation Programme on IT CNPq GMD DLR Departamento de Informática e Estatística - INE/CTC/UFSC Computação Gráfica:
Introdução a OpenGL (parte final).
Claudio Esperança Paulo Roma Cavalcanti
Introdução à Computação Gráfica OpenGL Básico
SISTEMA DE COORDENADAS
OpenGL Alberto B. Raposo.
Funções para serem usadas no exercício de Lab nos dias (11/03/2010 e 17/03/10) Visualização 3D Incluir no FrameWork Básico (na página da disciplina), as.
Callback de Teclado // registro void glutKeyboardFuc(Teclado);
Iluminação Para programar um sistema de iluminação, dois passos principais devem ser considerados: c) Que tipo e posição de Iluminação se deseja b) Que.
Computação Gráfica: Aula2: Curvas e Superfícies
Laboratório de Programação de Computadores II Aula 1 2S/2009.
OpenGL – Uma abordagem prática e objetiva
Linguagem C Estruturas de Seleção.
Slides: Prof. João Fabro UTFPR - Curitiba
Aula 5 - Sumário Inserir tabelas. Inserir tabelas. Alterar as propriedades das tabelas. Alterar as propriedades das tabelas. Alterar as propriedades das.
Estruturas de Decisão Permitir testes para decidir acções alternativas: if if - else switch (?:) Operador Condicional MF.
Computação Gráfica Desempenho.
Movimentos de Câmara – Modo Explorador
Linguagem de Programação
Com pós condição Comandos de desvio
O Portal do Estudante de Computação
Aula – Introdução ao Excel. Nesta aula serão apresentados os conceitos básicos sobre o Microsoft Excel.
Fundamentos Corel Draw Aula I Prof. David Bianchini
Introdução à Computação Gráfica Projeções
Física Aula 05 - Mecânica Prof.: Célio Normando.
DESENHANDO LINHAS Line: constrói linhas, propriamente ditas, clicando na área de trabalho ou dando uma dimensão via comando no teclado. EXERCÍCIOS 1 -
Animações Independentes na Mesma Cena
© 2003 Introdução à programaçãoComputadores e programação I Linguagens de programação Introdução ao C (continuação)
Thiago Francisco Bergmann-
Computação Gráfica Aula 12 Superfícies Prof. Leo.
Hugo Siqueira (hlfs) Lauro Mafra Rafael Correa
Para voltar : pressione “a seta para esquerda”.
Computação Gráfica – Introdução ao OpenGL
Linguagem de Programação
Computação Gráfica Introdução ao OpenGL.
DESENHO TÉCNICO AUTOCAD
APRESENTANDO O TECLADO
Introdução à Computação Gráfica OpenGL Básico
COMPUTAÇÃO GRÁFICA E INTERFACES
Diagramas de Força Cisalhante e Momento Fletor
Aula Prática 3 Funções Monitoria Introdução à Programação.
Computação Gráfica – Transformações Projetivas
Luiz Fernando Marcio Neves Petrônio Gomes Thiago Monteiro Victor Hazin
Desenhos Tridimensionais
Medir e Traçar Ângulos O Transferidor.
Aula prática 3 Aprofundando em Funções Parâmetros de uma função Uso do return Execução Variáveis Global, local e estática Monitoria de Introdução à.
Introdução à Programação
OpenGL Aula Prática.
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
Para Avançar : pressione “botão esquerdo do mouse” ou “a seta para direita”. Para voltar : pressione “a seta para esquerda”.
Felipe Cavalcanti Ferreira Fernando Valente Kakimoto
Geometria Computacional Prof. Walter Mascarenhas Segundo semestre de 2004 Aula 5.
NA AULA DE HOJE VEREMOS A TRANSIÇÃO ENTRE ACTIVITYS. CRIE UM PROJETO COM O NOME TRANSICAO, A SEGUIR MONTE SUA ACTIVITY COMO A ABAIXO :
PHOTOSHOP Ferramentas de Seleção
Vetores Normais.
Aplicação - Plataforma de Autoria - Natan. Resumo - Entendimento Ferramenta para desenvolvimento de conteúdo para tv digital, baseada em componentes e.
Manipulação de Imagens em OpenGL
Animação 2D. // Variáveis que guardam a translação que será aplicada // sobre a casinha GLfloat Tx; GLfloat Ty; // Variáveis que guardam os valores mínimos.
Grupo: Antônio Inocêncio Francisco Ícaro Filipe Araújo Guilherme Barreto Leonardo Vilaça Márcio Dias Thiago Gomes.
Aula 001. Ambiente de Trabalho Entre em lay out e configure sua página de trabalho Observe as medidas.
Fundamentos de Programação 1 Slides 7 Prof. SIMÃO Jean Marcelo SIMÃO Linguagem C “Funções”
Informática Básica Karine Alessandra Córdova  Conjunto de programas; São funções do Sistema Operacional  Gerenciamento de I/O (Input/Output) – cuida.
Superfícies de Bézier Visualização 3D
Transcrição da apresentação:

Funções para serem usadas no exercício de Lab Hoje glRotatef(GLfloat angulo, GLfloat x, GLfloat y, GLfloat z) glTranslatef(GLfloat x, GLfloat y, GLfloat z); glScalef(GLfloat x, GLfloat y, GLfloat z);

Exemplo da Função que Desenha um Triângulo void DesenhaTriangulo() { if (trans) { GLfloat dx = (GLfloat)xfin - (GLfloat)xini; GLfloat dy = (GLfloat)yini - (GLfloat)yfin; GLfloat dz = 0; glTranslatef(dx,dy,0); dx = 0.0; dy = 0.0; trans = 0; } // rotaciona a direita if (rot == 1) { glRotatef(2.0,0.0,0.0,1.0); rot = 0; }

Exemplo da Função que Desenha um Triângulo (continua..) // rotaciona a esquerda if (rot == -1) { glRotatef(-2.0,0.0,0.0,1.0); rot = 0; } // amplia if (amp) { glScalef(amp,amp,1.0); amp = 1.0; } glColor3f(R,G,B); glBegin(GL_TRIANGLE_STRIP); glVertex2f(-50,-50); glVertex2f(50,-50); glVertex2f(0,50); glEnd(); }

Exemplo da Função Teclas Especiais // Teclado para Teclas Especiais void TecladoEspecial(int tecla, int x, int y) { switch(tecla) { case GLUT_KEY_F1: printf("\nAo Pressionar F1 essas Instrucoes sempre serao Reapresentadas\n"); printf("\n\n"); printf("Instrucoes\n\n"); printf("Pressione o Botao Esquerdo, Arraste e Solte para Transladar\n\n"); printf("Tecle F2 e F3 para rotacionar\n\n"); printf("Tecle F4 e F5 para escalonar\n\n"); printf("Use o Botão Direito para Acessar o Menu\n\n"); break; case GLUT_KEY_F2: // Rotaciona a Direita //printf("\nRotaciona a Direita\n"); rot = 1; glutPostRedisplay(); //printf("\n%f %f\n",rtd,rte); break;

Exemplo da Função Teclas Especiais case GLUT_KEY_F3: // Rotaciona a Esquerda //printf("\nRotaciona a Esquerda\n"); rot = -1; glutPostRedisplay(); break; case GLUT_KEY_F4: // Amplia //printf("\nAmplia\n"); amp = 1.1; glutPostRedisplay(); break; case GLUT_KEY_F5: // Reduz //printf("\nReduzir\n"); amp = 0.9; glutPostRedisplay(); break; case GLUT_KEY_INSERT: printf("\nPressionada a Tecla INSERT\n"); break; case GLUT_KEY_HOME: printf("\nPressionada a Tecla HOME\n"); break; }

Exercícios com Pontuação 1- [Nível Básico]: Usando como base o exercício da Aula 2, Faça um programa para transladar as primitivas utilizando o mouse. 2- [Nível Básico]: Usando como base o mesmo programa da Aula 2, faça um programa para rotacionar as primitivas utilizando o mouse. 3- [Nível Básico]: Usando como base, o mesmo programa da Aula 2, faça um programa para escalonar as primitivas utilizando o mouse. 4- [Nível Médio]: Usando as funcionalidades dos exercícios 1, 2 e 3, crie interações com o mouse que permitam acrescentar polígonos complexos, através da inserção de vértices com o clic do mouse.