TESE DE MESTRADO APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS DE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contadores e Registradores
Advertisements

REDES NEURAIS ARTIFICIAIS: uma aplicação do tipo perceptron multilayer na identificação de impressões digitais Acadêmico: José Mário Pereira Dantas Orientador:
João Luiz Fernandes e Aura Conci Universidade Federal Fluminense
Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
Controle de Processos por Computador
INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
Rational Unified Process
Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
Redes Neurais Artificiais (RNA): Aprendizado
Energia Potencial e Conservação da Energia
Aspectos de Implementação do Algoritmo Backpropagation
Definição de Parâmetros de Power System Stabilizers para Melhoria do Comportamento Dinâmico de Redes Ângelo Mendonça Orientador: Prof. João A. Peças Lopes.
Problemas de Forma Não-padrão
Adaptive Resonance Theory Carpenter & Grossberg
Aspectos da Implementação de Redes Neurais
Estrutura e movimento a partir de imagens
Disparidades, Correspondências e Corte Mínimo para Estéreo
Acompanhamento de Cenas com Calibração Automática de Câmeras
Inteligência Artificial
Projeto de Sistemas de Controle pelo Método do Lugar das Raízes
Prof. Rafael Stubs Parpinelli
VI SBAI - Bauru Set/2003 APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS DE
INF 1771 – Inteligência Artificial
Introdução aos Sistemas de Controle
Edição Vetorial de Ponto, Linha e Polígono
Momentos de Inércia Cap. 10
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Grandezas Físicas Prof. Climério Soares.
ROBÓTICA Helder Anibal Hermini.
MODELO FLUIDODINÂMICO PARA O FLUXO MULTIFÁSICO EM UM PRATO PERFURADO
CONFIABILIDADE E OTIMIZAÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO
Cálculo Numérico / Métodos Numéricos
Segmentação de Imagens
ARTIGO CIENTIFICO.
Redes Neurais Prof. Alex F. V. Machado.
Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador.
Fernando Carvalho, João Manuel R. S. Tavares
Quadrados Mínimos.
SBRN’02 - Simpósio Brasileiro de Redes Neurais
Robson D. Montenegro Saulo C. S. Machado Correção de perspectiva para imagens de documentos capturados por câmeras.
Grandezas Escalares e Vetoriais
Redes Neurais Artificiais
Construção e Análise de Algoritmos
Aula 6 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
CMP 167– Programação com Objetos Distribuídos Prof. Cláudio Geyer
Capítulo III – Processamento de Imagem
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
Aula 11 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Orientador: Dr. Marcos Marcelino Mazzucco
Física.
MÉTODOS E TECNICAS EM ERGONOMIA
Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Modelagem e Simulação de Processos – Equações Diferenciais
Prof. Anne Magály de Paula Canuto
Biometria Reconhecimento de Assinaturas
FERRAMENTA PARA AUXÍLIO AO DIAGNÓSTICO DE IMAGENS PULMONARES DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA Filipe Vernetti Giusti Orientador: Prof. Dr. Lucas Ferrari Oliveira.
Campus de Caraguatatuba Aula 18: Sistemas de Equações Lineares (6)
Clustering Algorithms for Gene Expression Analysis Pablo Viana Fagner Nascimento.
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores Ramo de Telecomunicações, Electrónica e Computadores.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: A utilização de técnicas de controle multiváriavel avançadas como MPC já se tornou bastante difundida na indústria, porém ainda.
Gradiente Topológico via Análise de Sensibilidade à Mudança de Forma
Luana Bezerra Batista Redes Neurais Luana Bezerra Batista
Revisão de Sistemas Inteligentes
DAS MSPO Eduardo Camponogara
Sistemas de Controle III N8SC3
Estática Estática Histórico
Sistemas de Controle III N8SC3
Objetivo Este projeto destina-se ao estudo e à elaboração de modelos neurais artificiais, com o auxílio do programa Matlab. O objetivo principal deste.
Modelagem de Fenômenos Físicos Utilizando a Técnica de Monte Carlo Universidade de Brasília Departamento de Engenharia Mecânica Programa de Pós graduação.
POTENCIAL ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
Transcrição da apresentação:

TESE DE MESTRADO APLICAÇÃO DE REDES NEURAIS DE HOPFIELD PARA DETECÇÃO E ESTIMAÇÃO DE MOVIMENTO EM UM SINAL DE VÍDEO DIGITAL Orientador: Prof. Dr. Cairo L. Nascimento Jr. Orientador: Prof. Dr. Fernando T. Sakane Aluno: Carlos E. C. Santana

Conteúdo da Apresentação Objetivo Introdução ao Problema Justificativa da abordagem adotada Abordagens Tradicionais Abordagem Utilizando Redes Neurais de Hopfield Simulações e Resultados Obtidos Conclusões Trabalhos Futuros

Objetivo Estudo da aplicação de técnicas que utilizam redes neurais para a detecção e estimação de movimento na codificação digital de sinais de vídeo.

Introdução ao Problema Seja o codificador híbrido abaixo: +

Introdução ao Problema Compensação e estimação de movimento:

Justificativa da Abordagem Adotada Compensação de movimento permite predizer melhor o quadro atual, melhorando a eficiência da codificação diferencial. Método do casamento de blocos, métodos recursivos (métodos de gradiente) e métodos bayesianos são alguns dos métodos utilizados para detectar e estimar movimento.

Justificativa da Abordagem Adotada A exploração de técnicas de detecção e estimação de movimento ainda é um campo aberto de pesquisa, e que pode ser colocado como um problema de otimização. Sendo as redes neurais uma ferramenta que tem se mostrado eficiente para tal (particularmente pela possibilidade de processamento paralelo), essa tese visou estudar a sua aplicação na detecção e estimação de movimento.

Abordagens Tradicionais O padrão MPEG, por exemplo, divide os quadros de um sinal de vídeo em blocos e macroblocos. Assim sendo, o padrão MPEG adota a técnica de casamento de blocos para detecção e estimação de movimento.

Abordagens Tradicionais (Casamento de blocos)

Abordagens Tradicionais (Casamento de blocos) Algumas das principais funções custo: MSD MAD PDC

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield A rede neural de Hopfield é um sistema dinâmico (evolui no tempo) não-linear. Determinam-se os parâmetros da rede neural utilizando-se o valor da luminância dos pixels dos quadros atual e referência. A rede parte de um estado inicial e atinge um estado final que define a solução do problema (o vetor movimento).

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield Rede neural uni-dimensional:

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield Rede neural uni-dimensional:

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield Rede neural bi-dimensional:

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield Rede neural bi-dimensional:

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield A rede converge para um ponto de equilíbrio estável se: 1) a atualização das suas unidades for assíncrona e usar a função “threshold”, 2) W simétrica e Wii  0.

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield Para problemas de otimização utilizando redes neurais de Hopfield: Onde: Ej é a expressão da função pseudo-energia à restrição j; Rj é o peso à restrição j.

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield Para rede uni-dimensional:

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield Para rede uni-dimensional (cont.): Temos então:

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield Para rede uni-dimensional (cont.): Igualando as expressões pseudo-energia: 1  c  M, 1  d  M e

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield Para rede bi-dimensional:

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield Para rede bi-dimensional (cont.):

Abordagem Utilizando Rede Neural de Hopfield Para rede bi-dimensional (cont.): Igualando as expressões pseudo-energia: 1  i, x  M e 1  j, z  N ,

Simulações e Resultados Obtidos Escolher o bloco do quadro atual, Determinar os parâmetros bias e W da rede neural, Inicializar as unidades da rede, Atualizar as unidades de maneira assíncrona (utilizando “simulated annealing”) até a rede convergir para um ponto de equilíbrio estável, Nesse caso o estado das unidades define o vetor movimento do bloco em relação ao quadro referência.

Simulações e Resultados Obtidos

Simulações e Resultados Obtidos Para rede uni-dimensional e bloco (6, 16):

Simulações e Resultados Obtidos Parâmetro Valor M (número de blocos candidatos englobados pela área de busca) 49 blocos candidatos N (número de pixels do bloco F, igual a mxn, onde m = n = 8) 64 pixels Nit (número máximo de iterações da rede neural) 10000 iterações 0 (ganho da função sigmóide utilizado para definir o estado inicial das unidades da rede neural) 0,1 F (ganho da função sigmóide quando a iteração da rede for Nit) 25  (limiar que define a convergência da rede) 0,00001 q (ver Nota abaixo) 1

Simulações e Resultados Obtidos Custo fornecido pelo bloco candidato mais parecido com o bloco F Componente dh do vetor movimento, (deslocamento horizontal) 1 pixel para a esquerda Componente dv do vetor movimento, (deslocamento vertical) 1 pixel para cima Número de iterações para a rede convergir para a solução do problema 266 Componente dh do vetor movimento, (deslocamento horizontal) 1 pixel para a esquerda Componente dv do vetor movimento, (deslocamento vertical) 1 pixel para cima

Simulações e Resultados Obtidos

Simulações e Resultados Obtidos Para rede bi-dimensional e bloco (24, 64):

Simulações e Resultados Obtidos Parâmetro Valor M (número de blocos candidatos englobados pela área de busca) 3 blocos candidatos N (número de pixels do bloco F, igual a mxn, onde m = n = 2) 4 pixels Nit (número máximo de iterações da rede neural) 10000 iterações 0 (ganho da função sigmóide utilizado para definir o estado inicial das unidades da rede neural) 0,5 F (ganho da função sigmóide quando a iteração da rede for Nit) 25  (limiar que define a convergência da rede) 0,0001 γ 1 q

Simulações e Resultados Obtidos Número de iterações para a rede convergir para a solução do problema 660 Componente dh do vetor movimento, (deslocamento horizontal) 1 pixel para a esquerda Componente dv do vetor movimento, (deslocamento vertical) 0 pixel

Conclusões Ambas as topologias apresentaram resultados corretos. Verificou-se que os parâmetros da rede devem ser ajustados para cada bloco dentro de uma mesma imagem. Aumentando-se o número de unidades da rede verifica-se maior dificuldade no ajuste dos parâmetros que definem a dinâmica da rede neural. É possível diminuir o número de iterações da rede, mas isso requer novo ajuste dos parâmetros que definem a dinâmica da rede neural.

Perspectivas Futuras Desenvolver método para melhor ajustar os parâmetros das redes neurais visando menor dependência dos blocos e maior velocidade de convergência. Comparação da eficiência (em número de operações) entre as técnicas utilizando redes neurais e da busca exaustiva.