Arte e Ciência 28.11.09. Arte e Ciência “Passivo” histórico: das técnicas das tecnologias relação com a Arte “Activo” histórico: ajudam transformam o.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Secundária/3º CEB Poeta Al Berto, Sines
Advertisements

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FUVEST 2010 Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo,
O equilíbrio formação pessoal / formação profissional
Novas Tecnologias da Comunicação
Escola Superior de Educação
STC 6 Urbanismo e Mobilidade (UM)
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
Biblioteca Escolar Agrupamento Vertical de Escolas de Salir
Formação de Utilizadores BECRE E. B. 1 de Almancil 2009/2010.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
A Concepção Objetiva da Arte
DIRETRIZES CURRICULARES
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
SOCIOLOGIA E ÉTICA - ZOOTECNIA
O RITO DA PRIMAVERA VISÕES DA NATUREZA NA ARTE MODERNISTA.
Escola Secundária da Cidadela – –
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
A IMPORTÂNCIA DAS MATÉRIAS DA GRADE CURRICULAR
AUTORA: DENYSE PETTERLE MANFROI PROFESSORA DE ARTE
Escola Estadual Marechal Rondon A semana de arte moderna
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
ARTE A arte é uma criação humana com valores estéticos (beleza, equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Origem e nascimento da Filosofia: histórico grego
Áreas científicas relevantes para cada grupo de docência
3º Ciclo e Secundário 1º Ciclo 2º Ciclo Todos
Sociedade da Informação e Conhecimento
Externato Marista de Lisboa
Projeto Interdisciplinar
INDÚSTRIA CULTURAL.
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Teoria do Design 12º I Tentúgal Curso Geral de Artes Bauhaus.
CENTRO DE SOCIOEDUCAÇÃO FAZENDA RIO GRANDE
Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar - Ronfe
Grupo D Patrícia Martins Tatiana Leitão Telma Veríssimo
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Cdu – Classificação Decimal Universal
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
… um caminho para o sucesso! BIBLIOTECA ESCOLAR Águeda, setembro de 2012.
Cursos Científico-Humanísticos Que saídas para o Ensino Superior? Serviços de Psicologia e Orientação Agrupamento de Escolas de Estarreja.
Prof.ª Irislane Figueiredo
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
CULTURA NOSSO ESPAÇO EM COMUM
A Teoria da actividade comunicacional de Jürgen Habermas Proposta de síntese, ilustrada pelos textos “Tendências da juridicização” (H 1981) e “O conteúdo.
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Escola Secundária com 3ºCiclo Dr. Jaime Magalhães Lima
Art Nouveau.
OFICINA DE ARTES VISUAIS
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Escola Secundária Fernando Namora
11º 10, 4 de Maio 2014/2015 – Geografia A Professor Luís Gomes Trabalho realizado por: Angela Pereira nº3 Inês Salvado, nº13 Joana Falcão nº15 Rute Gomes.
Linguagens Artísticas
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
ARTE DIGITAL.
Deficiência visual e Artes
O que é Arte ?.
O QUE É A ARTE? Criação humana com valores estéticos (beleza, Equilíbrio, harmonia, revolta) que sintetizam as suas emoções, sua história, seus sentimentos.
Serviço de Psicologia e Orientação 2007/2008 OFERTA FORMATIVA Ensino Secundário Ano Lectivo 2007/2008 Serviço de Psicologia e Orientação Escola Secundária.
Cursos científico- humaníticos. Ciências e Tecnologias 10º11º12º Português * ** Língua Estrangeira I ou II ou III (1) * * Filosofia * * Educação Física.
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
SOCIOLOGIA E ÉTICA - AGRONOMIA
 Essa semana de 22 foi um momento oportuno.  Realizada em plena comemoração do centenário da independência brasileira.  Busca de uma identidade nacional.
Vamos conhecer melhor a nossa Biblioteca!?
Arte Popular e Arte Erudita
Arte no séc. XX Como a tecnologia alterou a arte? O que aconteceu com as definições de arte popular e arte erudita?
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

Arte e Ciência

Arte e Ciência “Passivo” histórico: das técnicas das tecnologias relação com a Arte “Activo” histórico: ajudam transformam o objecto artístico transfiguram

o objecto artístico “transfigurado” pela ciência é resultado “forte” da interacção arte e ciência

a arte que ajuda transforma transfigura a ciência

há um tertium genus a que possamos chamar “arte-ciência” e já não “arte e ciência” ?

nas ciências: a psicologia destacou-se da filosofia a ciência regional destacou-se da geografia a cibernética destacou-se da matemática nas artes: a fotografia, o cinema as artes digitais são possíveis enquanto formas artísticas por causa das tecnologias subjacentes

Arte e Ciência Manifestações do cognitivo e do sensitivo Manifestações do humano Manifestações do poder humano Potência de construção de proposição de civilização (o mesmo é dizer, de cultura))

Arte e Ciência e o problema ético

Programa Arte e Ciência uma oportunidade de fazer História no tempo da História

Jorge Barreto Xavier 2009 