Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
Advertisements

GUERRA FRIA.
Comunismo de Guerra Retirou a Rússia da Guerra- Brest-Litovsk. Nacionalização de bancos, empresas e fábricas. Estatização.
Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico.
O SONHO DE INDEPENDÊNCIA
REVOLUÇÃO CUBANA DE 1959 MODELO A SEGUIR OU PERIGO A EVITAR.
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
COMOS CHEGAMOS AO PODER?
Guerra Fria e o Mundo Bipolar
Revolução Mexicana.
REVOLUÇÃO CUBANA.
REVOLUÇÃO RUSSA - País gigantesco. SITUAÇÃO: - Rico em matéria-primas.
PASSADO, PRESENTE E FUTURO
1959 A Revolução Cubana.
INTERVENÇÕES ESTADUNIDENSES NA AMÉRICA LATINA
Curso Direito à Memória e à Verdade
JÂNIO QUADROS (1961) Prof. Altamiro.
Os Conflitos durante a Guerra Fria
Departamento de História
Rumos da América Latina no Século XX
Revolução Cubana.
REVOLUÇÃO CUBANA DE 1959 BANDEIRA DE CUBA
REPÚBLICA POPULISTA – 1946 a 1964
REVOLUÇÃO MEXICANA História Prof. Lisiane.
Da queda da monarquia à formação da URSS.
Cuba.  4 séculos de colonização espanhola  guerra espano americana.  governo militar americano  Espanha perdeu terras para os EUA.
REVISÃO PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 4º BIMESTRE 9º Anos A e B
POLÍTICAS DE MASSAS E REFORMAS SOCIAIS. COLÔMBIA.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
Revoluções do Século XX (II)
GEOGRAFIA POR TABATA SATO.
Revoluções do século XX (I)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA.
História – 8ª série Prof. Lisiane
A REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE
A Revolução Russa A Rússia Pré-Revolucionária Monarquia Absolutista
Revolução Russa Antecedentes Autocracia Czarista
GUATEMALA.
CUBA Estou AQUI!!!.
Webster Pinheiro.
Cuba é um país insular americano, descoberto pelo Almirante de la Mar Oceana Cristóvão Colombo em sua primeira viagem ao que depois seria chamado de Novo.
Independência Cubana Cuba último país latino-americano independente (1898) – apoio dos EUA – Emenda Platt (Dispositivo que autorizava intervenção.
AMÉRICA CONTEMPORÂNEA
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
REVOLUÇÃO NA NICARÁGUA
Cuba América Central.
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
Revolução Russa.
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
Revolução Russa Rússia.
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
AMÉRICA CENTRAL E ANTILHAS
Capitalismo versus Comunismo
Experiências de esquerda na América Latina
CORÉIA DO NORTE.
O que foi? A Revolução Cubana foi o primeiro movimento que conseguiu resultados positivos contra a hegemonia norte-americana no continente.  * Hegemonia significa.
Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico. Geopolítica/atualidades Reginaldo.
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
REVOLUÇÃO CUBANA PROF: MACEDO NETO,JL.
Revolução Cubana Alan.
América Porções Central e Sul
Prof. Bruno. Características gerais Economia baseada na exploração de recursos naturais: mineração e agroexportação. Economia baseada na exploração.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
Rússia e Europa Oriental
ATUALIDADES EUA / CUBA O presidente dos EUA Barack Obama cumprimenta o presidente de Cuba Raul Castro durante encontro na Cúpula das Américas na Cidade.
Transcrição da apresentação:

Revolução Cubana Nathalia K. R Turma: 82 Número: 26

Foi um movimento popular que buscava derrubar do governo de Fulgêncio Batista pois, Cuba estava com grandes desigualdades sociais e, na visão cubana, dependência com os Estados Unidos. Com a revolução, foi implantado em Cuba o socialismo, com liderança de Fidel Castro. Fulgêncio Batista

Fidel Castro e Ernesto Che Guevara não desistiram mesmo um grupo pequeno e continuaram a luta. Começaram a usar as transmissões de rádio para poder divulgar suas idéias revolucionárias e conseguir o apoio da população cubana. Fidel Castro era opositor do governo de Fulgêncio Batista. Com pensamentos socialistas, queria acabar com o governo de corrupções e com a influência norte-americana em Cuba.

Com as mensagens revolucionárias, os guerrilheiros conseguiram o apoio de muitas pessoas pois havia muitos operários e camponeses desiludidos com o governo de Fulgêncio Batista (com as péssimas condições sociais - salários baixos, desemprego, falta de terras, analfabetismo, doenças). Vários cubanos do campo e até das cidades começaram a entrar na guerrilha, acrescendo ao número de combatentes e conquistando vitórias em várias cidades. Co

Fidel Castro e os revolucionários tomaram o poder em Cuba no primeiro dia de janeiro de 1959. Fulgêncio Batista e muitos integrantes do governo fugiram da ilha. O governo Fidel Castro tomou medidas em Cuba de reforma agrária, nacionalização bancos e empresas, expropriação de grandes propriedades e reformas nos sistemas de educação e saúde. O Partido Comunista dominou a vida política em Cuba, não cedendo espaço para qualquer partido de oposição. Isto tornou-o um país de política socialista, aliando-se a União Soviética no período da Guerra Fria.

Até hoje os ideais revolucionários fazem parte de Cuba, que é considerado o único país que mantém o socialismo plenamente vivo. Com a piora no estado de saúde de Fidel Castro em 2007, Raul Castro, seu irmão, passou a governar oficialmente Cuba, em fevereiro de 2008.   Antes da revolução, esta ilha sentia-se dependente dos EUA,como um quintal dos interesses e exportações americanas. Isto também impulsionou a guerrilha. Atualmente, Cuba é o único país no mundo que ainda mantém o socialismo realmente. Em 2007, Fidel Castro adoeceu e, assim, seu irmão, Raul Castro, Assumiu oficialmente. Isto, somada a ascenção de Barack Obama nos EUA, leva muitos estudiosos políticos a ver uma possível aproximação entre Cuba e Estados Unidos.