A . ˙ . R . ˙ . L . ˙ . S . ˙ . CAVALEIROS DA LUZ DE GUARULHOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 EVANGELHO – Mt 1,18-24 Ambiente:
Advertisements

Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
A ESTRELINHA.
VEDE SENHOR Vede Senhor, quanta gente Nunca ouviu falar de Vós.
Preparando para a Páscoa do Senhor!
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
A verdadeira história do Natal
história da salvação A História da Salvação
A Santa Ceia.
4º B - GABRIEL PENIDO “Deus estava criando várias coisas e uma dessas coisas são os animais aquáticos, por exemplo, água-viva, baleia, piranha, foca, etc.”
Agradecimentos ao Autor: Desconhecido
Deus em nossas vidas By
COMO APROVEITAR AO MÁXIMO O SEU TEMPO E POTENCIAL
INSTITUIÇÕES SOCIAIS IGREJA FILOSOFIA - Professor Fernando Petry.
Virgem Prudentíssima.
História de Natal.
ÓPTICA Desde os tempos remotos a natureza da luz intrigou os cientistas. Isaac Newton apresentou a teoria corpuscular da luz onde se afirma que a luz é.
Quando Jesus esteve aqui na terra, Ele estabeleceu três pilares que são a base para a salvação de todo ser humano.
O ANO LITÚRGICO..
Thales De Mileto Thales de Mileto ( a.C.)
A ESTRELINHA.
Nasceu o Salvador.
GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS É O CANTO DAS CRIATURAS
"Eis que não vos deixarei órfãos"
Porque o Mês de Maio é dedicado a Maria?.
A ESTRELINHA.
O que procuro? Onde procuro?
______________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________.
Série ANIMADOS.
Princípios básicos, símbolos e curiosidades
Natal Natal História de Natal.
Maria Mãe da Eucaristia
Ao ver a estrela, sentiram grande alegria..
DEUS CRIOU OS CÉUS E A TERRA
melodia para o ouvido (São Bernardo).
A história da Esperança
Maria Rainha, Mãe do Rei Dos Reis
O Verbo se fez carne.
LUZ.
ANJO NEGRO.
Era uma vez ………….
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Caríssimos, Por que dizemos que ainda é Natal? Assim dizemos por que após comemorarmos o dia 25 de dezembro, Natal do Senhor, continuamos a comemorar.
COMPANHEIRA MARIA, PERFEITA HARMONIA ENTRE NÓS E O PAI COMPANHEIRA MARIA, PERFEITA HARMONIA ENTRE NÓS E O PAI. MODELO DOS CONSAGRADOS, NOSSO SIM AO.
Meu irmão, minha irmã, nesse tempo de “pipocar de luzes” vivemos a expectativa de uma Grande Visita. Meu irmão, minha irmã, nesse tempo de “pipocar.
MAS EU BEM SEI QUE O MEU FUTURO *
DOMINGO DA SANTÍSSIMA TRINDADE 3 de junho de 2012.
As Religiões Abraâmicas
Haviam milhões de estrelas no céu. Estrelas de todas as cores: brancas, prateadas, verdes, douradas, vermelhas e azuis. Haviam milhões.
Eu sou um poeta.
ENTÃO SE VERÁ O FILHO DO HOMEM, VINDO SOB AS
NÓS ESTAMOS AQUI REUNIDOS, * COMO ESTAVAM EM JERUSALÉM, * POIS SÓ QUANDO VIVEMOS UNIDOS * É QUE O ESPÍRITO SANTO NOS VEM. NINGUÉM PÁRA ESSE VENTO.
A verdadeira história do Natal
Olhando para o Céu Ascensão.
DO HORIZONTE UMA GRANDE LUZ, VIAJA NA HISTÓRIA E AO LONGO DOS ANOS
Você foi escolhido!.
REGINA CAELI - Rainha do Céu - Te amo, ó Mãe querida! r.
A Estrelinha Verde "Era uma vez....milhões e milhões de estrelas no céu. Havia estrelas de todas as cores: brancas, lilases, prateadas, douradas, vermelhas,
Ligue o som Quando, na minha vida, faz-se necessário superar tristezas, eu olho para cima e agradeço a Deus, por viver.
O QUE TEMOS FEITO PELA GRANDE OBRA? GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
Quando o sol aquece de manhã
ALELUIA AUTOMÁTICO COM SOM.
OBJETOS SIMBÓLICOS GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Terras sagradas do Nilo do Raio Egipciano… “Toda a Luz vem do Leste, toda a Iniciação do Egipto”. Cagliostro Clica só nestes pontos verdes.
 Foi chamado o mais sábio dos santos e o mais santo dos sábios;  Frequentou a Universidade de Nápoles;  Foi retirado de Paris e trazido a força para.
Transcrição da apresentação:

A . ˙ . R . ˙ . L . ˙ . S . ˙ . CAVALEIROS DA LUZ DE GUARULHOS À GL . ˙ . DO G . ˙ . A . ˙ . D . ˙ . U. ˙ . A . ˙ . R . ˙ . L . ˙ . S . ˙ . CAVALEIROS DA LUZ DE GUARULHOS No. 2686 – RITO ADONHIRAMITA GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO

TRABALHO DE GRAU I – APRENDIZ MAÇOM TEMA : ESTANDARTE DA LOJA

Um pouco da nossa História...

O ESTANDARTE DA LOJA BASICAMENTE “SÍMBOLO” DA LOJA, É UMA REPRESENTAÇÃO DO SENTIMENTO QUE OS IRMÃOS FUNDADORES TIVERAM DURANTE AS SUAS REUNIÕES.

NAQUELES DIAS OS IRMÃOS COM A MESMA AFINIDADE PROCURAVAM UMA FORMA DE RITO QUE FOSSE MAIS ESPIRITUALIZADO, A MAIORIA FAZIA PARTE DO QUADRO DE OBREIROS DA LOJA 8 DE DEZEMBRO, RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO.

O IRMÃO FREDERICO JUSTINO DE GODOY SEMPRE FALAVA DA SUA LOJA MÃE EM BELÉM DO PARÁ QUE O HAVIA INICIADO NO RITO ADONHIRAMITA, DEPOIS DE ALGUMAS REUNIÕES INFORMAIS CONVENCEU À UM GRUPO DE IRMÃOS QUE SE INTERESSAVAM, À PARTIR PARA A INSTALAÇÃO DE UMA LOJA COM ESSE RITO, INÉDITO, NA REGIÃO DE GUARULHOS .

NESSAS REUNIÕES, À PARTIR DO MOMENTO QUE ACEITARAM A EMPREITADA, PASSOU SE A PENSAR E A FILOSOFAR SOBRE QUAL NOME SE DARIA À LOJA.

“ CAVALEIROS DA LUZ “ VEIO DE FORMA CONSENSUAL, E DAÍ PASSOU – SE A DAR UMA “IMAGEM ” AO “NOME”.......

QUE NOS REMETE AOS ANTIGOS CAVALEIROS DO TEMPLO, CAVALEIROS É UM NOME QUE NOS REMETE AOS ANTIGOS CAVALEIROS DO TEMPLO, CHAMADOS DE TEMPLÁRIOS,   QUE  DURANTE AS CRUZADAS   FORAM À TERRA SANTA , LUTAR PELA  SEGURANÇA DOS PEREGRINOS E  LIBERTAÇÃO DE JERUSALÉM “ DAQUELES NÃO-CRISTÃOS ”,  

  CAVALEIROS QUE FORAM PARA LÁ MOVIDOS NÃO POR UMA INCITAÇÃO BELICOSA DISFARÇADA DE FÉ; MAS QUE LÁ CHEGANDO E VENCENDO O QUE ACHAVAM SER O MAL,

FORAM DESCOBRINDO A LUZ DA SABEDORIA E DA CULTURA FILOSÓFICA QUE ESTAVA À ESPERADOS HOMENS, SENDO ENTÃO,  ”CAPTADORES DA LUZ”.

ASSIM AO CRIAR O SÍMBOLO, LEVOU-SE EM CONTA QUE SE DEVERIA REPRESENTAR GRAFICAMENTE ESTES VALORES, E PRINCIPALMENTE ESSES OBJETIVOS (BUSCA DA LUZ, CONHECIMENTO, FILOSOFIA, ESPIRITUALISMO E EXOTERISMO).

VEJAMOS ENTÃO O ESTANDARTE DA LOJA ....

NO ESTANDARTE TEMOS AS CORES AZUL E BRANCO NO FUNDO QUE AO MESMO TEMPO QUE CRIAM UM HORIZONTE, SÃO AS CORES DOS NOSSOS AVENTAIS.

O CÍRCULO É A FIGURA GEOMÉTRICA TRAÇADA PELO COMPASSO QUE É MAÇONICAMENTE O INSTRUMENTO BÁSICO PARA TRAÇAR AS CURVAS SOBRE A PEDRA.

ENCAIXADO DENTRO DO CÍRCULO TEMOS O TRIÂNGULO EQUILÁTERO (DO OLHO QUE TUDO VÊ E QUE ESTÁ NO CENTRO DO ORIENTE ATRÁS DO VENERÁVEL) COM A COR DE FUNDO AZUL.

ESTE TRIÂNGULO PERFEITAMENTE CENTRADO DIVIDE VISUALMENTE EM TRÊS PARTES NOS SEUS VÉRTICES:

EMBAIXO TEMOS O PISO QUADRICULADO QUE É O MESMO DAS LOJAS REGULARES, REPRESENTANDO A BASE EQUILIBRADA ENTRE O BRANCO E O NEGRO UNIDOS.

À ESQUERDA TEMOS O CÉU ESTRELADO COM SETE ASTROS MAIS A LUA (QUE ESTÁ TAMBÉM À ESQUERDA DO TRIÂNGULO ATRÁS DO VENERÁVEL).

ESTE CÉU É O CÉU NOTURNO ESCURO, O MESMO DO SETENTRIÃO ONDE ESTÃO OS APRENDIZES QUE MAL RECEBERAM A LUZ.

À DIREITA TEMOS O SOL QUE ILUMINA DO ORIENTE PARA O OCIDENTE.

É PARA O SOL QUE O CAVALEIRO SE DIRIGE E GUARDANDO POSIÇÃO DE VIGIA, O PROTEGE.

NO CANTO HÁ UMA MONTANHA QUE É A REPRESENTAÇÃO DO MONTE SIÃO.

O MONTE SIÃO É UMA ELEVAÇÃO EM JERUSALÉM COM 765 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR. FICA NA PARTE SUDOESTE DA ANTIGA CIDADE. FOI NO NO MONTE SIÃO, ONDE SE SITUA O CENÁCULO QUE JESUS CELEBROU A ÚLTIMA PÁSCOA E INSTITUIU A CEIA DO SENHOR.

A LETRA “G” ESTÁ LÁ PARA CONFIRMAR A QUEM ESTE CAVALEIRO SEGUE, E LOGO ABAIXO O SÍMBOLO “BÁSICO” DA MAÇONARIA.

O EMBLEMA DA LOJA

E OS DADOS BÁSICOS DA LOJA: NOME E NÚMERO NO EMBLEMA TEMOS UM CÍRCULO AO REDOR FORMANDO UM ANEL DOURADO (COR DA PERFEIÇÃO) E OS DADOS BÁSICOS DA LOJA: NOME E NÚMERO

TRIÂNGULO RADIANTE – ENERGIA RADIANTE QUE SE ELEVA À DEUS / REPORTA-NOS AO NÚMERO 3. CARNEIRO – PUREZA CRUZ – SÍMBOLO UNIVERSAL DA FÉ LIVRO DA LEI – SABEDORIA SETE SELOS – SETE VIRTUDES FÉ , ESPERANÇA, CARIDADE (VIRTUDES TEOLOGAIS) TEMPERANÇA , PRUDÊNCIA, JUSTIÇA, E CORAGEM (VIRTUDES CARDINAIS)

GOSTARIA DE AGRADECER AO IRMÃO ALBERTO LINARES (DIOGO DE FEIJÓ) PELAS INFORMAÇÕES DADAS SEM AS QUAIS SERIA IMPOSSÍVEL A ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO, ASSIM COMO AS ORIENTAÇÕES DADAS PELOS IRMÃOS NIVALDO CABRERA (PRUDENTE DE MORAES) E HÉLIO SESSO(BENJAMIN CONSTANT). ORIENTE DE GUARULHOS 11 DE NOVEMBRO DE 2009 BARÃO DE ITAMARACÁ