Equação Iniciamos nosso estudo sobre as equações retomando as noções de igualdade. Vamos utilizar uma balança de dois pratos para ilustrar as propriedades da igualdade. A da foto era muito usada há algum tempo e, em alguns lugares, é empregada até hoje. Nessa foto, a balança, está equilibrada. Isso significa que as massas dos corpos que estão em cada um dos pratos são iguais.
Equação Acompanhe algumas situações que envolvem balanças desse tipo, usando bolas azuis e bolas vermelhas, todas elas com massas iguais. Vamos fazer algumas mudanças, sempre numa balança com 4 bolas azuis e 4 vermelhas num dos pratos e 2 bolas azuis e 6 vermelhas no outro prato.
Analise as situações seguintes e apresente uma resposta: Equação Analise as situações seguintes e apresente uma resposta:
Acompanhe agora as conclusões: Equação Acompanhe agora as conclusões: 4 + 4 = 2 + 6 4 + 4 + 2 = 2 + 6 + 2
Equação 4 + 4 = 2 + 6 4 + 4 - 3 = 2 + 6 - 3
Equação
Equação
Equação 4 + 4 = 2 + 6 2. (4 + 4) = (2 + 6) .2
Equação Da mesma forma: Se 4 + 4 = 2 + 6, então dividiindo cada membro por 2. obteremos: (4 + 4) : 2 = (2 + 6) : 2, que continua sendo uma IGUALDADE.
Agora vamos formar equações. Considere inicialmente as figuras abaixo: Equação Agora vamos formar equações. Considere inicialmente as figuras abaixo:
Qual o valor de x?
Qual o valor de x?
Qual o valor de x?
Qual o valor de x?
Qual o valor de x?
Qual o valor de x?
Qual o valor de x?
Qual a equação que representa cada balança? As balanças a seguir estão em equilíbrio e a massa de cada peso da balança é o mesmo. Qual a equação que representa cada balança?